Preparando batata frita na Actifry

Por : | 4 Comentários | On : 24 de setembro de 2014 | Categoria : Técnicas Culinárias

batata frita na Actifry

Quem está acostumado a preparar batatas fritas na Actifry pode achar este post um completo desperdício de tempo ou pura falta de assunto. Contudo, na prática a realidade é outra. Cansei de contar quantos amigos me procuraram logo após comprar uma panela de fritura sem óleo para perguntar como eu preparava a minha batata frita sem óleo, já que a deles havia ficado horrível.

Primeiro vamos combinar o que já disse em outros posts: não existe fritura sem óleo! Preparar uma batata na Actifry sem óleo é assar a batata e não fritar, por isso a importância de ser acrescentar a famosa “1 colher de óleo” para cada quilo de batata. Qual a vantagem dessas panelas já que temos que colocar óleo? A vantagem está na quantidade de óleo que os alimentos absorvem. Neste tipo de panela os alimentos absorvem menos óleo se comparado a alimentos fritos da forma tradicional, isso porque introduzimos uma quantidade mínima de óleo, apenas para garantir que o alimento seja frito ao invés de assado.

Agora que está clara a importância do óleo nas panelas de “Fritura sem óleo”, vamos ao passo-a-passo para preparar uma batata frita praticamente idêntica à feita no método tradicional:

Preparando batata frita na Actifry

  1. Deixe a batata já descascada e cortada de molho em água até a hora do preparo. Troque a água quantas vezes for necessário para que todo o amido liberado pela batata seja eliminado, isso evita que a batata grude na panela.
  2. Coloque no máximo 1kg de batata por vez.
  3. Antes de colocar na panela seque as batatas muito bem, isso quer dizer muito bem mesmo! Colocar as batatas úmidas na panela vai resultar em uma batata menos crocante, além disso ela vai grudar na panela.

secando batata pano de prato

  1. Espalhe a colher de óleo sobre as batatas já na panela, o movimento da panela se encarregará de distribuir o óleo uniformemente.
  2. Espere para colocar o sal somente no final da fritura, faltando 1 ou dois minutos. Colocar o sal muito cedo faz com que a batata perca muita água, queremos batatas crocantes por fora e macias por dentro.
  3. Muita atenção nos minutos finais, a batata fica pronta muito rápido e um ou dois minutos podem fazer a diferença entre uma batata perfeita e uma queimada.
  4. Por fim, vamos falar sobre o tempo de fritura: os tempos indicados nos manuais sempre são menores que os tempos realmente gastos para se preparar os pratos. Na prática este tempo varia de acordo com a quantidade de batata e sua qualidade (basicamente a quantidade de amido e água), normalmente preparamos 1kg de batata por vez, o que leva em torno de 40 minutos.

 

Abaixo 3 fotos ilustrativas em diferentes estágios (antes de iniciar, após 30 minutos e após 40 minutos) do preparo:

 

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

 

Conclusão

Na minha opinião a Actifry é a panela de fritura sem óleo que prepara as melhores batatas fritas, isso porque o movimento da panela produz uma fritura homogênea e a temperatura de operação garante que essa fritura aconteça no tempo certo para que a batata fique crocante por fora e macia por dentro. Nota 10!!!

Share This Post!

Comentários (4)

  1. postado por Eloá em 2 de outubro de 2014

    Bom dia,posso usar a batata congelada?

    • postado por Alexandre Litwinski em 2 de outubro de 2014

      Sim, fica ótima. Lembrando que praticamente todas as batatas congeladas são pré-fritas, neste caso você não precisa acrescentar a colher de óleo. Abraços.

  2. postado por Patricia Cunha em 19 de fevereiro de 2016

    Olá! Tudo bem?
    Muito obrigada pelo post! hahaha!
    Eu vou fazer no domingo, e elas realmente nunca ficavam super deliciosas.
    Você usou batata inglesa mesmo? Ou aquele tipo “para fritar”?

    Obrigada!

    • postado por Alexandre Litwinski em 19 de fevereiro de 2016

      Oi Patrícia, tudo ótimo conosco e com você? Nós sempre usamos a batata inglesa, fica ótimo. Agora que você falou acho que vou experimentar com a batata Asterix, como ela possui mais amido e menos água se comparada à batata inglesa, realmente é mais adequada para frituras. Vamos ver como fica o resultado. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE