Diferenças entre carne de sol, charque e carne seca

Por : | 1 Comentário | On : 8 de fevereiro de 2014 | Categoria : Ingredientes

carne-de-sol

Técnica de preservação de alimentos

Muitos acreditam que os termos carne de sol, charque e carne seca são sinônimos, nomes mais ou menos usados dependendo da região do Brasil, porém as diferenças entre eles são significativas. Na verdade salgar alimentos é uma das técnicas mais antigas de preservação e vem sendo empregada até hoje ao redor de todo o mundo. Por ser amplamente utilizada é normal que existam pequenas variações na técnica dependo do país ou região. No Brasil com suas dimensões continentais não poderia ser diferente e de fato encontramos diversas variações na técnica, sendo que as principais tem como produtos a carne de sol, o charque e a carne seca.

Aqui deixo um alerta, poucas pessoas sabem a real diferença entre os três processos. Uma busca na Web vai mostrar um enorme confusão entre o charque e a carne seca, sendo que o processo de produção é completamente diferente.

Diferenças entre carne de sol, charque e carne seca

Carne de sol

Original do nordeste, existem diversos outros nomes para referenciar ao mesmo produto. Entre os mais comuns estão carne serenada, carne do sertão, carne do vento, entre outros. No seu processo de produção é salgada levemente e depois deixada para secar à sombra. Como além de ser pouco salgada não sofre uma desidratação intensa, a sua conservação à temperatura ambiente é baixa, em torno de 3 a 4 dias. Por isso, normalmente é mantida e comercializada em câmaras frigoríficas. Atualmente é produzida em praticamente todo o Brasil. Por possuir pouco sal a carne de sol não precisa passar por um processo de dessalga bastando apenas lavar a peça em água corrente por alguns segundos. A carne de sol é produzida normalmente em reuniões com umidade relativa do ar muito baixa o que acelera a desidratação formando uma espécie de “capa” nas peças de carnes, preservando a umidade e características naturais da carne em seu interior.

Carne seca

Também original do nordeste Brasileiro, a carne seca não é tão comum nas demais regiões como a carne de sol.  Na carne seca a desidratação é muito mais intensa se comparada à carne de sol. A título de curiosidade, enquanto a carne de sol apresenta em média 70% de umidade e 5% de sal, a carne seca tem apenas 45% de umidade e até 15% de sal. No processo, as mantas de carne são salgadas com grandes camadas de sal e empilhadas para que percam água, para facilitar esse processo elas são constantemente movimentadas. Uma vez que tenha perdido a maior parte de sua umidade elas são lavadas para retirar o sal da superfície e então secas por cerca de 5 dias ao sol. Devido a intensa desidratação a carne seca pode ser mantido sem refrigeração por longos períodos. O processo também altera sua cor e sabor, conferindo-lhe características únicas. Diferente da carne de sol, a carne seca precisa ser dessalgada(normalmente com banhos prolongados em água) antes de preparo.

Charque

Tradicional no Rio Grande Sul e ingrediente principal do Arroz Carreteiro, o charque tem um processo produtivo completamente distinto. Nele as mantas de carnes são submersas em uma salmoura morna para absorver o sal e só então são levadas para secar ao sol. Possui umidade final e teor de sal próximos ao da carne seca.

Receitas Relacionadas

Uma rápida busca no Blog vai retornar algumas boas receitas com os três tipos de carne. Pessoalmente gosto muito da carne de sol, por isso deixo a receita abaixo como sugestão, é simplesmente deliciosa!!!

Diferenças entre carne de sol

Escondidinho de carne de sol e creme trufado de aipim

Share This Post!

Comentário (1)

  1. postado por walter juarez mattos em 8 de agosto de 2017

    Estava tudo indo muito bem nas explicações, cheguei a concordar que pesquisar sobre o assunto na Web resulta numa grande confusão. Até que chegamos na explicação de como é feito o Charque. Salmoura? Passei 60 anos da minha vida, ainda que vivendo no Rio G. do Sul, vendo e confeccionando o charque de maneira errada? Qual é a fonte dessa informação, por favor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE