Butterfly Shrimp ou Camarão Borboleta feito em casa

Por : | 0 Comentários | On : 27 de dezembro de 2014 | Categoria : Técnicas Culinárias

butterfly-shrimp

Existe uma forma de limpar camarão muito comum na culinária americana chamada de Butterfly Shrimp, em um uma tradução livre: Camarão borboleta. É o corte mais adequado para se preparar um camarão empanado,  já que além de ficar muito bonito aumenta a área que vai receber a farinha deixando o camarão muito mais saboroso.

Removendo as vísceras

Primeiro vamos remover as vísceras do camarão para evitar que fique com um gosto amargo. Aqui eu estou usando um camarão vendido já sem cabeça e casca, apenas com o rabinho. Se você comprou o camarão com casca veja aqui um post sobre Como limpar camarões. Se você ficar com preguiça de removê-las, lembre-se que as vísceras são nada menos que o intestino do camarão, com fezes e tudo! Mesmo que ela não esteja visível, muitas vezes ela está mais interna ou o camarão não se alimentou próximo a ser capturado, mas tenha certeza que ela está lá. Outra saída é comprar camarões Eviscerados, neste caso as vísceras foram removidas antes do camarão seguir para o mercado.

Faça um corte superficial ao longo de todo o dorso do camarão para expor suas vísceras que percorre todo o corpo até o meio da cauda. Com a ponta de uma faca ou debaixo de água corrente renova todo o “fio” preto.

removendo vísceras camarão

Removendo o músculo que faz o camarão enrolar

Agora vamos remover um músculo que fica na “barriga” do camarão e que é o maior responsável por curvar (enrolar) o camarão durante o cozimento. Se você olhar atentamente para o camarão este músculo estará bem visível. Assim como suas vísceras, este músculo percorre todo o corpo do camarão, até a sua cauda. Faça um corte superficial e transversal na “barriga” do camarão, bem no início do seu rabo, de forma a cortar o músculo neste ponto. Com a ponta de uma faca na metade do corpo do camarão, pince o músculo e com os dedos puxe-o com cuidado.

evitar que o camarão enrole evitar que o camarão enrole

Abrindo o camarão

Agora vamos fazer um corte na barriga ou no dorso do camarão para dividi-lo em duas partes, tome muito cuidado para não cortá-lo ao meio completamente. Você pode fazer o corte na barriga ou no dorso, para camarões maiores eu costumo cortar na barriga, já camarões menores eu abro no dorso, aproveitando o corte raso que fiz para remover as vísceras.

Butterfly Shrimp

Butterfly Shrimp

Pronto! O seu Butterfly Shrimp está no ponto para ser temperado e preparado como você preferir. O tradicional é empanar em farinha de rosca e fritar, mas você pode também misturar um pouco de coco ralado sem açúcar para e preparar o tradicional Coconut Shrimp. Você encontra algumas receitas como estas aqui no blog.

 Butterfly Shrimp

Share This Post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE