Background Image
0 0
Receita do legítimo molho à bolonhesa

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
1 Cenoura(s) (pequena, cortada em cubos de 0,5cm)
1 Cebola(s) (pequena, picada finamente)
1 lata Tomate(s) italiano sem pele
300g Carne moída (alcatra, patinho etc.)
300g Tagliatelle seco (ou espaguete)
1 folha Salsão (com o talo)
1 colher de sopa Manteiga
1 ramo Manjerona fresca
100ml Vinho branco seco
100ml Leite integral
0.5 colher de chá Pimenta do reino
0.5 colher de chá Sal
a gosto Noz-moscada

Informação Nutricional

2
Porções
950
Calorias
54
Proteínas
23
Gorduras
12
Saturadas
123
Carb.
5
Fibras
183
Sódio

Receita do legítimo molho à bolonhesa

Tipo:
  • Massas
  • Molhos
Cozinha:

Essa é a receita do legítimo molho à bolonhesa italiano. A grande diferença da receita original para as nossas  receitas (leia-se: receitas brasileiras de bolonhesa) está nos ingredientes, mais especificamente na cenoura,  no vinho e no leite! Isso mesmo, a receita original pede até mesmo leite.

  • 30 min
  • Porções 2
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Vamos entender a importância de cada um desses inusitados ingredientes antes de começar a preparar a receita:

A cenoura entra não só nesta receita como em muitos refogados, especialmente na Itália e Espanha. Enquanto usamos alho e cebola por aqui eles costumam usar salsão (algumas vezes alho porró) e cenoura. O truque está no açúcar da cenoura que ajuda a neutralizar a acidez dos tomates cultivados nessas regiões, com o teor de acidez muito superior aos nossos.

O vinho além do sabor que agrega cumpre o seu tradicional papel na cozinha no momento de deglaçar o fundo da panela resgatando todos os sabores, aromas e cores criados pela reação de maillard.

Por fim o leite que além de também ajudar a neutralizar a acidez agrega um pouco de gordura, cremosidade e o principal na minha opinião: deixa o molho com uma cor mais pálida (como é o tradicional), nada daquele bolonhesa vermelho sangue que dá até medo!

A receita original também leva bacon ou pancetta, o que na minha opinião rouba muito do sabor do molho e por isso prefiro não usar. Se quiser alcançar a autenticidade máxima frite de 50g a 100g  até perder boa parte da gordura e então refogue a cebola.

Passos

1
Feito

Comece refogando a cebola e o talo do salsão picado em uma panela no fogo médio junto com a manteiga. Refogue até que a cebola comece a ficar dourada.

2
Feito

Acrescente então a cenoura em cubos e refogue por mais 5 minutos.

3
Feito

Agora é a vez da carne moída, aumente o fogo ao máximo enquanto frita a carne para evitar que a carne solte água e cozinhe. Mexa sempre até que a carne comece a ficar escura e a grudar na panela. Use o vinho branco para deglaçar a panela, abaixe o fogo e espere o vinho evaporar.

4
Feito

Acrescente agora o tomate italiano sem pele picado, as folhas do salsão e a noz-moscada, deixe ferver em fogo baixo até evaporar quase todo o líquido. Fique de olho para não evaporar demais e queimar o fundo da panela.

5
Feito

Acrescente então a manjerona, a pimenta-do-reino, o sal e o leite. Cozinhe em fogo baixo com a panela parcialmente tampada por 5 minutos.

6
Feito

Cozinhe a massa de acordo com as instruções do fabricante, escorra a água e misture a massa ao molho, sirva em seguida com um bom queijo curado ralado por cima da massa.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Raviolone D’oro com molho ao sugo (Receita original)
anterior
Raviolone D’oro com molho ao sugo (Receita original)
Salmão do Mar Morto (salmon mi cuit) [274cal]
próximo
Salmão do Mar Morto (salmon mi cuit) [274cal]
Raviolone D’oro com molho ao sugo (Receita original)
anterior
Raviolone D’oro com molho ao sugo (Receita original)
Salmão do Mar Morto (salmon mi cuit) [274cal]
próximo
Salmão do Mar Morto (salmon mi cuit) [274cal]

8 Comentários Esconder comentários

Esta receita é idêntica a que vi na tv de um documentário holandês sobre a Itália. Ele acompanhou uma italiana na cozinha fazendo o molho. Ela usava apenas tomates frescos e não usou o leite pq a cenoura já faz este papel. Eu usei o bacon, sim. Ficou maravilhoso,

Deixe o seu comentário