O mais novo Italiano do pedaço é cosa nostra, uai!
Tá dominado. Tutti buona gente fincaram os pés nas nossas montanhas pra ficar. Chegaram num terno Zegna imaculado, cabelo cuidadosamente casual, sorriso largo, mãos frenéticas fazendo muito barulho. Discrição não é a melhor definição para O Italiano (nome do restaurante).
Você chega em um pátio, circula uma piccola fontana e deixa o mundo lá fora. Fomos recebidos por uma esquadra elegante e orgulhosa do que tinham pra nos mostrar. Convidados a fazer um tour pela casa, foi se confirmando detalhe a detalhe o que é que O Italiano tem: estilo. Deixe a sobriedade pros franceses. A casa sabe que ficou magnífica e se gaba disso, sem nenhum sinal de modéstia que nem as nonnas com suas cozinhas.
Não contarei muitos detalhes, primeiro porque estou em tratamento intensivo para tentar curar a verborragia crônica da qual padeço. E porque quero que tenham a sensação que eu tive ao entrar por aquelas portas. O ineditismo da situação (minha e deles próprios) combinado à sobrepujança (mais dramático do que superação) de expectativas. Acho que essa duplinha de sensações frescor + UAU, bem que poderia aparecer com mais frequência no nosso cardápio.
Só quero destacar uma coisa (descambando o tratamento): a cozinha. Ela não é só aberta e interativa; ela é tridimensional. Uma espécie de palco imergido para apreciação dos adoradores da arte e seus processos. Nunca tinha visto algo assim, a cozinha te manda nudes.
O cardápio é enxuto e interessante. Tem toques de inovação com desembaraço. Os clássicos esperados estão nele, boas opções do mar e de carnes também. Tudo é produzido in loco das massas à confeitaria. Os preços são condizentes, achei os valores de algumas entradas especialmente bons. Carta de vinho com opções bacanas para gostos e bolsos com destaque para os da terrinha, certo. Gostei de tudo que comi, mas nada ligou a chavinha do suspiro. Pratos bem apresentados e saborosos executados sob a batuta do chef Alessandro Sofia (aka participante do MasterChef Brasil profissionais, vício confesso).
Pra mim o Oscar de melhor cenário, figurino e roteiro adaptado já está no bolso (do Zegna, lembra bb?) do O Italiano. Agora vá lá assistir ao longa e conta pra gente quanto vale o show, porque pra mim é esse o conceito.
Em cartaz na Rua São Vicente, 155 Olhos D’água.
Subtítulos: Foto 1: a gente ama promo 2: Vitello Tonnado $35 3. Carne cruda $42 4. Arancini $22 5. Pollo – galeto assado $49.
*As fotos de pratos exibidas foram capturadas por Alexandre ou Hanna Litwinski. Fotos dos ambientes podem ser retiradas de redes sociais ou materiais de press release dos estabelecimentos.
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.
Belo Horizonte
Minas Gerais
30390-570
Brasil
O restaurante pode estar fechado às sextas e sábados entre 16:30h e das 19h.
-
11 Meses AtrásAmbiente sensacional, comida muito boa e tamanho razoável. Estacionamento e ambiente aberto. -
10 Meses AtrásÓtimo atendimento da equipe que nos recebeu. -
Um Mês AtrásVenho relatar uma experiência muito desagradável e negativa. O restaurante tem uma ótima estrutura física, porém de um péssimo atendimento e conforto. O garçom na qual não me lembro o nome que inclusive é filho de um dos funcionários foi extremamente sem educação! chegou a "jogar" a so... Leia maisVenho relatar uma experiência muito desagradável e negativa. O restaurante tem uma ótima estrutura física, porém de um péssimo atendimento e conforto. O garçom na qual não me lembro o nome que inclusive é filho de um dos funcionários foi extremamente sem educação! chegou a "jogar" a sobremesa em cima da mesa como se não fosse NADA, não pediu licença, não deu boa noite, fomos ignorados pelo mesmo, um TOTAL DESRESPEITO! nunca tivemos um atendimento tão péssimo.A pior parte foi perceber que alguns clientes tinham certos tratamentos diferentes. Pedimos para trocar de mesa, e fomos negados! alegando estar cheio, sendo que para outras pessoas o pedido era facilmente resolvido. Pelo fato de fazer frio no local , o restaurante disponibiliza manta e para nossa surpresa tivemos outra solicitação NEGADA! alegando a falta de disponibilidade e pela inconveniência , havia para outros casais. GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE TRATAMENTO DIFERENCIADO É ESSE ?
UM TOTAL DESRESPEITO!obs: Não são todos os funcionários, mas deixa MUITO a desejar pelo péssimo atendimento. Esconder
Chef Alessandro Sofia
Levando no DNA a essência da culinária romana herdada de seu pai, equilibrado com pitadas do tempero brasileiro por parte de sua mãe, Alessandro Sofia passou os últimos 20 anos na Europa atuando em importantes restaurantes e clubes privados.
Com especialização em um dos mais badalados mestrados em artes culinárias da Itália, o ICIF – Scuola Internazionale di Cucina Italiana – o chef coleciona elogios de nomes como Luciano Pavarotti e Kate Middleton.
Na sua proposta para O Italiano, ingredientes frescos, produtos artesanais e importados da Itália, além de massas frescas preparadas na nossa própria casa.
Pratos baseados na tendência gastronômica comfort food (ou comida afetiva), sem abandonar os clássicos italianos revisitados e com toques de ousadia.
Fonte: oitalianorestaurante.com.br/sobre
em 26/02/2020