Background Image
0 0
Massa sem glúten com ovos feita em casa

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
175g Farinha de arroz
175g Fécula de batata
150g Amido de milho
5 Ovo(s)
5 Gema(s) de ovo
1 colher para sopa Goma xantana

Informação Nutricional

150g
Porção
621
Calorias
15
Proteínas
15
Gorduras
4
Satuaras
0
Trans.
104
Carb.
604
Colesterol
2
Fibras
263
Sódio
0
Açúcar

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Massa sem glúten com ovos feita em casa

Tipo:
  • Massas
Cozinha:

Cansei de pagar um absurdo por essas massas sem glúten vendidas no mercado. Depois de muita pesquisa, tentativa e erro, cheguei a essa receita que ficou ótima.

  • 60min
  • Porções 4
  • Média dificuldade

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Não é mais tão complicado encontrar uma massa sem glúten nos supermercados (ao menos nos grandes centros urbanos), existem algumas opções que vão dos tradicionais macarrões de arroz japoneses a massas mais elaboradas, algumas inclusive  produzidas com ovos. Porém se você quer uma massa realmente saborosa ou simplesmente não consegue encontrar uma industrial na sua cidade, a solução é produzir a sua própria massa.

Essa receita pode assustar pela quantidade de ovos necessários. Normalmente em uma massa de trigo usamos 1 ovo para cada 100g de farinha. Aqui a medida sobe para 1 ovo e 1 gema para cada 100g de farinha. Além disso, precisamos adicionar a goma xantana. Isso tudo porque não temos o famigerado glúten, ele é o responsável por toda a elasticidade característica das massas tradicionais feitas com farinha de trigo.

Essa proporção funciona para massas que serão preparadas em máquinas de extrusão. Se você pretende fazer a sua massa manualmente ou com máquina de laminar, acrescente 1 gema a cada 100g de farinha.

Dicas

Essa massa cozinha muito mais rápido se comparada a tradicional massa de trigo. Por isso atenção redobrada ao ponto desejado.

 

Passos

1
Feito

Coloque a farinha de arroz, o amido de milho e a fécula de batata no processador com a goma xantana e processe por 1 minuto. Acrescente então os ovos e as gemas e processe por mais dois minutos. O objetivo é uma farinha bem úmida, que forme uma massa homogênea quando pressionada.

2
Feito

Passe a massa pela máquina de extrusão usando a forma desejada.

3
Feito

Para abrir a massa manualmente adicione mais 5 gemas (totalizando 10 gemas na receita) à massa ainda no processador. Processe por mais 2 minutos. Em uma superfície lisa abra em uma folha de papel manteiga (na falta use papel filme). Divida a massa em 5 porções (bolas). Coloque uma bola por vez sobre o papel manteiga e cubra com outra folha do mesmo papel. Abra a massa entre as folhas com a ajuda de um rolo. Uma vez que esteja com a espessura desejada (0,2cm a 0,3cm) remova as folhas de papel e corte a massa no formato desejado.

4
Feito

Mantenha a massa depois de pronta em vasilha fechada para que não resseque. Essa massa não pode ser seca e depois cozinha. Mantenha a massa na geladeira por até 3 dias.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Massa caseira de milho, sem glúten
anterior
Massa caseira de milho, sem glúten
Fraldinha recheada com presunto e muçarela
próximo
Fraldinha recheada com presunto e muçarela
Massa caseira de milho, sem glúten
anterior
Massa caseira de milho, sem glúten
Fraldinha recheada com presunto e muçarela
próximo
Fraldinha recheada com presunto e muçarela

8 Comentários Esconder comentários

Olá

Primeiramente muito obrigado por compartilhar todo este maravilhoso conteúdo com todos nós. Gostaria de saber se você já tentou congelar essa massa sem glúten ? E se sim, como ela ficou ao descongelar ?

ola que bom que encontrei voces preciso aprender fazer receitas sem glutem toda e qualquer receita meu tio precisa mudar toda alimentaçao agradeço muito o auxilio de voces bjs

Ótima massa. Fiz recheada e deu super certo. Congelei também e depois coloquei direto no caldo fervente p fazer sopa. Ótimo. Muito obrigada.

Que demais! Adorei! Como tenho problemas metabólicos e preciso incluir linhaça na minha alimentação, vou tentar incluir um pouco de farinha de linhaça para ver o resultado! Agradeço por você compartilhar consosco!

Deixe o seu comentário