Ramequim

Por : | 0 Comentários | On : 12 de dezembro de 2013 | Categoria : Equipamentos

ramequim

Os Ramequins tem origem francesa e são nada mais nada menos que formas de porcelana. São muito usados no preparo do Crème brûléee de suflês. Sua principal característica é a capacidade de resistir ao calor. Ele tira de letra os fornos que usamos em casa e até mesmo os profissionais usados em restaurantes que chegam a mais de 350ºc.

Apesar do utensílio tradicional ser o da foto ao lado, eles podem ser encontrados nas mais diversas cores e formas. No caso do preparo de suflês é importante que o calor possa ser distribuído por igual, isso permite que o suflê asse adequadamente e cresça. Tradicionalmente os ramequins usados para o preparo de suflês possuem uma relação de 1,9x entre a altura e o diâmetro. Ou seja, uma ramequim com 5cm de altura deve ter mais ou menos 10cm de diâmetro.

Já o ramequim utilizado para o preparo do Crème brûlée tem essa proporção alterada. O ideal é o diâmetro seja muito maior que a altura. Isso permite uma maior área na superfície onde a tão festejada “casquinha de açucar” será preparada.

Uma última curiosidade: o nome ramequim também é usado para definir um prato francês à base de ovos e pão preparado neste utensilio. É um prato que fica entre um suflê e um pastelão. Como eu ainda não tive a oportunidade de experimentar não vou me arriscar a preparar a receita. Prometo que assim que tiver a oportunidade de degustar um autêntico eu mostro a receita aqui no blog.

Share This Post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE