Airfryer – Conheça a panela para fritura sem óleo

Por : | 0 Comentários | On : 4 de fevereiro de 2014 | Categoria : Equipamentos

airfryer

Não foi o primeiro modelo a ser lançado, porém a Airfryer é a mais conhecida no Brasil. A Polishop se encarregou de fazer um marketing bastante agressivo, ainda se considerarmos que é um produto de nicho, com volume de vendas bastante reduzido. Na minha cozinha eu tenho os três modelos mais conhecidos, porém se tivesse que escolher apenas um, não seria este modelo. Apesar de muito boa, ainda acho o modelo Actifry mais versátil. Claro que isso depende muito dos tipos de alimentos que cada um prepara com mais frequência.

Vamos conhecer a Airfryer

Airfryer

1) Corpo da panela. Os elementos de aquecimento e circulação do ar ficam alojados nele;
2) Cesto de alimentos;
3) Regulagem de tempo;
4) Regulagem de temperatura.

Funcionamento da panela

Nesta panela o alimento é colocado no cesto e não é movimentado durante o preparo. Isso é muito bom para alimentos frágeis como salgadinhos (coxinhas, quibes, pão de queijo, etc), porém não os frita por igual. Isso acaba nos obrigando a parar o preparo 2 ou 3 vezes para movimentar os alimentos manualmente, tirando um pouco da praticidade deste tipo de panela.

Pratos com melhor resultado

Como já foi falado, pratos ou ingredientes frágeis (coxinhas, pão de queijo, etc) se dão muito bem com essa panela. Na verdade é quase impossível preparar estes alimentos nas outras duas. O problema começa com alimentos pouco gordurosos ou sem gordura nenhuma. Batatas, por exemplo, resultarão em batatas assadas e não em batatas fritas. Para resolver isso o próprio manual orienta à adição de uma colher de óleo. O problema é que, diferente do modelo Actifry, essa panela não movimenta os ingredientes e com isso não espalha homogeneamente o óleo. Isso nos obriga a espalhar manualmente antes de colocar os ingredientes na panela. Além disso, como também já foi dito, a fritura não acontece por igual.

  • Coxinhas
  • Pastéis fritos
  • Nuggets (também ficam ótimos na Actifry)
  • Polenta

Apesar do livro de receitas que acompanha a panela indicar o seu uso para o preparo de pães, tortas, etc, eu nunca executei este tipo de receita nesta panela.

Pratos que você deve evitar

Tendo em mente que a fritura não será tão homogênea se comparada à realizada na Actifry e lembrando que os alimentos não gordurosos serão assados e não fritos, praticamente qualquer alimento normalmente frito por imersão pode ser preparado nesta panela.

Conclusão

Se você raramente prepara pastéis, coxinhas, quibes, etc, prefira a Actifry.

Manual

Clique aqui para fazer o download do manual em PDF
Livro de receitas em PDF

 

Share This Post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE