Como evitar que o camarão enrole ao fritar

Por : | 2 Comentários | On : 27 de setembro de 2014 | Categoria : Técnicas Culinárias

camarao

Como evitar que o camarão enrole ao fritar? Os camarões tem a tendência natural de enrolar quando são fritos, cozidos ou assados. Em algumas receitas essa característica é positiva, como no caso do tradicional Popcorn Shrimp. Em outras, como no Butterfly Shrimp, essa característica pode prejudicar muito o resultado do prato.

Existem diversas técnicas para evitar que o camarão enrole, a mais comum talvez seja espetar um palito de dente no corpo todo do camarão, o que não é muito prático, principalmente para retirar os palitos antes de servir.

Porém existe uma maneira mais simples e natural para evitar que o camarão enrole, para isso precisamos primeiro entender porque isso acontece:

O camarão tem um músculo na sua “barriga” que encolhe mais do que o restante do corpo durante o cozimento e com isso faz com que o camarão se curve ou enrole. O truque é fazer pequenos cortes superficiais na barriga do camarão de modo a cortar este músculo em vários pedaços evitando assim que o camarão enrole. Melhor ainda (porém pouco mais trabalhoso) é remover completamente este músculo. Abaixo eu explico passo a passo como fazer isso:

Removendo o músculo que faz o camarão enrolar

Se você olhar atentamente para a “barriga” do camarão este músculo estará bem visível. Ele percorre todo o corpo do camarão, da base da cabeça ao rabo. Faça um corte superficial e transversal na “barriga” do camarão, bem no início do seu rabo, de forma a cortar o músculo neste ponto. Com a ponta de uma faca na metade do corpo do camarão, pince o músculo e com os dedos puxe-o com cuidado. Pronto, sem este músculo o seu camarão praticamente não vai se curvar durante o preparo.

evitar que o camarão enrole

Atenção para o músculo (linha preta) que deve ser removido.

evitar que o camarão enrole

Aqui o camarão já está sem o músculo.

Share This Post!

Comentários (2)

  1. postado por Carlos Bento em 7 de abril de 2016

    Olá!
    Sou aluno de uma escola de Gastronomia aqui em Curitiba, estou no primeiro ano.
    Parabéns pelo site.

    • postado por Alexandre Litwinski em 12 de abril de 2016

      Oi Carlos, muito obrigado pelo retorno. Ficamos felizes que tenha gostado. Se tiver receitas que gostaria de compartilhar nós iremos adorar. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE