A cidade de Nova Orleans é conhecida pelo jazz, pelo carnaval (Madrigas) e também pela rica culinária. A cozinha Cajun e Creole têm em sua origem a união das técnicas francesas ao uso de ingredientes locais e tempero marcante. A cidade apesar de respirar diversão e alegria também tem sua faceta bastante conservadora, como todo o sul estadunidense.
Conhecemos Nola, como é carinhosamente tratada, em um congresso da empresa do marido. Conosco estavam vários colegas o que tornou a viagem ainda mais interessante. É o tipo de cidade que fica melhor “de galera”. Um amigo também entusiasta da boa mesa fez a lista de restaurantes a conhecer. Entre os imperdíveis estava o Commander’s Palace.
A turma da labuta me pegou no shopping e de lá fomos almoçar nesse restaurante. O restaurante fica numa casa de madeira com toldo listrado, pintada em tons verde água que tenta imitar um castelinho. Um local bem simpático, mas a definição Palace no nome, é um pouco exagerada. Fomos recebidas com um sorriso estranho pela hostess que foi tratando de polidamente barrar a nossa entrada. Motivo? Eu, a única mocinha da turma não apresentava o dress code exigido pela casa. Eu usava jeans rasgados, camiseta de banda e colares de pérolas pretas e brancas muito Chanel inspired. Fomos embora frustrados e famintos? Nada disso! Lembra que eu estava no shopping? Rará! Na sacolinha amarela da Forever XXI jazia uma saia longa rendada e uma camiseta preta lisa.
Perguntei à senhorita se poderia me trocar e daí fez-se a mágica. Saiu uma mocinha comportada que agora poderia adentrar aqueles nobres salões frequentados pela fina flor sulista, hahaha. O restaurante é bem assim tradicional descambando pro cafona. Finas “senhouras” de chapéus e pérolas falsas (tão falsas como as minhas, mas infinitamente menos estilosas), vestidos de poliéster com estampas horrendas e maquiagem carregada. Os senhores quase todos de paletó e gravata, também em tecidos brilhantes de qualidade e caimento duvidosos. O engraçado nos EUA é isso: o povo é muito mal arrumado em geral e como quase tudo é descartável e feito para o consumo ensandecido, eles desconhecem qualidade e a cafonice impera.
Agora vamo falar de coisa boa? A comida é sensacional. Provamos de tudo um pouco, dos pratos mais tradicionais como o Guambo e peixes fresquíssimos à carnes muito bem feitas. Tudo saboroso, temperado e muito bem servido. A cozinha tem um toque contemporâneo e executa com perfeição o rico cardápio. Vale muito a pena conhecer, certamente uma dos melhores restaurantes da cidade em termos gastronômicos, é claro. Vi que também oferecem o tradicional bruch de domingo, eu não experimentei. Se for se aventurar, aconselho que vá de longo e luvas porque deve ser tipo noite de Oscar.
*As fotos de pratos exibidas foram capturadas por Alexandre ou Hanna Litwinski. Fotos dos ambientes podem ser retiradas de redes sociais ou materiais de press release dos estabelecimentos.
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.
Garden District
Nova Orleans
Luisiana
70130
Estados Unidos