Badejo ou Abadejo

Por : | 1 Comentário | On : 17 de setembro de 2014 | Categoria : Curiosidades, O que tem para hoje

Badejo ou Abadejo

Hoje fomos à nossa peixaria preferida abastecer o nosso freezer de frutos do mar e peixes; congelados 🙁 Infelizmente essa é a nossa realidade (Belo-horizontinos), que precisamos nos contentar com congelados, já que a oferta de peixes e frutos do mar frescos na nossa cidade praticamente não existe. E não se enganem com o filé de Saint Peter, o Salmão ou aquele camarão cinza vendidos pelo Carrefour, todos eles são  congelados!!! O supermercado simplesmente os descongela na noite anterior e o mantém no gelo para que pensemos estar comprando produtos frescos!

Voltando à nossa peixaria preferida, essa sim recebe exemplares frescos uma vez por semana e hoje foi o dia do Badejo. Já estávamos pagando quando a vendedora, super simpática que sempre nos atende, me perguntou se ao invés de levar o Badejo congelado que estava entre as nossas compras eu não preferia um fresco. Fui correndo até a banca de gelo e lá estava ele, enorme, vivo (tá,força de expressão…), uma verdadeira humilhação para o pobre Badejo em postas da minha bandeja congelada. Na mesma hora pedi ao rapaz que trabalha limpando os peixes que preparasse dois quilos do filé.

Claro que um peixe como aquele, fresco, em Belo Horizonte era uma pedra preciosa que precisava ser muito bem desfrutada. Dito isso, aproveito para esclarecer uma confusão muito comum:

Badejo ou Abadejo

Estou falando do Badejo, peixe do nosso litoral que chega a pesar 90kg. O sabor da sua carne é fantástico e por isso é muito valorizada no mercado, pagamos hoje R$75 o quilo do filé limpo. Muitas vezes ele é confundido com o Abadejo, que na verdade se chama Congro Rosa e normalmente é importado do Chile. É um peixe muito menor cuja a carne não é tão apreciada e por isso o seu valor de mercado é bem menor, pode ser encontrado por menos de R$ 40 o quilo.

Voltando à nossa peixaria, começamos a pensar com qual receita homenagearíamos o nosso Badejo e em pouco tempo estávamos certos de que nada melhor do que um bom e simples (sem afetações) Ceviche para tirar proveito de tanta qualidade e frescor e assim foi, chegamos em casa e começamos a preparar o nosso Ceviche cuja receita você confere no link logo abaixo.

Ceviche de Badejo ou Abadejo

Receita de Ceviche de Badejo

Share This Post!

Comentário (1)

  1. postado por mariza costa maia em 29 de Fevereiro de 2016

    Amo badejo,não conhecia o abadejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE