Como cozinhar batatas no microondas

Por : | 0 Comentários | On : 15 de fevereiro de 2014 | Categoria : Fica a dica

Batata microondas

Provavelmente você já ouviu falar ou mesmo já cozinhou alguma vez batatas no microondas. Porém o que muitos pensam se tratar de um “truque” para preguiçosos é na verdade uma técnica culinária muito útil em determinadas situações. A maior parte dos erros cometidos na cozinha acontecem por desconhecimento ou falta de domínio sobre a técnica utilizada. Na verdade não existem regras na cozinha e sim técnicas e mais técnicas que estão a nossa disposição para chegarmos aos resultados desejados. Me sinto muito incomodado quando ouço alguém dizer algo como: “a forma correta de se preparar …”. Simplesmente não existe uma forma correta de se fazer nada na cozinha, a escolha do método depende do resultado desejado.

Algumas técnicas datam de muitos e muitos anos, outras são recentes, inventadas há poucos. A evolução e o desenvolvimento dos processos culinários que durante anos ficaram restritos às escolas tradicionais e aos grandes chefes de cozinha, acontecem hoje cada vez mais no nosso dia-a-dia protagonizadas por pessoas comuns como eu e você. E com a internet toda nova descoberta ganha as cozinhas do mundo a uma velocidade nunca vista.

Foi assim com a técnica de se cozinhar batatas no microondas. Impossível dizer com certeza onde surgiu ou quem a inventou, o importante é entender como ela funciona. Pode parecer exagero chamar de “técnica culinária” o ato de cozinhar uma batata no microondas, porém é um procedimento de grande utilidade caso você conheça todos os princípios envolvidos.

Como muitos sabem a principal molécula aquecida com as microondas é a de água (gordura e açúcares também sofrem um grande aquecimento) que passa do estado líquido para o gasoso rapidamente. Na verdade é o calor da água que cozinha o alimento. Com isso dois resultado podem ser facilmente observados: os alimentos perderão muito mais água em comparação aos preparados em fornos convencionais e essa perda de água em forma de vapor vai deixar os alimentos “moles”. Ambos efeitos podem ser benéficos. Podemos por exemplo aquecer pães envelhecidos para que fiquem macios novamente, isso graças a liberação de vapor. Claro que o vapor liberado saiu do próprio alimento que em pouco tempo ficará mais duro do que antes, por isso deve ser consumido imediatamente.

Alimentos como a batata cozinham muito bem no microondas já que possuem muita água, o mesmo não acontece com grãos como o feijão. Porém, como já foi dito, a batata vai perder muita umidade e isso pode ser prejudicial para algumas receitas. Outras receitas, ao contrário, pedem menos umidade. É o caso do nhoque ou da batata frita. Para estes pratos o microondas pode ser um grande aliado.

Por fim existem alguns estudos indicando que pré-cozer a batata no microondas antes fritá-la ou assá-la pode reduzir em mais de 35% a formação de uma substância cancerígena chamada acrilamida.

Como cozinhar batatas no microondas

Batata microondas

Fure a batata com um garfo várias vezes

Batata microondas

Coloque as batatas em um saco plástico furado

Batata microondas

Leve ao microondas por 10 minutos

Dicas

  • Dispense o saco plástico se você vai preparar uma receita que exige menos umidade como o nhoque.
  • Use sacos destinados a alimentos, não use sacolas de supermercado ou outras que possuem tintas ou corantes.
  • Cuidado ao retirar as batatas do microondas, o plástico e as próprias batatas estarão muito quentes.
  • O tempo que cozimento pode variar de 8 a 15 minutos dependendo da potência do seu forno. Teste de 2 em 2 minutos o ponto da batata com um palito de dentes ou um garfo de cozinha.
  • 2 minutos fazem muita diferença no microondas, por isso cuidado com o ponto desejado para a sua batata.
Share This Post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE