Background Image
  • Home
  • Lanche
  • Jerky beef, prepare o seu em casa [376cal]
0 0
Jerky beef, prepare o seu em casa [376cal]

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
1Kg Lagarto
2 colher para chá Cebola em pó
1 colher para chá Alho em pó
1 colher para chá Sal
1 colher para chá Noz-moscada
1 colher para sopa Açúcar refinado
1 colher para chá Pimenta do reino
1 colher para café Cominho em pó
2 Folha(s) de louro
220ml Água

Informação Nutricional

376
Calorias
52
Proteínas
13
Gorduras
8
Carb.
6
Saturadas
0
Fibras
428
Sódio

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Jerky beef, prepare o seu em casa [376cal]

  • 10:15
  • Porções 4
  • Média dificuldade

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Hoje vamos preparar um Jerky beef em casa muito próximo ao vendido pela marca líder neste mercado nos EUA. Essa receita é minha e foi desenvolvida depois de alguns acertos entre tantos erros cometidos para chegar o mais perto possível do sabor original. Quem não conhece o Jerky Beef da Jack Link’s pode ler um pouco mais neste post que eu escrevi alguns dias atrás.

A receita é muito simples e fácil de preparar, porém exige um pouco de paciência para desidratar a carne, principalmente se você não tiver um desidratador. O segredo mesmo está nos ingredientes e em suas quantidades. Claro que isso também é uma questão de gosto.

Essa receita busca se aproximar ao máximo do sabor “Original” do Jerky Beef fabricado pela Jack Link’s. Quando usei sais de cura o resultado foi quase perfeito, inclusive a cor avermelhada, só que decidi abrir mão de parte do sabor original para não consumir produtos reconhecidamente cancerígenos. Aproveito para lembrar que esses mesmos sais de cura são usados em produtos industrializados como presuntos, salames, linguiças, etc. Por isso se quiser realmente comer mais saudável considera preparar este tipo de alimento em casa. É super divertido e recompensante, você encontra várias receitas que já executamos diversas vezes aqui no Blog, é só fazer uma busca na categoria charcuteria ou embutidos.

Mantenha o seu Jerky Beef em um pote fechado por até 4 meses, mesmo fora da geladeira.

Jerked beef

Passos

1
Feito

O primeiro passo é remover toda gordura, nervo ou cartilagem da carne, ela precisar estar completamente limpa.

2
Feito

Uma vez limpa é hora de fatiá-la, as fatias precisa ter uma espessura regular em torno de 0,4cm. Fatias muito finas resultarão em uma jerky beef duro enquanto as muito grossas não vão desidratar podendo inclusive estragar. Só a prática vai melhorar o resultado, porém o grande segredo é usar uma faca muito afiada.

3
Feito

Se você tiver um Jaccard é hora de usá-lo para deixar a carne bem macia mesmo depois de desidratada.

4
Feito

Chegou a hora de temperar a carne, para isso misture todos os temperos com a carne e deixe marinando por 24h na geladeira.

5
Feito

Agora vamos desidratar a carne. Existem várias formas de fazer isso, hoje irei explicar duas, uma usando um desidratador caseiro e outra usando apenas o sol. Distribua as fatias de carne nas bandejas do desidratador ou em uma forma (de preferência anti-aderente) de pizza. É importante que as fatias fiquem abertas, sem dobras e sem sobrepor umas às outras.

6
Feito

Leve as bandejas ao desidratador ou as forma de pizza a um lugar com sol. As fatias devem ser viradas a cada 1h, cada uma delas. Esse tempo pode ir aumentado em frações de 5 minutos, ou seja, a primeira virada com 1 hora, a segunda com 1h e 5 minutos, a terceira com 1h e 10 minutos e assim por diante. Não virar as fatias de carne fará com que grudem ou desidratem por igual. O processo de desidratação vai depender enormemente da temperatura ambiente e da umidade relativa do ar. Evidentemente a força do sol no dia também terá forte influência. Normalmente inicio a desidratação na manhã do sábado e acabo todo o processo no início da noite. Se precisar interromper não tem problema, é só guardar a carne na geladeira até reiniciar o processo.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Bobó de camarão, receita original do Nordeste
anterior
Bobó de camarão, receita original do Nordeste
Purê de Baroa (mandioquinha) light super cremoso [134cal]
próximo
Purê de Baroa (mandioquinha) light super cremoso [134cal]
Bobó de camarão, receita original do Nordeste
anterior
Bobó de camarão, receita original do Nordeste
Purê de Baroa (mandioquinha) light super cremoso [134cal]
próximo
Purê de Baroa (mandioquinha) light super cremoso [134cal]

22 Comentários Esconder comentários

Obrigado Alexandre, vou tentar com o mascavo e lhe mando o resultado final.
Quanto ao sal de cura, é um tanto perigoso não usá-lo, não? Digo isso em relação a prolifera;cão de bactérias…
Para que serve um Jaccard?
Um abraço.

Legal, estou curioso para saber se ficou mais saboroso. Sobre a questão das bactérias, não sou especialista, porém é certo que com o sal de cura é mais seguro, por outro lado não se sabe ao certo os riscos para a saúde, hoje ele é muito associado a certos tipos de câncer. Eu já usei muito sal de cura principalmente quando comecei a fazer embutidos. Hoje eu prefiro ser mais cuidadoso com os ingredientes, preparos e temperaturas a consumir este tipo de produto. Essa receita especificamente leva muito sal no preparo e ele até hoje é muito usado como único conservante em diversos produtos artesanais. Além disso a carne fica muito seca e como sabemos isso dificulta muito (para não dizer que impede) o desenvolvimento de bactérias. Abraços.

Olá, tbm sou muito fã dos jerkys da jack, faço os meus em casa tbm, uso quase os mesmo temperos, porém uso um pouco de mel pra dar o brilho na carne e uma colher de chá de fumaça líquida da marca colgin. Desidrato na churrasqueira a gás, ligando apenas um queimador em fogo bem baixo e colocando as fatias de carne no lado desligado, facilita e encurta o processo ( leva em torno de 2:30hr). Aconçelho a comprar uma máquina da foodsaver pra embalar a vácuo, conserva por mais tempo sua carne. Costumo usar alcatra e coxão mole, fica mais macia que lagarto. Parabéns pela receita! Abçs

Oi Alexandre, tudo bem?…Gosto muito de cozinhar mas confesso que nunca tentei nada parecido com esses aperitivos…Gostaria de tentar. E surgiu uma dúvida…Será que desidratar a carne no defumador daria certo?…Tenho um defumador aqui que meu pai trouxe dos EUA do tamanho de um frigobar + ou -. Inclusive com os pacotes de madeira próprios para cada tipo de carne….Será que fica bom?

Que pena que não ficou bom. Eu gosto muito dessa receita e sempre preparo. Eu uso colheres de medida para preparar a receita, isso para garantir as as quantidades corretas. Da próxima vez que for preparar vou atualizar a receita com o peso em gramas. Você pode incluir 3g de sal de cura a essa receita, ele vai deixar aquele vermelho vivo e o gosto característico do original. Eu prefiro não por questão de saúde, tento evitar esses aditivos. Abraços.

Excelente sua receita.
Estava procurando por esse jerked beef e foi exatamente o que esperava.

Comia um que vinha da africa do sul, mas nao encontrei mais.

Muito obrigado

Olá bom Dia a todos.
Sou químico e as carnes secas são ótimas, após desidratas não tem como proliferar nenhuma bactéria a não ser que venham moscas e botem ovos na mesma ou peguem umidades
Este é o mais antigo e eficiente método de conservação de carnes e farináceos ex: farinhas de mandioca, milho, trigo, alho desidratado, ossos desidratados para cães Beef Jerky e etc..
Sou fabricante de FUMAÇA LIQUIDA tenho também alho desidratado e cebola em pó.
Me procurem
Inácio fone zap 19 999540173,
e Mail: inacioliveiea@yahoo.com.br

Oi Alexandre, tudo bem???

Era essa receita que eu estava procurando!!! Mas eu tenho uma dúvida, será que eu posso fazer sem açúcar? Será que eu posso fazer na airfrye ou no forno??

Obrigada

Oi Renata, o açúcar além de ajudar no sabor é responsável por deixar uma cor mais bonita, mas não é indispensável. Se o seu modelo de airfrye tiver controle de temperatura que permita regulagem vai funcionar sim, eu já fiz. O problema é que cabe muito pouco na airfrye. Regule na menor temperatura possível, na minha é 60°. O ideal é ficar entre 40° e 60°. No forno é mais complicado por não possuir circulação de ar o que torna o processo de desidratação desigual. A não ser que você tenha um forno com circulação forçada de ar. Abraços.

Qual seria a temperatura usada no desidratador?
Quero fazer um teste usando a minha airfryer. Acredito que seja o mesmo método que é o desidratador

Infelizmente moro em apartamento e só disponibilizo de forno convencional e microondas. Alguma dica especial para fazer nos dois? Não aguento mais pagar os pacotinhos da Jack Links kkkkk

Deixe o seu comentário