Ingredientes
-
175g Farinha de arroz
-
175g Fécula de batata
-
150g Amido de milho
-
5 Ovo(s)
-
5 Gema(s) de ovo
-
1 colher para sopa Goma xantana
Instruções
Não é mais tão complicado encontrar uma massa sem glúten nos supermercados (ao menos nos grandes centros urbanos), existem algumas opções que vão dos tradicionais macarrões de arroz japoneses a massas mais elaboradas, algumas inclusive produzidas com ovos. Porém se você quer uma massa realmente saborosa ou simplesmente não consegue encontrar uma industrial na sua cidade, a solução é produzir a sua própria massa.
Essa receita pode assustar pela quantidade de ovos necessários. Normalmente em uma massa de trigo usamos 1 ovo para cada 100g de farinha. Aqui a medida sobe para 1 ovo e 1 gema para cada 100g de farinha. Além disso, precisamos adicionar a goma xantana. Isso tudo porque não temos o famigerado glúten, ele é o responsável por toda a elasticidade característica das massas tradicionais feitas com farinha de trigo.
Essa proporção funciona para massas que serão preparadas em máquinas de extrusão. Se você pretende fazer a sua massa manualmente ou com máquina de laminar, acrescente 1 gema a cada 100g de farinha.
Dicas
Essa massa cozinha muito mais rápido se comparada a tradicional massa de trigo. Por isso atenção redobrada ao ponto desejado.
Passos
1
Feito
|
|
2
Feito
|
Passe a massa pela máquina de extrusão usando a forma desejada. |
3
Feito
|
Para abrir a massa manualmente adicione mais 5 gemas (totalizando 10 gemas na receita) à massa ainda no processador. Processe por mais 2 minutos. Em uma superfície lisa abra em uma folha de papel manteiga (na falta use papel filme). Divida a massa em 5 porções (bolas). Coloque uma bola por vez sobre o papel manteiga e cubra com outra folha do mesmo papel. Abra a massa entre as folhas com a ajuda de um rolo. Uma vez que esteja com a espessura desejada (0,2cm a 0,3cm) remova as folhas de papel e corte a massa no formato desejado. |
4
Feito
|
Mantenha a massa depois de pronta em vasilha fechada para que não resseque. Essa massa não pode ser seca e depois cozinha. Mantenha a massa na geladeira por até 3 dias. |
9 Comentários Esconder comentários
Gostaria de receber essa receita por e-mail. Obrigada
Olá
Primeiramente muito obrigado por compartilhar todo este maravilhoso conteúdo com todos nós. Gostaria de saber se você já tentou congelar essa massa sem glúten ? E se sim, como ela ficou ao descongelar ?
Que bom que você gostou, ficamos felizes. Nunca tentamos congelar, se você fizer por favor nos conte como ficou. Abraços.
Farei sim e volto pra contar..
Obrigado
ola que bom que encontrei voces preciso aprender fazer receitas sem glutem toda e qualquer receita meu tio precisa mudar toda alimentaçao agradeço muito o auxilio de voces bjs
Ótima massa. Fiz recheada e deu super certo. Congelei também e depois coloquei direto no caldo fervente p fazer sopa. Ótimo. Muito obrigada.
Que bom Margarete, ficamos felizes em saber.
Que demais! Adorei! Como tenho problemas metabólicos e preciso incluir linhaça na minha alimentação, vou tentar incluir um pouco de farinha de linhaça para ver o resultado! Agradeço por você compartilhar consosco!
Gostaria de receber essa receita por e-mail. Quantidades de cada ingredientes, e passo a passo. Não tenho esse máquina de passar a massa. Posso cortar ela em tamanhos próximos das de lasanha?