Background Image
0 0
Caldo de carne, faça o seu em casa

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
500g Cordão filé mignon Pode usar qualquer corte de carne
1 Cebola(s)
1/2 cabeça Alho
2 litros Água
2 colheres para sopa Sal
2 folhas Folha(s) de louro
1/2 talo Salsão
1 colher para chá Açafrão Experimente usar outros temperos como o alecrim

Caldo de carne, faça o seu em casa

Tipo:
    Cozinha:

    Existem muitas receitas para se preparar um bom caldo de carne caseiro. Eu sou fã principalmente dos caldos preparados com algum tipo de osso bovino. Porém, no dia a dia eu fico com o básico e preparo um delicioso caldo de carne usando apenas o cordão do filé mignon.

    • 2:20
    • Porções 1
    • Fácil

    Ingredientes

    Instruções

    Compartilhar

    Cada um tem uma receita especial para aproveitar o tal cordão, a minha consiste em preparar o caldo e aproveitar a carne que sobra em outras receitas. Uma boa ideia é preparar uma deliciosa paçoca de carne!

    Voltando ao caldo, a regra básica é aproveitar o que você tiver de carne, seja o cordão do filé, aparas de uma alcatra, ossobuco, etc e juntar com o que tiver perdendo na geladeira. Vale aquela ultima cenoura que já está ficando mole, uma baroa, etc. Só não pode faltar cebola e alho! A proporção dos ingredientes básicos é:

    Para cada quilo de carne com osso ou 500g sem osso, uma cebola grande, meia cabeça de alho, 2 litros de água e 50ml de azeite. Pimentas e outros condimentos estão liberados. Eu sempre coloco duas folhas de louro e salsão.

    Dica

    Muitas pessoas orientam a não usar sal no preparo de caldos. Eu gosto de usar por três motivos: (1) Ajuda a desidratar a carne usada aproveitando melhor os sucos e sabores; (2) O caldo salgado vai conservar melhor até ser usado; (3) Normalmente uso a carne desfiada para fazer paçoca e salgada ela fica muito melhor.

    Passos

    1
    Feito

    Retire a casca da cebola e corte grosseiramente. Faça o mesmo com o alho sem se preocupar em separar os dentes. Corte o cordão em 3 pedaços; picar demais vai dificultar recuperar a carne ao final do processo.

    2
    Feito

    Aqueça uma panela funda com o azeite e frite a carne. Não mexa para que a carne grude no fundo da panela formando uma borra que dará cor ao caldo. Quando começar a grudar demais mexa um pouco, deixe fritar até que comece a grudar novamente.

    3
    Feito

    Acrescente os demais ingredientes e a água. Abaixe o fogo e tampe a panela, deixe cozinhar por 2 horas ou até que a água reduza à metade. Quando isso acontecer desligue o fogo e com ajuda de uma peneira separe o caldo dos demais ingredientes. Deixe tudo esfriar completamente.

    4
    Feito

    Na superfície do caldo você vai encontrar uma camada de gordura, remova com a ajuda de uma colher grande. Guarde o resto na geladeira por 1 semana ou no congelador por 2 meses.

    5
    Feito

    A carne que ficou no cordão deve estar bem macia, desmanchando. Desfia a carne descartando qualquer nervo ou gordura. Guarde para usar em outras receitas.

    Alexandre Litwinski

    Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

    Filé mignon grelhado ao molho chimichurri
    anterior
    Filé mignon grelhado ao molho chimichurri
    Paçoca de carne de sol
    próximo
    Paçoca de carne de sol
    Filé mignon grelhado ao molho chimichurri
    anterior
    Filé mignon grelhado ao molho chimichurri
    Paçoca de carne de sol
    próximo
    Paçoca de carne de sol

    2 Comentários Esconder comentários

    Deixe o seu comentário