Manteiga caseira, fazendo manteiga em casa

Por : | 14 Comentários | On : 25 de agosto de 2014 | Categoria : Faça em casa

Manteiga Caseira

Fazer manteiga (manteiga caseira) em casa é uma das coisas mais gratificantes na culinária, ao menos para mim. É um processo muito simples e com resultados incríveis, acho que por isso é tão bacana. Além disso a manteiga caseira é muito mais suave e saborosa.

Eu sou apaixonado por aquele pão australiano servido no Outback, quem se interessar pode encontrar a receita aqui no blog. Acontece que ele não está sozinho, a manteiga servida com ele é o completo perfeito. Sem ela certamente a experiência de degustar o pão não seria a mesma.

Eu já conhecia a rede Outback quando fiz manteiga em casa pela primeira vez e para a minha surpresa a minha manteiga havia ficado exatamente igual a servida lá. A partir daí comecei a busca por uma receita de pão australiano igual a servida por eles. A receita que publiquei aqui foi o mais perto que consegui chegar e na minha opinião está próxima o suficiente para competir em pé de igualdade.

Voltando à manteiga, ela é simplesmente a gordura do leite, o que precisa fazer é separá-la da água e demais proteínas do leite. Quem assistiu o filme “Prenda-me se for capaz” vai se lembrar do pai (Christopher Walken) do Frank (Leonardo DiCaprio). Ele costumava contar ao seu filho a fábula dos dois ratos que caíram em um balde de natas:

 <note>“Dois ratos caíram em um pote de nata, O primeiro rato desistiu e se afogou, O segundo rato se esforçou tanto que transformou a nata em manteiga e saiu”</note>

Fazer manteiga caseira é isso mesmo, basta bater o creme de leite (com mais de 30% de gordura). Você pode usar uma batedeira, processador de alimentos ou mesmo fazê-lo manualmente. Eu prefiro usar o processador de alimentos, faz menos sujeira. Coloque o creme de leite no processo e ligue na velocidade máxima. Em um primeiro momento ele vai virar chantily, logo depois a gordura vai se separar completamente do soro, o processo leva em torno de 10 minutos.

Retire a massa de gordura e trabalhe-a com as mãos buscando remover o máximo de água possível. Depois é só temperar com um pouco de sal e curtir a sua manteiga.

Não acabou ainda. Sabe a “água” que se formou no processador quando a gordura se transformou em manteiga? Não jogue ela fora, essa “água” se chama buttermilk. É um ingrediente muito usado na culinária americana e praticamente impossível de se encontrar no Brasil. Ele vai em diversas receitas de pães e bolos no lugar do leite para amenizar o glúten da farinha. Isso deixar as massas mais leves e gostosas. Por isso guarde com carinho o seu buttermilk, várias receita aqui no blog usam este ingrediente, inclusive a receita de Pão Australiano do Outback.

 

Share This Post!

Comentários (14)

  1. postado por viviane em 27 de outubro de 2015

    Quanto tempo dura a manteiga na geladeira? Creme de leite de caixinha serve? Qto tempo dura buttermilk?

    • postado por Alexandre Litwinski em 30 de outubro de 2015

      O de caixinha tem muito pouca gordura, não funciona. Ambos duram duram de 4 dias a uma semana na geladeira.

  2. postado por Joyce em 29 de agosto de 2016

    O creme de leite, em lata, serve? Obrigada

    • postado por Alexandre Litwinski em 30 de agosto de 2016

      Oi Joyce, o creme de leite de lata tem um percentual muito baixo de gordura, não funciona. Abraços.

  3. postado por Camilla em 7 de novembro de 2016

    Qual creme de leite deve ser usado então?

    • postado por Alexandre Litwinski em 7 de novembro de 2016

      A demonominação usada aqui no Brasil é “Creme de leite fresco”, por mais que ele seja pasteurizado. O importante é que ele tenha 30% ou mais de gordura, a embalagem sempre informa isso. Em algumas cidades menores ainda é possível encontrar o creme de leite fresco de verdade, vendido em pequenos mercados. Um exemplo de creme de leite fresco industrial muito bom é esse: Creme de Leite Fresco

  4. postado por Leonildo em 4 de Janeiro de 2017

    Tentei fazer mas não deu certo,na embalagem diz q tem 45% de gordura mas não funcionou!

  5. postado por Katiane em 24 de Março de 2017

    Da pra fazer com a nata do leite piro aquele leite direto da vaca.

  6. postado por Mel em 25 de Maio de 2017

    Quanto tempo dura a manteiga na geladeira?

    • postado por Alexandre Litwinski em 26 de Maio de 2017

      Oi Mel, quanto maior for a quantidade de soro que você tirar do creme de leite, maior será a duração da manteiga. Já com relação ao sal, quanto maior for a quantidade adicionada, maior será a duração. Na média ela dura entre 4 a 7 dias.

  7. postado por Suellen em 12 de dezembro de 2017

    Ola, gostei muito do seu blog. Moro nos EUA, qual l creme de leite que posso usar aqui?
    Desde já obrigada

    • postado por Alexandre Litwinski em 12 de dezembro de 2017

      Que bom Suellen, ficamos felizes em saber que gostou. Por ai vocês tem muito mais opções de ingredientes em comparação ao Brasil. O Heavy Cream é o nosso “creme de leite fresco”, com gordura entre 35% e 40%. Quanto mais gordura mais manteiga você vai produzir. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE