O que é o chili?

Por : | 6 Comentários | On : 2 de julho de 2014 | Categoria : Ingredientes

chili

Você sabe o que é o chili? Existe uma certa confusão em torno do Chili, um dos pratos mais tradicionais da culinária Mexicana. O primeiro problema está com a grafia, vejamos:

1) Chile – Em espanhol (além do país Chile) quer dizer pimenta.

2) Chili – Em espanhol significa um molho (salsa) feito a base de pimentas (chile) e usado em diversos pratos. Também é usada para dar nome a um tradicional prato mexicano à base de feijão, carne moída e muita pimenta.

3) Chilli – É uma palavra usada no Brasil equivocadamente com dois “L” quando na verdade deveríamos usar “chili”.

O segundo problema é que no Brasil costumamos usar a palavra “chili” (ou chilli, chile, chille, etc) para todo o tipo de prato que tenha alguma ligação com a culinária mexicana e que leve pimenta. Isso vem de um tipo de ingrediente bastante comum por aqui: “A pimenta Chili em pó”.

A “pimenta chili em pó” nada mais é que uma pimenta malagueta seca e moída. Em alguns casos ela é mistura à páprica doce (pimentão vermelho seco e moído) e outras especiarias como o cominho, mas no fundo é apenas pimenta malagueta. Não existe um tipo de pimenta chamada chili, o que existe é a palavra em espanhol “chile” que significa “pimenta”.

Essa confusão de termos nos faz chamar de “chili” (ou chilli, chile, chille, etc) tudo que leve a tal “Pimenta Chili em pó”. Ponto para o pessoal do marketing que encontrou uma forma de vender a mais barata e comum das pimentas a preços exorbitantes disfarçada de iguaria mexicana.

Agora que a confusão foi desfeita que tal experimentar um autêntico Chili Mexicano direto da cozinha da sua casa? Veja a receita abaixo:

Chili

Veja aqui a receita do tradicional chili Mexicano

Share This Post!

Comentários (6)

  1. postado por Iris em 7 de abril de 2016

    Obrigada, estavamos à procura da receita de “chili” e meu merido dizia “pimenta chile” e eu dizia – toda pimenta é chili, qual tipo de pimenta? uehuehueh

  2. postado por Ismael Caetano em 8 de maio de 2016

    Tenho o maior apreço por pessoas que explicam de modo simples, o que a mídia inventa pra enganar e vender mais caro aquilo que é banal.

  3. postado por Adriele em 23 de maio de 2016

    Jesus! Eu aqui morrendo a procurar pimenta chili! Procurando, procurando e procurando sem achar! Hoje estava disposta a ir ao mercados gourmet da minha cidade para comprar!!! Obrigada por salvar minha vida rsrs

  4. postado por Janaina em 19 de setembro de 2016

    Nossa! Me salvou!
    Já fui em vários mercados procurando a TAM da pimenta “chili em pó” e estava o tempo todo na minha frente rsrsrs
    Muchas gracias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE