Como calcular a quantidade de massa e molho por pessoa

Por : | 131 Comentários | On : 7 de fevereiro de 2014 | Categoria : Fica a dica

Você sabe como calcular a quantidade de massa certa para o número de convidados do seu evento?

Quando vamos oferecer um almoço ou jantar, seja qual for a motivação, o medo de faltar comida sempre nos assombra. Não sei o que é pior: deixar todos com fome servindo um delicioso prato que não dá nem para a largada ou ver todos se fartando com uma prato “mais ou menos” por falta de opção melhor.

O ideal mesmo é servir aquela receita bem executada e com a quantidade calculada de forma a satisfazer a todos os convidados, sem desperdício. Para calcular a quantidade de massa  existe uma regra básica que normalmente funciona, a não ser que você esteja cozinhando para um time de futebol que acaba de chegar de uma partida com prorrogação:

Como calcular a quantidade de massa

Massas sem recheio

Se for servir massas sem recheio, como o espaguete ou o fusili, calcule de 100g a 150g de massa crua por pessoa. Isso se pretende servir somente a massa, como um bom macarrão aos domingos. Servida com algum acompanhamento, como por exemplo uma carne grelhada, a porção de massa pode ser reduzida para algo em torno de 60g a 90g.

Massas Frescas

Massas frescas absorvem muito menos água, isso quer dizer que ganham muito menos peso se comparadas às massas secas. No caso de massas frescas o ideal é calcular entre 200g e 300g por pessoa se servida como prato único e entre 120g e 180g se acompanhada.

Massas recheadas

Este tipo de massa normalmente é fresca, neste caso você pode seguir a mesma recomendação para massas frescas (200g a 300g por pessoa).

Molho

Para o molho você deve calcular entre a metade e 2/3 do peso da massa (seca), ou seja, de 500g a 750g por quilo de massa. Lembre-se que massas menores ou aquelas perfuradas (como o penne) absorvem mais molho, já um espaguete precisa de muito menos molho.Massa frescas absorvem muito menos água, por isso precisam de um pouco menos de molho, para essas massas você pode calcular com segurança entre 1/2 a 2/3 de molho.

Não tem uma balança na cozinha?

Ok, não se preocupe, nem tudo está perdido. Se não tiver uma balança para calcular a quantidade de massa correta por pessoa algumas referências podem ajudar:

Espaguete e outras massas longas: Normalmente são vendidas em pacotes de 500g, neste caso basta dividi-lo em 5 “montes” iguais, com isso você terá 5 porções individuais. Outra forma criativa de porcionar espaguete sem uma balança é usando um arco. A quantidade de espaguete padrão que preencher um orifício de 40mm equivale a 100g ou uma porção. Existem diversos modelos de utensílios que usam esse método para calcular a quantidade correta de espaguete para uma pessoa, veja alguns exemplos abaixo:

Medidor de espaguete

Como calcular a quantidade de massa

Medidor de macarrão

Penne e outras massas médias: Uma xícara e meia equivale a 100g (uma porção).

Fusili e massas pequenas:  Uma xícara comporta em torno de 100g de fusili ou mini penne, o que equivale a uma porção.

Receitas Relacionadas

Veja abaixo algumas receitas de massas caseiras:

Nhoque sem glúten com molho de carne desfiada

Nhoque sem glúten com molho de carne desfiada

 

Como calcular a quantidade de massa

Talharim feito em casa

 

Share This Post!

Comentários (131)

  1. postado por Tania Mara Costacurta em 15 de abril de 2015

    Boa noite.
    Vou servir três tipos de massa em um almoço , duas recheadas é uma massa sem recheio como faço para calcular quantidade de massa por pessoa?b

    • postado por Alexandre Litwinski em 16 de abril de 2015

      Oi Tania, tudo bem? Eu faria 80g (120g se for fresca) de cada uma das massas recheadas e mais 50g da massa sem recheio, isso se o seu almoço for para 8 ou mais pessoas. Se for um almoço menor aumente um pouco a quantidade para evitar que algum tipo de massa faça muito sucesso e não seja suficiente para todos. Um bom almoço para vocês!

  2. postado por tatiane lemos em 15 de junho de 2015

    Vou fazer um jantar em uma festa de 15 anos.Serão 150 pessoas.Penne molho branco e molho bolonhesa tambem.Seriam quais quantidades?

    • postado por Alexandre Litwinski em 16 de junho de 2015

      Olá Tatiane, tudo bem? Como além da massa você certamente servirá salgados e outros petiscos, você pode trabalhar com uma média de 45g a 60g de massa seca por pessoa, sendo metade com cada tipo de molho. Abraços.

  3. postado por Julio em 29 de junho de 2015

    Olá! Vou fazer um jantar com lasanha a bolonhesa, não sei, ainda, se farei algum acompanhamento. Nos dois casos, qual seria a quantidade ideal de lasanha por pessoa?

    • postado por Casal Cozinha em 29 de junho de 2015

      Olá Julio, lasanha normalmente não pede nenhum acompanhamento, no máximo um arroz para nós brasileiros! Servindo com arroz eu calcularia 250g por pessoa, se for servir sozinha o ideal é preparar 300g por pessoa. Abraços.

  4. postado por Nilcéia em 1 de julho de 2015

    quero fazer um churrasco para 100 pessoas, mas não sei a quantidade de arroz, molho acampanha , maionese e farofa!!!!!Preciso de ajuda!!! obrigada.

    • postado por Alexandre Litwinski em 2 de julho de 2015

      Olá Nilcéia, o padrão que churrasqueiros profissionais costumam utilizam é algo em torno de 50g a 90g de acompanhamentos por pessoa, por exemplo: 30g de arroz (neste caso 10g dele cru), 30g de farofa e 30g de maionese. Existem ferramentas incríveis na internet para ajudar a calcular um churrasco, uma das que eu mais gosto é http://www.calcule.net/calculo.para.churrasco/calculo.de.churrasco4.php. Saiba que essa ferramenta tem a tendência de errar para mais. Abraços.

  5. postado por Katia em 4 de julho de 2015

    Bom dia. Vou fazer uma festa de aniversário para 70 adultos. Quero fazer um jantar de massas, com ravióli, nhoque, panqueca, cappeletti, macarrão, arroz, maionese, um tipo de carne assada e saladas cozidas. Vc acha muita coisa? A porção por pessoa diminui quando colocamos arroz?
    Obrigada

  6. postado por Mariana Oliveira em 6 de agosto de 2015

    Queria uma ajuda… A massa seria a ideia mais economica para uma festa com 300 pessoas? Ou o Strogonoff sairia mais em conta? você sabe me informar qual a quantidade de cada item vo precisar?

    • postado por Alexandre Litwinski em 7 de agosto de 2015

      Oi Mariana, sem dúvida uma massa simples é muito mais econômica e pode ficar deliciosa. Provavelmente você servirá salgadinhos durante a festa e a massa mais perto do final, neste caso calcule de 45g a 60g de massa seca por pessoa. Abraços.

  7. postado por Andreia em 10 de agosto de 2015

    Ola, quero fazer uma festa e servir apenas massa ,como lazanha , raviole, e canelone,mas vai ter arroz branco e saladas verde e de macarrão, quanto eu calculo por pessoa

    • postado por Alexandre Litwinski em 11 de agosto de 2015

      É claro que todo o cálculo de consumo médio depende de diversos fatores: idade dos convidados, duração da festa, etc. Como você servirá a sua massa com arroz, 250g de massa pronta por pessoa é o suficiente. Abraços.

  8. postado por Daniely em 10 de agosto de 2015

    Irei fazer um almoço para 40 pessoas, irei servir Farfale com sálvia e pistache, e teriam outros pratos tambem , Qto devo calcular por pessoa a massa???

    • postado por Alexandre Litwinski em 11 de agosto de 2015

      Vai depender muito dos outros pratos, se fosse servir somente essa massa, 150g por pessoa seria o suficiente. Abraços.

  9. postado por Renata Moraes em 15 de agosto de 2015

    Olá!

    vou fazer um almoço para 300 pessoas com conchiglione, caneloni, amobos ao molho vermelho, penne e talharim cozidos, 3 molhos, branco ao queijo, sugo e bolonhesa, acompanhamentos bacon frito, queijo ralado, 10 tipos de salada e filé de frango a milanesa e rocambole de carne moida.

    quanto de cada massa e quanto de cada molho? pode me ajudar?

    obrigada!

  10. postado por patricia em 21 de agosto de 2015

    BOA NOITE!GOSTARIA DE SABE CALCULAR MASSA E MOLHO BRANCO E A BALONHESA PARA 300 PESSOAS

    • postado por Alexandre Litwinski em 22 de agosto de 2015

      Para essa quantidade de convidados você pode calcular 100g por pessoa (150 se for uma festa com menos opções de comida), ou seja, 30kg. 7,5kg de molho branco e 7,5kg de bolonhesa. Abraços

  11. postado por Marcia Carvalho em 23 de agosto de 2015

    Estou com um almoço para 60 pessoas gravatinha com dois molhos camarão, e parisiense quantas gramas cruas??? Quantos kg de camarão devo comprar??? Quanto de queijo e presunto para o molho parisiense??/ Estou perdida. E queijo para ralar na hora???obrigada bjs

    • postado por Alexandre Litwinski em 23 de agosto de 2015

      Como é um almoço no qual todos provavelmente irão comer (em uma festa sempre tem os convidados que não almoçam ou jantam), eu faria 150g de massa seca por convidado. O ideal é você calcular que 30 convidados irão comer de um molho e 30 do outro. 100g de camarão por convidado é mais do que suficiente. Para o parisiense você pode calcular de 25g a 40g de presunto por pessoa (lembrando que você deve calcular para 30 pessoas). Eu não uso queijo no meu parisiense, no máximo um parmesão ralado para que quiser colocar sobre a massa, neste caso 10g por pessoa é suficiente (calcule para 60 pessoas). Espero ter ajudado, abraços.

  12. postado por Luciana em 25 de agosto de 2015

    Bom dia estou para fazer um evento para 200 pessoas de rodizio de massas sendo assim ,penne, nhoque, lasanha, panquecas, raviole, escondidinho. Teria como VC me dar o cauculo exato de cada massa por favor, molho TB

    • postado por Alexandre Litwinski em 26 de agosto de 2015

      Oi Luciana, tudo bem? Este tipo de evento é muito complicado, isso porque é quase impossível prever qual prato cada convidado vai escolher com tantas opções relativamente diferentes. Além disso, o consumo médio varia de acordo com o público, tipo e qualidade dos pratos servidos e até com o clima. O que empresas do setor fazem é trabalhar com uma quantidade reserva razoável. Claro que para eles é mais fácil já que muito do que não for usado pode ser reaproveitado em um próximo evento. Além disso, essas empresas desenvolvem ao longo dos anos uma expertise enorme nestes cálculos.

      Como você escolheu pratos de preparo complicado, que praticamente não permitem a finalização no momento da festa, prepare-se para voltar para casa com muita coisa.

      Tentando te ajudar um pouco: Com exceção do penne, que você pode seguir o cálculo de 100g a 150g por pessoa, calcule 400g por pessoa dos demais pratos. Como você não tem como saber quanto de cada prato cada um comerá, o básico é dividir as 400g pelo número de pratos, o que nos levaria a 80g de cada prato por convidado. Uma regra muito usada para garantir que todos possam se servir de todos os pratos é acrescentar 10% ao cálculo para cada prato diferente. Como você servirá 5 pratos (além do penne), aumente a quantidade por pessoa em 50%, ou seja, 120g de cada prato por pessoa. Isso deve garantir que cada convidado possa comer do prato que quiser e o quanto quiser. Se tudo der certo você voltará para casa com comida para várias semanas, mas com convidados bem satisfeitos (é isso o que interessa no final).

      Espero que o seu evento seja um sucesso, se puder passe por aqui depois para nos contar como foi. Abraços.

  13. postado por Rafaela Ferrari em 29 de agosto de 2015

    Boa tarde!
    Estou organizando uma festa para 30 amigos. Será um rodízio com os seguintes tipos de massas: fusili, penne e espagueti. Os recheios serão: carbonara, bolonhesa, 4queijos, alho e óleo e pesto. Também será servido lasanha de frango e lasanha bolonhesa. Devo calcular que quantidade de massas e recheios por pessoa, supondo que cada convidado experimente um pouco de cada molho?
    Obrigada

  14. postado por elen katia em 30 de agosto de 2015

    vou fazer um jantar para 200 pessoas gostaria de fazer massas. ex pene , nhoque,ravióle,caneloni,espaguete ,capeletti (ainda não sei o que fazer,estou na dúvida aceito sugestão)
    Qual a quantidade de massas e molho. (gostaria de tres tipos de molho)
    abs. obrigada.

  15. postado por Mariana em 1 de setembro de 2015

    Boa tarde!
    Vou fazer um almoço para 35 pessoas. Pretendo fazer uma massa curta com molho branco ou alfredo e um rondeli de presento e queijo ao molho rose.
    Terá salada de entrada!
    Qual seria a quantidade ideal de massa e de cada um dos molhos?
    Se fizer arroz pra acompanhar muda a quantidade?
    Muito obrigada!!

    • postado por Alexandre Litwinski em 1 de setembro de 2015

      Oi Mariana, tudo bem? Normalmente calculamos 150g de massa seca por pessoa, o que daria 5kg. Como você ainda vai servir o rondelli pode reduzir a quantidade para metade (2,5kg). Você pode calcular 2 rondelli por pessoa, 3 no máximo. O Alfredo é basicamente manteiga e queijo, funcionará bem se você calcular 15g de manteiga e 75g de queijo por pessoa. Como você vai servir o outro prato calcule para 17,5 pessoas e não 35. Lembrando que o tradicional é servir fettuccine com o molho Alfredo e que a receita original não leva creme de leite, usamos a água do cozimento da massa para “acertar” o ponto e cremosidade da massa. Claro que isso não impede que você coloque um pouco de creme se preferir. Bom almoço para você.

  16. postado por Nathalia de Morais em 1 de setembro de 2015

    Bom dia! Vou fazer aniversário da minha filha de 1 ano e quero fazer um jantar para 100 pessoas. Creio que o menor custo seja massa, molho branco com frango ou bolonhesa ou pariense ou carbonara, quais os mais baratos? E a quantidade por pessoa? Queria 2 massas e 2 molhos? Oq de acompanhamento? Vou servir salgados, pipoca, mini-dog no começo..

    • postado por Alexandre Litwinski em 1 de setembro de 2015

      Olá Nathalia, realmente massas simples tem um custo muito bom. O molhos que você citou tem um custo muito próximo. Eu ficaria com o parisiense e o carbonara, mas é questão de gosto. Para não errar eu compraria 7kg de espaguete, para servir com o carbonara e 7kg de penne para o parisiense. Como acompanhamento você pode preparar uma salada de folhas verdes, uma bem simples mesmo. A receita do carbonara você encontra aqui, ela é para uma pessoa, assim, multiplique os ingrediente por 50. A do parisiense está neste outro link. Como ela é para 4 pessoas basta multiplicar os ingredientes por 12. Desde já um feliz aniversário para a sua filha e boa festa!

  17. postado por nilton oliveira da sil em 2 de setembro de 2015

    preciso fazer um jantar para 200 pessoas gostaria de fazer massa, 06 tipos de massas com + ou – 06 tipos de molho.
    O que fazer.

    • postado por Alexandre Litwinski em 2 de setembro de 2015

      Oi Nilton, tudo bem? O ideal é servir massas secas, elas são mais baratas e práticas, além disso é muito fácil armazenar o que sobrar. Servir 6 tipos diferentes de massa seca não é problema, ninguém vai importar por ter que servir uma penne porque o fusilli acabou. Com os molhos é mais complicado, eu serviria apenas 3 ou 4, 6 tipos diferentes é muito. Abraços.

  18. postado por edinane em 7 de setembro de 2015

    Oi vou fazer uma um jantar para 80 pessoas e vou servir macarrão,qual vc me sugere e o molho sendo que servirei salgados também.

  19. postado por Eliana em 8 de setembro de 2015

    Boa tarde, meu casamento em Janeiro e pretendo servir massa no jantar,iremos fazer tudo por conta, estou perdida quanto a quantidade de massa e molho… Será uma festa para 100 pessoas, com três tipos de massas?

    • postado por Alexandre Litwinski em 8 de setembro de 2015

      Olá Eliana, você pode calcular a receita de cada massa para 33 pessoas (100 pessoas divididas pelos 3 tipos de massa). Então você usa receitas de referência, aqui do blog por exemplo, dividindo os ingredientes da receita pelo seu rendimento (número de porções) e então multiplicando por 33. Por exemplo, um dos ingredientes da receita de Penne à parisiense aqui do blog pede 500ml de leite, isso para 4 pessoas (4 porções). Dividindo os 500ml por 4, temos 125ml por pessoa. Multiplicado pelas 33 pessoas, chegamos a 4,125 litros de leite. Consegui explicar?

  20. postado por Lucimeire em 27 de setembro de 2015

    Boa tarde minha irmã quer comemorar o aniversário do meu cunhado para 15 pessoas. Quer servir lasanha a bolonhesa. Qto de massa e de molho por pessoa sem desperdício? Obrigada.

    • postado por Alexandre Litwinski em 29 de setembro de 2015

      Quanto menor o número de convidados mais complicado e “arriscado” é calcular a quantidade de comida. Você terá que decidir se o mais importante é deixar os convidados satisfeitos ou garantir o menor desperdício possível. Quando fazemos eventos assim em casa sempre preparamos mais comida para garantir que todos possam se servir quantas vezes quiserem e ao final do encontro preparamos a famosa “Matula” ou marmita para os mais próximos levarem para casa, assim todos ficam felizes. Eu calcularia entre 200 a 300g de lasanha por pessoa mais um arroz básico. Claro que se a sua turma for melhor de garfo vale a pena calcular um pouco mais. Espero ter ajudado. Abraços.

  21. postado por Vanessa Cristina Silva De Oliveira em 2 de outubro de 2015

    Esqueci de mencionar a quantidade de pessoass. São em torno de 60 adultos e 15 crianças. Obrigada

  22. postado por Manuela em 20 de outubro de 2015

    Boa tarde quero fazer um jantar para 8 pessoas com rondelli e penne, qual quantidade de cada um eu faço? e quantidade de molho?

    Obrigada

    • postado por mari em 3 de abril de 2017

      qual a quantidade de molho branco faço para servir 50 pessoas e como fazer o molho? fazer molho vermelho para cinquenta pessoas e como preparar bem gostoso?

  23. postado por Manuela em 20 de outubro de 2015

    Boa tarde quero fazer um jantar para 8 pessoas com rondelli e penne, qual quantidade de cada um eu faço? E molho qual seria a quantidade?

    Obrigada

  24. postado por Ramirez oliveira em 28 de outubro de 2015

    Gostaria de saber o que acompanha o rondelle num jantar para vinte pessoas obrigada

  25. postado por Jullie em 14 de dezembro de 2015

    Olá farei um jantar só de massas para 100 pessoas gostaria de saber quantos quilos de massa irei precisar. Grata

  26. postado por PATRICIA SANTOS em 21 de dezembro de 2015

    FAREI UM JANTAR PARA 20 PESSOAS COM RENDELLI COM MASSA DE PASTEL,COMO POSSO CALCULAR A QUANTIDADE DE MASSA E RECHEIO QUE USAREI,E A QUANTIDADE QUE CADA UM COMERÁ

  27. postado por Daniel Rocha em 12 de fevereiro de 2016

    Gostaria de saber qual é a quantidade de macarrão e molho branco que eu posso fazer para 50 pessoas lembramdo que o macarrão que eu vou usar é o Pene !

    • postado por Alexandre Litwinski em 15 de fevereiro de 2016

      Olá Daniel. Tudo depende muito do formato do evento. Em um almoço onde foi servida apenas uma entrada leve, o ideal é calcular 150g de massa seca por pessoa. No seu caso seriam 7,5Kg. Como o penne “pega” bastante molho, 5,5Kg de molho é o ideal. Abraços e bom evento.

  28. postado por Carolina em 17 de fevereiro de 2016

    Bom dia, vou fazer uma festa para 25 crianças de 12 a 13 anos e 20 adultos. Vou servir massa (pene ou Fusilii) e almondegas, porém estou perdida na quintidade de massa, molho e carne. Você pode me orientar?? Agradeço desde já!!

    • postado por Alexandre Litwinski em 18 de fevereiro de 2016

      Evento complicado o seu! Com relação aos adultos é mais simples, mas com crianças o assunto é outro. Tudo pode variar conforme a idade, estilo da festa (brincadeiras, salão, piscina, etc) e demais guloseimas servidas (balas, salgadinhos, etc). Você poderia compartilhar um pouco mais de informação para que eu possa tentar ajudar? Abraços.

  29. postado por Geise em 27 de fevereiro de 2016

    Gostaria de servir nhoque na parte da tarde em uma confraternização.. é feio?

    • postado por Alexandre Litwinski em 29 de fevereiro de 2016

      Oi Geise, não entendi bem. Você pretende servir o nhoque como um lanche? Que tipo de confraternização é essa?

  30. postado por joao maria em 29 de fevereiro de 2016

    ola, estamos organizando um evento para servirmos 150 almoços, o prato sera apenas macarrão caseiro tagliatelle com molho a ragù, chegamos a conclusão de 300 g de massa ja cozida por pessoa; algumas situações, qual proporção que a massa aumenta apos seu cozimento ? para efeito de calculo final por porção, calculamos a massa crua ou cozida ?
    para o molho qual a quantidade correta ?

    Agradecemos.

  31. postado por analucia em 2 de março de 2016

    Boa TArde vou fazer um evento em uma praça pública e faremos macarronada seria para 100 pessoas qual o material necessário para eu não fazer nem mais e nem menos

  32. postado por Maria aparecida em 8 de março de 2016

  33. postado por Maria aparecida em 8 de março de 2016

    Farei uma festa para 200 pessoas no dia 19-03 2016 e terei que servir massas com dois molhos, o molho a bolonhesa e ao molho branco, será servidos em pratinhos pequenos por isto eu estou sem saber como calcular os ingredientes, por favor mim ajude. obrigada

    • postado por Alexandre Litwinski em 8 de março de 2016

      Servir empratado facilita o cálculo da quantidade. Como o prato é pequeno, você pode calcular 60g de massa seca por porção. Sugiro preparar 20% a mais de porções caso alguém queira repetir ou provar do outro molho. Neste caso seriam 240 porções, ou 14,4Kg de massa e 5Kg de cada tipo de molho. Para o molho à bolonhesa você pode calcular metade do peso em carne e metade em tomates, o que daria 2,5Kg de cada. Já para o molho branco serão 6 litros de leite, 300g de farinha e 300g de manteiga. Os demais ingredientes do molho dependem do seu gosto, se quiser uma ideia deixo aqui a nossa receita do legítimo molho à bolonhesa. Boa sorte no seu evento.

      • postado por Maria aparecida em 10 de março de 2016

        Quero agradecer pela atenção e carinho, foi muito importante estas informações para que o meu trabalho seja executado com perfeição.
        Obrigada e muito sucesso.

  34. postado por Regina Célia em 21 de março de 2016

    Vou coordenar a cozinha para um Encontro, será para 300 pessoas, minha sugestão de cardápio será ARROZ, FEIJÃO, ALMÔNDEGAS E SALADA DE ALFACE COM TOMATE. Como faço este cálculo? Agradeço-lhes desde já.

    • postado por Alexandre Litwinski em 21 de março de 2016

      Oi Regina, como já falamos aqui, calcular a quantidade de comida depende de muitos fatores: época do ano, clima no dia, tipo de evento, público, etc. No geral um almoço como o seu você pode pede 200g de almôndegas e mais 100g de acompanhamentos (60g arroz e 40g feijão). Multiplicando por 300 temos: 60Kg de de almôndegas (48Kg de carne moída e 12Kg de farinha de rosca), 18Kg de arroz e 12Kg de feijão. Lembrando que estamos falando de alimentos in-natura. Depois de prontos a carne perde peso, já o arroz e o feijão absorvem água e ficam mais pesados. 6Kg de salada de folhas deve ser o suficiente para o seu almoço. Espero te ajudado.

  35. postado por Regina Célia em 21 de março de 2016

    Neste mesmo Encontro nós pretendemos fazer no jantar de sábado, LOMBO, ARROZ, TUTU DE FEIJÃO, este prato pede mais algum acompanhamento? E como eu posso calcular a quantidade de lombo e tutu?

    • postado por Alexandre Litwinski em 21 de março de 2016

      A dinâmica desse cardápio é bem próxima a do seu outro evento, só que neste caso o prato principal é o lombo (60Kg). Eu calcularia 50g de arroz (cru) por pessoa, o que dá 15Kg de arroz. Apesar de adorar, Tutu não é uma prato que agrade a todos, por isso eu calcularia somente 30g de feijão por pessoa. Se não quiser arriscar prepare 50g. A proporção padrão é de 300g de farinha de mandioca para cada quilo de feijão, o que daria 15Kg de feijão e 4,5Kg de farinha. Como bom mineiro que sou, só senti falta de uma couve refogada para acompanhar os seus pratos. Sucesso com o seu evento!

  36. postado por Daniel Souza em 1 de abril de 2016

    Olá boa noite… Farei um jantar para 150 pessoas, servirei rondelli napolitano, espaguetti à bolonhesa, penne ao molho parisiense, fusilli ao molho de camarão… Como calculo a qtde de massa seca por pessoas… Não haverá entrada… Apenas o bolo ao final do jantar…

    Obrigado!

    • postado por Alexandre Litwinski em 1 de abril de 2016

      Oi Daniel, como você pretende servir também uma massa recheada (rondelli), que certamente terá mais saída, sugiro calcular 40g de penne e 40g de fusilli por pessoa. Abraços.

  37. postado por REGINA CÉLIA SANTANA RESENDE LEITE em 12 de abril de 2016

    Bom dia Alexandre.
    Vou fazer um almoço para 300 pessoas e pretendo servir, arroz, feijão, espaguetti com molho vermelho, sobrecoxa cozida e salada de alface com tomate.
    Como seria este cálculo?
    Obrigada!

    • postado por Alexandre Litwinski em 12 de abril de 2016

      Respondendo a sua pergunta: Seria complicado! São muitas pessoas e um cardápio cuja aceitação é muito difícil de prever. Se os pratos forem servidos montados, fica mais simples o cálculo, contudo o desperdício nos pratos é muito maior. Não me arriscaria com um cardápio assim, mas fosse preparar usaria as seguintes referências:

      40g x 300 = 12Kg de arroz
      50g x 300 = 15Kg de espaguetti (4Kg de carne moída e 4Kg de tomate)
      30g x 300 = 9Kg de feijão
      240 sobrecoxas. Alguns pessoas não vão comer uma sobrecoxa, outros comerão duas, eu prepararia essa quantidade. Se não quiser arriscar prepare no máximo uma para cada convidado.
      10Kg de tomates
      30 pés de alface

      Certamente a comida será suficiente, o que pode acontecer é uma guarnição acabar antes da outra, dependendo do sucesso de cada uma com o seus convidados. Boa sorte com o seu evento.

  38. postado por Maria de Fátima Gomes Oliveira em 12 de abril de 2016

    Olá Boa Tarde irei fazer um evento pra 100 pessoas de massas, sendo espaguete com dois molhos a bolonhesa e molho branco com bacon e calabresa, é a primeira vez que faço um evento pra muita gente, queria saber a quantidade de macarrão, de molhos e dos ingredientes que irei usar, irão servi como entrada salgados, me enviei resposta o evento será dia 30 de abril. Estarei guardando resposta.

    • postado por Alexandre Litwinski em 12 de abril de 2016

      Tudo depende da quantidade de entrada que você pretende servir e por quanto tempo serão servidas antes da massa. Em festa, é normal que muitas pessoas acabem não comendo o prato principal e fiquem só nos salgadinhos. Eu arriscaria calcular 60g de massa por pessoa (incluindo adultos, crianças, etc). Se não quiser chance de erro, calcule 80g. No caso de 80g por pessoa você terá que preparar 8Kg de massa, que pedem 5,5Kg de molho pronto. Sugiro preparar metade molho branco e metade bolonhesa. A quantidade dos ingredientes dependerá da receita que você vai seguir. Se quiser um molho bolonhesa “bem servido”, por exemplo, o ideal é utilizar metade do peso da massa de carne moída e a outra metade de tomates. Contudo é possível preparar um molho muito bom com menos quantidade de carne, depende do seu objetivo. Abraços.

      • postado por Maria de Fátima Fomes Oliveira em 18 de abril de 2016

        Quero agradecer a vcs pelas informações, muito obrigada.
        O aniversário é infantil irá começar às 18:00 hs e irão servi salgados, cachorro quente, crepes, pipocas, qdo for as 20:00 hs servirão a massa com dois molhos, a cliente quer que o macarrão seja logo envolvido com os molho em richous separados. O que vc acha?

        • postado por Alexandre Litwinski em 20 de abril de 2016

          Oi Maria, além de ser um para crianças (que comem muito menos se comparadas a um adulto), serão servidas diversas guloseimas antes das massas. Eu calcularia no máximo 40g de massa por pessoa, a não ser que vocês estejam esperando muitos convidados adultos. Abraços.

  39. postado por Lucas do Amaral em 19 de abril de 2016

    Olá, Tenho um evento para quarenta pessoas, será servido fetuccine, tagliateli e penne, com molho a bolonhesa, quatro queijos e outro de gorgonzola. Me pego um pouco na quantidade. Poderia me dar alguma dica:: Calculei 150 g de massa seca por pessoa, pois será servido apenas massa. E os molhos não sei ainda a quantidade cada um que eu poderia fazer. Obrigado.

    • postado por Alexandre Litwinski em 20 de abril de 2016

      Oi Lucas, certamente 150g serão suficientes. A vantagem da massa seca é que você pode cozinhar aos poucos para evitar desperdício. Sobre os molhos, o melhor é calcular apenas os ingredientes usados em maior volume ou mais caros, os demais você calcula “no olho”. No caso do bolonhesa, gosto de usar 80g de carne moída e 80g de tomate a cada 100g de massa, mas você pode fazer um bom molho com 50g de carne e 50g de tomates. Para o molho gorgonzola você pode calcular 40g de queijo gorgonzola, 40ml de leite e 60ml de creme de leite a cada 100g de massa. No caso do quatro queijos serão 20g de gorgonzola, 30g de muçarela, 30g de parmesão e 30g de provolone, 50ml de creme de leite. Se não pretende usar creme de leite é só substituir por leite e usar um roux para engrossar um pouco. Espero te ajudado, boa sorte com o seu evento.

  40. postado por vitoria cristina de oliveira ribeiro em 2 de maio de 2016

    Ola!As pessoas adoram meus molhos para massa, sugeriram então que eu as fizesse por encomenda.Gostaria de saber a quantidade de gramas por pessoa.Seria a metade da quantidade de massa?Pensei que seria melhor a quantidade por pessoa,independente da quantidade de massa.Ajude-me!

    • postado por Alexandre Litwinski em 2 de maio de 2016

      Oi Vitoria, eu acho que o ideal é você vender o seu molho dando como referência a quantidade de massa que a pessoa pretende preparar. Eu gosto de calcular 2/3 do peso da massa, ou seja, 750g de molho pronto por quilo de messa seca. Abraços.

  41. postado por vitoria cristina de oliveira ribeiro em 2 de maio de 2016

    Eu de novo!Já recebi a primeira encomenda!Três tipos de molho;quatro queijos,camarão e calabresa.Socorro!

  42. postado por Edna em 4 de maio de 2016

    Ola bom dia
    Estarei realizando um jantar para a 115 casais nesse mês de maio.
    O cardápio será uma salada de entrada (tomate rechedo com salpicão). Em seguida serviremos penne e espaguete com 3 tipos de molhos. molho branco, molho bolonhesa e 4 queijos.
    Gostaria que me ajudasse com o cálculo por pessoa .
    Já agradeço desde já . tenho aprendido muito com as suas dicas

  43. postado por Adriana em 4 de maio de 2016

    Entendi. Vou encomendar algumas partes do almoço do dia das mães, vai ter uma saladinha de entrada – depois ravióli de queijo e frango desossado. Lendo aqui estou calculando umas 250 g de massa e uns 200 da ave. Meu problema é saber como fazer o molho para esta quantidade. Costumo fazer um molho caseiro de tomates, como são todos da família só este tipo é suficiente (todos gostam) – fazendo os cálculos aqui encomendei 3 kilos de massa. Portanto preciso fazer uns 2 kilos de tomate. Como calculo a quantidade de tomates, por exemplo? São 2 kilos de tomate??? Agradeço a ajuda,

    • postado por Alexandre Litwinski em 5 de maio de 2016

      Bom dia Adriana, tudo bem? 250g de massa e 200g de ave me parece muito. Se o perfil dos seus convidados é heterogêneo (crianças, adultos, idosos,etc), 450g de comida (ainda tem o molho) por pessoa é demais. No caso do molho ao sugo, o cálculo ideal é um pouco diferente. Isso porque basicamente o seu único ingrediente é o tomate, que é composto por 95% de água. Por isso o ideal é calcular o dobro do peso da massa em tomates. No seu caso, 6Kg de tomates. Por fim, para cada quilo de tomate use entre 1/2 e 1 cebola média. Um ótimo dia das mães para você e seus convidados. Abraços.

  44. postado por Maria do carmo em 4 de maio de 2016

    Irei servir um jantar pra 120 pessoas, servindo arroz coxa e sobrecoxa assada salada e nhoque

  45. postado por Ana em 17 de maio de 2016

    Olá, vou fazer um jantar para 15 pessoas com nhoque à bolonhesa, branco e carne desfiada e rondei de queijo e presunto com dois molhos quanto de massa eu peço?

    • postado por Alexandre Litwinski em 18 de maio de 2016

      Oi Ana, quanto menor o número de pessoas, mais complicado é acertar na quantidade. Se você não quiser arriscar, o melhor é encomendar 3Kg de cada tipo. Abraços.

  46. postado por Tiago Sartor em 30 de maio de 2016

    Boa tarde!!
    Super bacana e eficaz estas dicas.
    Eu estou organizando um jantar para 200 pessoas. aqui no Sul será uma noite bem fria. em torno de uns 4 a 5 Graus, então o pessoal come mais.
    Meu cardápio será: Sopa de Capeletti, macarrão ao molho de carne, galeto, salsichão, maionese, saladas, pão e vinho.
    Tens algumas dicas de quantidades e cálculos?
    Desde já agradeço!!!

  47. postado por JRBM em 31 de maio de 2016

    Olá,
    Estou Organizando um Jantar para o dia dos namorados para 70 pessoas (35 casais) após uma palestra.
    Teremos entrada de torrada com patês (atum e frango).
    O prato principal será Macarrão (Espaguete, Pene e Parafuso).
    Serviremos dois molhos Bolonhesa e Molho Branco.
    Teremos acompanhamentos que serão servidos a preferencia da pessoa como em porções: mussarela, bacon, azeitona, milho, pimenta, Parmesão, linguiça calabresa.
    Como devo calcular a quantidade de cada item (do macarrão, dos Molhos e dos recheios)?
    Preciso com urgência.
    Desde já muito Obrigado!

  48. postado por Marina em 10 de junho de 2016

    Olá, quantos pacotes de macarrao posso usar para servir apenas uma macarronada para 10 pessoas?Macarrao penne.
    Grata

    • postado por Alexandre Litwinski em 10 de junho de 2016

      Oi Marina, tudo bem? Se você pretende servir só o penne, sem nenhum outro acompanhamento ou entrada, o ideal será preparar 3 pacotes de 500g. Abraços.

  49. postado por Renata Mattar em 13 de junho de 2016

    Vou fazer um almoço de batizado para minha filha com 30 pessoas. Vou fazer massa. Vou usar 2 molhos: bolonhesa e pesto. Vou fazer umas entrelinhas bem leves. Qual a massa você me sugere e qual a quantidade de molho devo fazer?

  50. postado por Marcia em 20 de junho de 2016

    Ola, bom dia gostaria de servir em meu casamento Rondelli mas com 3 molhos diferentes sera a noite para 150 convidados e sera servido salgados qusl a quantidade devo fazer de rondelli?

    • postado por Alexandre Litwinski em 20 de junho de 2016

      Neste formato de evento você pode calcular com segurança 200g ou menos por pessoa. Abraços.

  51. postado por Regina Célia Santana Resende Leite em 20 de junho de 2016

    Bom Dia Alexandre. Estou pensando em fazer uma feijoada para 100 pessoas, não gosto de ingredientes gordos, costumo colocar paio, calabresa, lombo defumado, um pouco de bacon, costelinha. Como eu calcularia a quantidade de todos esses ingredientes com o feijão e também do acompanhamento, arroz, couve, laranja e farinha? Falta alguma coisa? Agradeço-lhe desde já. Regina.

    • postado por Alexandre Litwinski em 24 de junho de 2016

      Bom dia Regina. O padrão é calcular 200g de carne sem osso (400g se for com osso) e 80g de feijão por pessoa. Para o acompanhamento 60g de arroz cru e uma folha de couve por pessoa. A tradicição de acompanhar a feijoada com laranja varia de região a região, se você sabe que todos os seus convidados gostam, 1 laranja a cada quatro pessoas é o suficiente. Como geralmente não são todos que gostam eu compraria 1,5Kg. Abraços e boa feijoada.

  52. postado por Eliene em 21 de junho de 2016

    Bom dia,
    Gostaria de ajuda para preparar uma massa para festinha infantil, sendo que serão 15 crianças e 45 adultos. Pensei em servir um penne com frango, mas estou em dúvida quanto ao molho, pois será servida num piquenique. Quais as quantidades e sugere alguma receita? Obrigada.

  53. postado por Joao Carlos Avelino em 27 de junho de 2016

    Então para sem gamas de espaguet e 50 de molho abolonheza. .

    • postado por Alexandre Litwinski em 28 de junho de 2016

      Isso mesmo João. Lembrando que estamos falando de 100g de espaguete ainda cru. Abraços.

  54. postado por Thainá de Castro Rodrigues em 5 de agosto de 2016

    Bom dia estou em dúvida na quantidade de massa que vou comprar para servir meus convidados, farei uma festa amanha para 60 pessoas, onde serão servidas três tipos de massas (penne, talharim e espaguete – secas) cada pessoa se servirá (estará à mesa para cada um se servir) com os acompanhamentos do macarrão, as opções de acompanhamentos serão: milho, uva passa, azeitona, palmito, batata palha, queijo mussarela, apresuntado, tomate, frango, bacon e linguiça calabresa.

    • postado por Thainá de Castro Rodrigues em 5 de agosto de 2016

      Os molhos serão bechamel e sugo somente onde também cada convidado se servirá.

  55. postado por Karin em 10 de agosto de 2016

    Boa tarde
    Estou preparando o casamento da minha irmã.
    Pensamos em servir lasanha e um pene com dois molhos (ao sugo e à primavera…. frango)
    São 80 pessoas.
    Como faço pra dividir e calcular as massas e os molhos?

  56. postado por michele em 9 de setembro de 2016

    oi vou fazer um almoço pra 60 pessoas,quero servi macarrão espaguete,pene e parafuso. qual quantidade de carne moída devo comprar e frango desfiado?

  57. postado por Rita de Cássia Amorim em 20 de setembro de 2016

    Adorei as dicas!

  58. postado por STAEL M. GAVA DA SILVA em 6 de outubro de 2016

    vou realizar um almoço beneficente para 300 pessoas, sera servido massa fresca com molho a bolonhesa e a carbonara e mais acompanhamento com polenta, galinha caipira e salada.
    qual a quantidade certa para não fazer muito e nem pouco. Você pode me ajudar?
    um abraço
    Stael
    De Nova Veneza , Santa Catarina

  59. postado por Inês em 2 de novembro de 2016

    Olá boa tarde! Estou organizando o aniversário do meu filho que será no dia 12-11 e gostaria de saber qual a quantidade de massa por pessoa que devo preparar. Vai começar às 16h com as brincadeiras vou servir alguns salgados batata e pipoca além de algumas guloseimas para as crianças que são basicamente de 10 anos. Logo mais à noite em torno de 19h30 20h gostaria de servir as massas pensei no espaguete, penne e talharim e de molhos pensei no bolonhesa, sugo, quatro queijos e funghi. Serão em torno de 20 crianças e 15 adultos. Pretendo servir uma picanha grelhada como acompanhamento e uma salada verde também. Quanto seria de massa e molho por pessoa? Obrigada!

  60. postado por Lorenza Falagan em 5 de novembro de 2016

    Vou preparar uma lasanha de brócolis usando 500g de massa fresca, 2 brócolis ninja, 1 pacote de queijo parmesão e molho branco. Quanto de arroz devo preparar para acompanhamento? São apenas 5 pessoas.

    • postado por Alexandre Litwinski em 6 de novembro de 2016

      Quanto menor o número de pessoa maior é quatidade por pessoa que deve ser preparada. Recomendo que você prepare entre 80g e 100g de arroz cru por pessoa. Abraços.

  61. postado por fabiane niemayer em 6 de novembro de 2016

    Olá,gostaria de saber qual a melhor massa para servir em um casamento ,sendo q a massa seria ao molho branco,e a qual a quantidade a ser usada,para 250 pessoas!

  62. postado por fabiane niemayer em 6 de novembro de 2016

    Qual a melhor massa p ser servida em um casamento para 250 pessoas,será servida ao molho branco,obrigada!

    • postado por Alexandre Litwinski em 6 de novembro de 2016

      Oi Fabiane, tudo bem? Qualquer massa seca como penne, farfale ou mesmo um espaguete, funciona bem. Elas são práticas e ainda permitem que você prepare de acordo com a saída. Bom casamento para você.

  63. postado por Stefanny em 7 de novembro de 2016

    Olá Alexandre, amei suas dicas. Eu e meu noivo não iriamos servir massas em nosso casamento mas estamos decidindo de última hora que essa será a opção mais econômica e gostosa no lugar de duas carnes. Nós contratamos uma pessoa para cozinhar mas essa pessoa não tem muita noção de quantidades. Para entender nosso cardápio: arroz branco, salada folhas, salpicão, strogonoff de carne. Minha dúvida é: o que podemos servir como massa? Pensei em uma lasanha de frango ao molho branco, ou uma panqueca, mas olhando seu post pensei no macarrão… O que você sugere e qual quantidade?
    Obrigada e sucesso!

    • postado por Stefanny em 7 de novembro de 2016

      Ah, serão 200 convidados!

    • postado por Alexandre Litwinski em 7 de novembro de 2016

      Oi Stefanny, ficamos felizes que esteja gostando do nosso blog. No seu lugar eu não faria lasanha, ela não fica bonita depois de servida no prato. Como sugestão eu faria um Conchiglie recheado. Conchiglie é uma massa seca (como um espaguete) em formato de concha. Você pode reachar cada um com uma pasta de ricota com nozes, por exemplo, e servir com molho de tomates e manjericão. Fica refinado e delicioso, além de combinar com os demais pratos planejados. 3 a 4 Conchiglie por pessoa serão o suficiente. O melhor de tudo é que a pessoa que você contratou pode ir cozinhando e preparando o recheio aos poucos, assim você não perderá quase nada. É muito mais fácil do que preparar ravioles ou panquecas. Veja uma foto de exemplo do Conchiglie logo abaixo, abraços.
      Conchiglie

  64. postado por Cris em 9 de novembro de 2016

    Olá boa noite, gostei do seu Post! Seguinte vou fazer uma festinha de um aninho do meu Bebê +ou- 70 pessoas entre adultos e crianças…Vou fazer de prato principal : Espaguete e parafuso c/ molhos branco e vermelho. De entrada vou servir caponata, kibe cru e patê de frango com torradas…qual a quantidade de massas e molhos devo fazer para não faltar!

    O.s: não vai ter bebida alcoólica, quando é assim as pessoas comem mais né!?

    Me ajude por favor!😘

  65. postado por SANDRA SCHMIDT em 30 de novembro de 2016

    Bom dia .
    Vou fazer um jantar para 120 pessoa , aniversario de um ano da minha filha.
    Vou servir salgadinhos e mesa de frios e antepastos com torradas como entrada ( qual a quantidade? )
    após vou servir jantar , modelo franco americano cardápio: MASSA FRESCA VERDE RECHEADA COM MUSSARELA COM MOLHO DELICADO DE TOMATE, MAIS UM FILÉ MIGNON AO MOLHO MADEIRA , ARROZ BRANCO E BATATAS RÚSTICAS, E DUAS , SENDO FOLHAS VERDES E MAIONESE.

    gostaria DE SABER QUAIS QUANTIDADES DE CADA OPÇÃO .

    ACEITO SUGESTÃO.

    OBRIGADA

    SANDRA SCHMIDT

  66. postado por michelle Monsef em 8 de dezembro de 2016

    Como armazenar As massas para ser servida só a noite no jantaR. Pq na festa será servida uma entrada e o jantar só mais tarde, mas vou cozinhar essa massa bem mais cedo.

    • postado por Alexandre Litwinski em 10 de dezembro de 2016

      O ideal neste caso é cozinhar a massa ao dente, em seguida passar na água fria para cortar o cozimento. Depois é só escorrer bem a água, adicionar uma colher de sopa de azeite para cada 500g de massa e deixa-la na geladeira até a hora de servir.

  67. postado por Maria Aparecida Alves da Silva em 19 de dezembro de 2016

    Boa tarde, vou fazer um almoço para 30 pessoas no dia 25/12/16, salada verde, arroz carreteiro, filé de frango ao molho branco e pirarucu à casaca. Estou com dificuldades em calcular quantidade dos itens p este evento. Gratidão!

  68. postado por Leila em 16 de janeiro de 2017

    OLÁ ,BOM DIA
    Vou fazer um escondidinho de bacalhau pra servir como empratado no níver da minha filha ,quanto eu devo calcular pra 60 pessoas?
    Fiquei em dúvida porque sempre falta algumas pessoas e eu não queria fazer comida demais pra ficar sobrando demais.

  69. postado por Elisabeth de Souza em 25 de janeiro de 2017

    Boa noite. Farei um almoço com rodizio de.massas para 30 pessoas. O que me sugere?

  70. postado por Eliane Paulino em 27 de janeiro de 2017

    Olá! Farei a festa de aniversário de meu filho, com 40 convidados e pensei em oferecer 03 massas ( penne, nhoque e rondelli ) com 02 tipos de molhos ( sugo e branco). Minha dúvida é: Como sirvo o rondelli sem o molho? Porque deixarei tudo separado para o convidado escolher o molho. As outras massas, vou cozinhar, mas, o rondelli é fresco e deveria ir ao forno com o molho. O que você me sugere para o rondelli? Abraços!

  71. postado por Welber L. Romero em 5 de fevereiro de 2017

    Olá, gostaria da sua ajuda, estou planejando montar um Food Truck de massas, qual seria,a quantidade ideal de massa fresca para servir ?

  72. postado por Juliana em 14 de fevereiro de 2017

    Olá quero saber quantidade de macarrão q vai em um marmitex so de espaquete .

    • postado por Alexandre Litwinski em 16 de fevereiro de 2017

      Oi Juliana, isso varia muito. Normalmente um marmitex tem entre 600g e 700g de comida. Sendo assim, o ideal seria calcular 200g de massa crua para cada marmitex. Abraços.

  73. postado por Jéssica em 24 de março de 2017

    Boa tarde.

    Andei lendo as dicas e vi que a quantidade ideal de massa seca varia entre 100 e 150 gr por pessoa e que fica mais complicado quando são menos pessoas. Vou fazer um evento para vinte pessoas servindo apenas massa seca e simples, molhos para acompanhamento bolonhesa e parisiense. Pelo cálculo que li até aqui do blog daria 3kg de massa e 1,5 até 2kg de molho…. acho que não tem muito como errar, mas adoraria um aval quanto aos meus cálculos. Nunca cozinhei pra tanta gente e minha fama é de merendeira, pq sempre que faço sobra muito… nesse não queria e nem posso errar tão feio, de puderes me dar um conselho, agradeço!

  74. postado por maria pereira em 4 de abril de 2017

    como preparar molho branco para 50 pessoas e molho vermelho bem gostoso para 50pessoas

  75. postado por maria pereira em 4 de abril de 2017

    quero receitas de mo branco e moho vermelho para 50 pessoas

  76. postado por Rafaela em 14 de abril de 2017

    Ola Boa noite, td bem??
    Uma informação, irei fazer uma macarronada pra 108 pessoas, sendo 87 adultos e 21 crianças…
    Farei macarrão cm carne moída(molho) e frango assado sendo asa e coxinha…
    Gostaria de saber a quantidade cada ingredientes…
    Desde de já Grata

  77. postado por Nargis Folletto em 18 de abril de 2017

    Vou fazer uma festa para cem pessoas vou servir dois tipos de massa , uma espagueti e um penne com três molhos molho bolonhesa, molho de frango cremoso e molho quatro queijos . Gostaria de saber qual a quantidade das massas e dos molhos calculo por pessoa.Peco que me respondam o mais breve possível desde já obrigado.

  78. postado por Roberta em 18 de abril de 2017

    Olá tenho um evento beneficente para realizar no final de maio para 300 pessoas(200adultos e 100 crianças). O cardápio é espaguetti à bolonhesa, espaguetti ao molho branco, espaguetti ao molho pesto, salada de repolho com cenouras, salada de tomates com cebola e galeto. Estou na duvida nas quantidades???? E queremos uma margem de segurança de 20%. Os molhos serão servidos em buffet. Por favor vocês podem me ajudar??? Desde já sou extremamente grata.

  79. postado por Graziela da Silva Ristow em 25 de abril de 2017

    Boa noite. Vou fazer um concurso publico, no qual vão fazer a prova sobre molho. O concurso é para merendeira escolar. Com certeza vão nos dar tomates e cebolas para começar a prova. Não faço ideia de qual vai ser a quantidade de crianças que eles vão usar neste simulado para o feitio do molho, por isso eu precisava saber o quanto se usa de tomates e cebolas por pessoa em um molho. Não podemos esquecer que são crianças, então levamos em consideração que pode ser menos tomate e cebola do que um adulto. Voces podem me ajudar com esse calculo?

  80. postado por Cleonice Aparecida Coelho Bastos em 2 de maio de 2017

    Boa tarde!
    Vou servi um jantar em Buff para 40 pessoa. Espaguete e molho branco e espaguete em bolonhesa.
    Qual seria a quantidade de molho tanto branco quanto bolonhesa?

  81. postado por Rosy em 4 de maio de 2017

    Boa tarde!

    Estou planejando um jantar italiano para em média 150 pessoas.
    Quero servir 4 tipos de macarrão,canelone, rondelli,saladas,batata frita,torradinhas.
    Como calcular a quantidade?
    att.

  82. postado por cinita em 11 de maio de 2017

    oi boa noite.. vou fazer uma festa infantil em casa sao 75 adultos, vou servir salgadinhos mas queria colocar uma massa tb tipo penne ou fusili… qto teria que fazer de massa e molhos pra essa qtde de pessoas.. pensei em um molho branco e um a bolonhesa.

  83. postado por Juliana Bretas em 12 de maio de 2017

    Olá!! Vou fazer um jantar para o 10 pessoas. Terá um pequeno coquetel de entrada com alguns salgados e frios e após o jantar: Salada crua, rondelli quatro queijos e molho com filé. Quanto de rondelli faço? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE