Background Image
0 0
Massa caseira de milho, sem glúten

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
1Kg Farinha de milho
12 Ovo(s)
240ml Água
1 colher para sopa Goma xantana
1/4 de uma xícara Óleo de soja
1 colher para chá Sal

Informação Nutricional

300g
Porção
806
Calorias
23
Proteínas
19
Gorduras
5
Saturadas
137
Carb.
13
Fibras
485
Sódio

Massa caseira de milho, sem glúten

Tipo:
  • Massas
Cozinha:
  • 60min
  • Porções 6
  • Média dificuldade

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

As dietas com restrição de glúten estão na moda, sorte dos celíacos que sempre sofreram com a falta de produtos sem glúten no mercado e que agora começam finalmente a encontrar mais opções. O mercado é assim mesmo, não importa o quão nobre é uma necessidade, o que manda é o lado econômico. Neste caso, são milhares e milhares de pessoas com bom poder aquisitivo seguindo uma moda dieta e dispostos a gastar o que for preciso para isso.

Discurso político à parte, a verdade é que ninguém é santo, muito menos nós aqui em casa. Depois de ver amigos e parentes se renderem à dieta do glúten acabamos embarcando nessa também. Agora que caímos de cabeça neste mundo começamos a estudar mais o assunto e a buscar e desenvolver receitas sem glúten.

Hoje vamos apresentar a receita de uma massa caseira de milho sem glúten. Não foi simples chegar às proporções dos ingredientes, essa ficou perfeita quando preparada com máquina de extrusão. Não recomendo o seu uso para massas preparadas manualmente. Ainda estou tentando acertar a receita para massas manuais, quando conseguir eu posto aqui. Essa massa também não secou bem, mesmo usando goma xantana e goma guar. Isso quer dizer que ela precisa ser cozida ainda fresca, desta forma fica perfeita. Existem também algumas opções de massas de milho industriais, porém o resultado não é o mesmo.

Dicas

Como eu disse essa massa não é adequada para produção manual. De qualquer forma se você é um aventureiro e deseja se arriscar deixo algumas dicas:

  • Aqueça a água da receita. Quanto mais quente melhor, ela vai começar a cozinhar a farinha e deixar a massa mais maleável.
  • Adicione 4 gemas a mais na receita para deixar a massa mais fácil de trabalhar.
  • Depois de mexer a massa deixe-a descansando por 1 ou 2 horas.

Fotos

Neste dia eu preparei espaguete, talharim, penne e cabelo de anjo.

Massa caseira de milho

Massa caseira de milho

massa caseira milho

massa caseira milho

massa caseira milho

Passos

1
Feito

O preparo vai depender do modelo da sua máquina, siga o manual de instruções. Uma dica importante é misturar a goma xantana à farinha antes de acrescentar os ovos. Como disse a massa não ficou boa depois de seca, aconselho então a guardá-la na geladeira e cozinhar dentro de até 3 dias. Ainda não fiz a experiência de congelar a massa.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Risoto integral de frango com óleo de coco
anterior
Risoto integral de frango com óleo de coco
Massa sem glúten com ovos feita em casa
próximo
Massa sem glúten com ovos feita em casa
Risoto integral de frango com óleo de coco
anterior
Risoto integral de frango com óleo de coco
Massa sem glúten com ovos feita em casa
próximo
Massa sem glúten com ovos feita em casa

22 Comentários Esconder comentários

Oi Judi, essa máquina é vendida em casa de equipamentos industriais para restaurantes, bares, etc. O mais fácil é comprar pela internet. A minha máquina é da Arke, você encontra no Walmart, Pontofrio, Magazine Luiza, etc. Abraços.
Arke

A farinha de milho e o fuba fino?
E o link da outra receita do macarrão com farinha de arroz nao encontre e gostaria muito pois minha neta é intolerante ao glúten e faço tudo em casa pra ela. Obrigada.
Adriana koltz.

Oi Adriana, usamos a farinha de milho que é obtida do grão levemente torrado. O sabor é um pouco mais suave se comparado ao do fuba, contudo, ambos funcionam bem nessa receita. O tipo de farinha que não deve ser usado é aquele onde existe o pré-cozimento, com a farinha “biju”. Deixo aqui o link para a receita da massa sem glúten que utiliza a farinha de arroz. Abraços.

Poderia, por favor, citar algumas marcas comercias desta “farinha de milho”? Gostaria de entender sobre isso, pois, conheço fubá mimoso, comum e italiano; farinha de milho tradicional biju, flocão de milho e creme de milho. Vejo que há confusão no mercado quanto essas designações. Grato.

Olá,
posso substituir o óleo de soja pelo de milho ou girassol? /

e substituo na mesma proporção farinha de arroz ou fécula de batata?

e voce usou algum corante natural (ex açafrão) ou artificial? Os Ovos foram branco comuns?

desde ja agradeço

Oi Catharina. Usamos ovos comuns de granja. O óleo pode ser de qualquer tipo, até mesmo azeite. Não usamos nenhum corante já que são muitos ovos e a farinha de milho é amarela. Já sobre as farinhas, isso nós não testamos. O objetivo era uma massa de milho. Abraços.

Olá Casal Cozinha
Essa farinha de milho que vocês usam nessa massa é vendida em supermercados? Ela é fininha como o fubá? Ou tem grânulos maiores?

Olá! Amei suas dicas de massas. Estive pesquisando sobre a máquina da Arke. Quero comprar uma dessas. Nas descrições dela não encontrei nada a respeito dela fazer o tipo de corte que está na primeira foto (penne?). Poderia me esclarecer?

Olá Maria. Na foto abaixo marquei em vermelho a trefila que faz o penne, todos esses acesórios vieram com minha máquina quando comprei. Você acha essas trefilas em casas especializadas e até mesmo no Mercado Livre. Abraços.

Onde encontro esta máquina de fazer os macarrao.Posso usar todos tipos de farinha para
para fazer os macarrãos nesta máquina.Onde encontro goma xantana.M
Meu whapp 11.9.69790027

Oii. Gostaria de saber se essa máquina vale realmente a pena. Estou vendendo massas sem glúten e quero uma extrusora que aumente ainda mais minhas vendas.

Deixe o seu comentário