Manteiga clarificada, prepare a sua em casa

Por : | 2 Comentários | On : 4 de novembro de 2013 | Categoria : Técnicas Culinárias

Manteiga clarifica é um ingrediente quase obrigatório na culinária francesa. Mesmo no Brasil ela é muito usada. A nossa manteiga de garrafa nada mais é do que uma manteiga clarificada sem a frescura e o glamour francês. Clarificar uma manteiga basicamente consiste em purificá-la.

Quais os benefícios? Removendo as impurezas sólidas a manteiga passa a resistir muito mais ao calor, permitindo que seja usada inclusive para fritar os alimentos. Além disso, uma das impurezas que vamos remover é a caseína, a principal proteína do leite. Isso vai permitir que as pessoas que possuem intolerância à lactose possam consumir a manteiga sem problemas. A pureza da manteiga também é muito importante quando se pretende emulsificar molhos, como o Béarnaise ou Holandês.

Falando agora da técnica, o que precisamos é aquecer a manteiga para que a gordura (manteiga clarificada) se separe da caseína, água e dos resíduos sólidos. Podemos preparar grandes quantidades de uma vez ou pequenas porções de acordo com a necessidade.

Preparando a manteiga clarificada

Derreta a manteiga em banho-maria. Para isso leve ao fogo uma panela com dois dedos de água para ferver. Assim que ferver abaixe o fogo. Coloque outra panela sobre a primeira sem encostar o fundo na água. É na segunda panela onde vamos derreter a manteiga.

Banho maria para a manteiga clarificada

Derretendo a manteiga para fazer a manteiga clarificada

Removendo as impurezas da manteiga clarificada

Depois que derreter completamente retire a espuma branca que se formou na superfície da manteiga com a ajuda de uma colher grande.

Removendo as impurezas da manteiga clarificada

Deixe a manteiga esfriar por 20 minutos.

Remova a manteiga para outro recipiente cuidando para que os resíduos que se depositaram no fundo fiquem na frigideira.

Share This Post!

Comentários (2)

  1. postado por Aline Santos em 19 de agosto de 2015

    Você clarifica a manteiga que você faz? Ou usa um comprada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE