Entendendo o que é um termocirculador

Por : | 2 Comentários | On : 22 de fevereiro de 2015 | Categoria : Equipamentos, Geral

sous vide

Termocirculador é um equipamento que basicamente mantém um banho maria em uma determinada temperatura de forma constante e homogênea. É um equipamento básico para a técnica de cozimento conhecida como sous-vide (lei mais clicando aqui).

Basicamente o termocirculador possui um elemento de aquecimento, um termostato e um bomba de água. O elemento de aquecimento, como o próprio nome já diz, é responsável por aquecer a água. O termostato por sua vez é o que vai garantir a temperatura desejada, ligando e desligando o elemento de aquecimento conforme necessário. Por fim a bomba d’água é responsável por deixar toda a água na mesma temperatura, sem ela a água próxima ao elemento de aquecimento ficaria muito mais quente que a água próxima às paredes do recipiente, comprometendo completamente o cozimento com a técnica sous-vide.

Existem diversos tipos e modelos de termocirculadores, sendo que os preços podem varia de U$200 a mais de U$1.500 dólares. Você deve estar se perguntando o porquê de preços tão elevados. Basicamente dois fatores explicam isso:

  1. Termocirculadores são equipamento muito sensíveis e precisos, alguns modelos chegam à precisão de 0.05° centígrados. Para isso eles precisam utilizar componentes de primeira qualidade, principalmente no termostato.
  2. São equipamentos industriais, normalmente mais robustos e caros. Somente recentemente começaram a surgir versões mais simples e baratas (mesmo assim custam em torno de U$200) para uso doméstico.
  3. A escala de produção é muito pequena, mesmo em restaurantes o uso de termocirculadores ainda é pequeno, sendo que no Brasil quase é possível contar nos dedos os restaurantes que o utilizam.

Tipos de termocirculadores

Industriais – Estes são os utilizados na indústria alimentícia, eles variam em tamanho e modelo de acordo com o que é produzido.

Termocirculador industrial

Imersão – Estes são os mais simples, uma unidade única contem o elemento de aquecimento, o termostato e a bomba de água. Este tipo de termocirculador deve ser submergido (de acordo com as instruções de cada um) em um recipiente com água. É o modelo mais comum para uso doméstico ou em pequenos estabelecimentos.

1 2 4

Termocirculadores de cuba – Como o próprio nome sugere este tipo de termocirculador possui uma cuba integrada, é o modelo mais comum em restaurantes.

termocirculador1 termocirculador3

Caseiros – Este é um tipo de termocirculador construído em casa com peças fáceis de se encontrar no mercado. Eu mesmo comecei com o meu próprio termocirculador e só depois de alguns anos comprei um profissional. Existem diversos tutoriais na internet ensinando como construir o seu termocirculador em casa, deixo abaixo alguns links dos melhores tutoriais que encontrei, só lembrando que nunca testei nenhum desses tutoriais:

termo

Veja aqui o tutorial

Veja aqui outra opção de tutorial

Deixo aqui o link para as receitas do blog que foram feitas usando a técnica sous vide e um termocirculador, espero que gostem! Abraços.

 

Share This Post!

Comentários (2)

  1. postado por Augusto Campelo em 8 de fevereiro de 2017

    Qual a melhor marca de termocirculadores hj? achei mto interessante o do chefsteps.com…

    • postado por Alexandre Litwinski em 8 de fevereiro de 2017

      Oi Augusto, acho que ainda não existe resposta para a sua pergunta. Ha quatro anos era praticamente impossível comprar um termocirculador no Brasil. Mas o mercado mudou e hoje em dia são inúmeras as opções nacionais e importadas disponíveis no Brasil. Se alguém disser que sabe qual é o melhor termocirculador, acredite, ele está mentindo. Eu uso um importado da marca Polyscience que acho muito bom. Nunca testei um aparelho nacional, por isso não saberia indicar. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE