Manteiga caseira, fazendo manteiga em casa

Por : | 10 Comentários | On : 25 de agosto de 2014 | Categoria : Faça em casa

Manteiga Caseira

Fazer manteiga (manteiga caseira) em casa é uma das coisas mais gratificantes na culinária, ao menos para mim. É um processo muito simples e com resultados incríveis, acho que por isso é tão bacana. Além disso a manteiga caseira é muito mais suave e saborosa.

Eu sou apaixonado por aquele pão australiano servido no Outback, quem se interessar pode encontrar a receita aqui no blog. Acontece que ele não está sozinho, a manteiga servida com ele é o completo perfeito. Sem ela certamente a experiência de degustar o pão não seria a mesma.

Eu já conhecia a rede Outback quando fiz manteiga em casa pela primeira vez e para a minha surpresa a minha manteiga havia ficado exatamente igual a servida lá. A partir daí comecei a busca por uma receita de pão australiano igual a servida por eles. A receita que publiquei aqui foi o mais perto que consegui chegar e na minha opinião está próxima o suficiente para competir em pé de igualdade.

Voltando à manteiga, ela é simplesmente a gordura do leite, o que precisa fazer é separá-la da água e demais proteínas do leite. Quem assistiu o filme “Prenda-me se for capaz” vai se lembrar do pai (Christopher Walken) do Frank (Leonardo DiCaprio). Ele costumava contar ao seu filho a fábula dos dois ratos que caíram em um balde de natas:

 <note>“Dois ratos caíram em um pote de nata, O primeiro rato desistiu e se afogou, O segundo rato se esforçou tanto que transformou a nata em manteiga e saiu”</note>

Fazer manteiga caseira é isso mesmo, basta bater o creme de leite (com mais de 30% de gordura). Você pode usar uma batedeira, processador de alimentos ou mesmo fazê-lo manualmente. Eu prefiro usar o processador de alimentos, faz menos sujeira. Coloque o creme de leite no processo e ligue na velocidade máxima. Em um primeiro momento ele vai virar chantily, logo depois a gordura vai se separar completamente do soro, o processo leva em torno de 10 minutos.

Retire a massa de gordura e trabalhe-a com as mãos buscando remover o máximo de água possível. Depois é só temperar com um pouco de sal e curtir a sua manteiga.

Não acabou ainda. Sabe a “água” que se formou no processador quando a gordura se transformou em manteiga? Não jogue ela fora, essa “água” se chama buttermilk. É um ingrediente muito usado na culinária americana e praticamente impossível de se encontrar no Brasil. Ele vai em diversas receitas de pães e bolos no lugar do leite para amenizar o glúten da farinha. Isso deixar as massas mais leves e gostosas. Por isso guarde com carinho o seu buttermilk, várias receita aqui no blog usam este ingrediente, inclusive a receita de Pão Australiano do Outback.

 

Share This Post!

Comentários (10)

  1. postado por viviane em 27 de outubro de 2015

    Quanto tempo dura a manteiga na geladeira? Creme de leite de caixinha serve? Qto tempo dura buttermilk?

    • postado por Alexandre Litwinski em 30 de outubro de 2015

      O de caixinha tem muito pouca gordura, não funciona. Ambos duram duram de 4 dias a uma semana na geladeira.

  2. postado por Joyce em 29 de agosto de 2016

    O creme de leite, em lata, serve? Obrigada

    • postado por Alexandre Litwinski em 30 de agosto de 2016

      Oi Joyce, o creme de leite de lata tem um percentual muito baixo de gordura, não funciona. Abraços.

  3. postado por Camilla em 7 de novembro de 2016

    Qual creme de leite deve ser usado então?

    • postado por Alexandre Litwinski em 7 de novembro de 2016

      A demonominação usada aqui no Brasil é “Creme de leite fresco”, por mais que ele seja pasteurizado. O importante é que ele tenha 30% ou mais de gordura, a embalagem sempre informa isso. Em algumas cidades menores ainda é possível encontrar o creme de leite fresco de verdade, vendido em pequenos mercados. Um exemplo de creme de leite fresco industrial muito bom é esse: Creme de Leite Fresco

  4. postado por Leonildo em 4 de janeiro de 2017

    Tentei fazer mas não deu certo,na embalagem diz q tem 45% de gordura mas não funcionou!

  5. postado por Katiane em 24 de março de 2017

    Da pra fazer com a nata do leite piro aquele leite direto da vaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE