Panelas para fritura sem óleo

Por : | 1 Comentário | On : 3 de fevereiro de 2014 | Categoria : Equipamentos

Fritura sem óleo

Três principais tipos de panelas para fritura sem óleo

fritura sem óleo

Presentes no mercado mundial há muitos anos, somente em 2011 elas começaram a chegar ao Brasil. A primeira foi a Actifry(1) licenciada por diversas marcas pelo mundo, no Brasil chegou pelas mãos da Arno.

Meses depois foi a vez da Airfryer(2) e por fim a Philco entrou na brincadeira (com um brinquedo literalmente) chamado Airfry(3). Muitos modelos derivados das originais podem ser encontrados, porém o princípio de funcionamento de cada uma não muda.

Devidamente apresentadas, fica a pergunta principal: As panelas de frituras sem óleo realmente funcionam? A resposta é simples, NÃO. Ao menos no que se refere a SEM óleo. A verdade é que nenhuma delas promete fritar sem óleo. A proposta é conseguir os mesmos resultados da fritura por imersão, sem imersão. Qual a vantagem? Os alimentos vão absorver muito menos óleo. Os fabricantes prometem 80% de redução. Porque? Porque eles sabem (inclusive orientam nos manuais a adição de óleo ao se preparar determinados alimentos) que não existe fritura sem óleo. Na verdade existe, só que chamamos de assar.

 

Agora vamos entender a diferença básica de cada uma:

Actifry

Actifry – Possui uma corrente constante de ar aquecido que frita (se houver alguma gordura ou óleo) ou assa (se não houver) o alimento. O alimento é colocado em uma panela redonda e uma pá giratória o move constantemente. Não existe controle de temperatura.

Leia aqui o post sobre este modelo.

Airfryer

Airfryer – Possui uma panela com um cesto . A existência do cesto permite que toda a gordura liberada pelos alimentos seja recolhida na panela e fique sem contato com o estes. Isso reduz a quantidade de gordura dos pratos. Quando fechada, o cesto fica abaixo de uma resistência elétrica e uma ventoinha. Este fluxo de ar constante frita ou assa o alimento. Existe um controle de temperatura e um timer de auto-desligamento.

 

Leia aqui o post sobre este modelo.

Airfry

Airfry – Neste modelo existe apenas um cesto rotatório para os alimentos. Uma fonte de calor lateral é responsável por fritar ou assar. Não existe fluxo de ar como nos outros modelos. A temperatura é fixa, possui apenas um timer de desligamento. Na minha opinião é um produto oportunista, lançado apenas para aproveitar o interesse de mercado. Nem de longe entrega os resultados prometidos.

 

Leia aqui o post sobre este modelo.

 

É importante dizer que expressei neste post a opinião que formei depois de testar cada uma das panelas. Possuo as três na minha cozinha e até hoje, quando me vem uma inspiração, realizo experiências que sempre compartilho com vocês através deste Blog.

Share This Post!

Comentário (1)

  1. postado por Luiz em 11 de agosto de 2017

    Qual melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE