Background Image
1 0
Massa para ravioli caseiro

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
400g Farinha de trigo
3 Ovo(s)
60ml Água
2 colheres para sopa Azeite
1 colher para chá Sal

Informação Nutricional

464
Calorias
75
Carb.
14
Proteínas
10
Gorduras
2
Saturadas
43
Sódio
2
Fibras
125g
Porção

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Massa para ravioli caseiro

Tipo:
  • Massas Recheadas
Cozinha:

Quando quero preparar massa para ravioli eu sigo a proporção de 1 ovo para cada 100g de farinha, porém substituo 25% dos ovos por água (60ml de água para cada ovo). Também não uso farinha grano duro, somente a farinha de trigo normal.

  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Basicamente toda receita de massa caseira segue a proporção de 1 ovo para cada 100g de farinha de trigo, isso vale para a massa para ravioli também. Porém eu costumo variar a receita adicionando ou substituindo ingredientes de acordo com o prato. Substituir de 20% a 50% da farinha de trigo por farinha de grano duro, por exemplo, deixa a massa mais consistente, mais “ao dente”. Azeite de oliva ou outro tipo de óleo confere mais elasticidade a massa. Substituir 1 ovo por água resulta em uma massa mais leve. Existem ainda as massas coloridas, como a verde, feita com espinafre e a vermelha com beterraba. As opções são infinitas e o limite é a sua imaginação.

 

Passos

1
Feito

Espalhe a farinha em uma superfície devidamente limpa de forma a imitar um vulcão (veja a foto). Coloque os ovos, a água, o sal e o azeite no centro. Comece a misturar com as mãos a partir do centro (onde estão os ovos) e aos poucos vá incorporando mais e mais farinha. Essa técnica facilita o trabalho de misturar a massa.

2
Feito

Trabalhe a massa por 10 minutos, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos.

3
Feito

Abra a massa com a ajuda de um rolo de massas. A espessura ideal para o ravioli é de 0,5mm.

4
Feito

Agora é decidir o recheio e fechar os seus raviólis. Lembre sempre de passar um pouco de água nas beiradas do ravioli e retirar todo o ar antes fechar.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Ravioli de manga com presunto de parma
anterior
Ravioli de manga com presunto de parma
Filé mignon grelhado ao molho chimichurri
próximo
Filé mignon grelhado ao molho chimichurri
Ravioli de manga com presunto de parma
anterior
Ravioli de manga com presunto de parma
Filé mignon grelhado ao molho chimichurri
próximo
Filé mignon grelhado ao molho chimichurri

50 Comentários Esconder comentários

Oi Jhenniffer, massas frescas cozinham muito mais rápido do que massas secas (aquelas de pacote). Um ravioli precisa de 4 a 5 minutos na água fervente para ficar perfeito, isso se ele estiver à temperatura ambiente. Se você comprou o seu ravioli pronto o melhor é seguir as instruções do fabricante. Abraços.

Vou fazer a massa para raviolis e gostaria de saber onde se encontra “Farinha de grano duro”.
Gosto de massa Al Dente, com essa farinha fica melhor?
Agradeço a atenção, aguardo.

Nestes novos “supermercado gourmet” que começaram a pipocar pelas grandes cidades do Brasil é comum encontrar a farinha de grano duro. No mercado municipal de São Paulo também também, existe inclusive uma loja lá que vende pela internet e envia para todo o Brasil. Como nunca comprei com eles, não posso recomendar, estou apenas indicando o site: http://www.emporiopetali.com.br/loja/produtos.asp?produto=856

Abraços.

um recheio muito bom e de carne de panela desfiada eu recomendo e muito bom de frango desfiado tb mas se quiser um vegetariano de beterraba e delicicoso

Olá,
Gostei da receita e em especial do post, com as dicas de substituição, explicando de forma clara e simples a função de cada ingrediente na massa.

Eu posso guardar a massa de ravioli? Como fazer isso? Com recheio ou sem? E como preparar depois de guardado.

Obrigada!

Que bom que você gostou Luisa. O Ravioli pode ser guardado na geladeira por 2, no máximo 3 dias. Por isso o ideal é conservá-lo congelado. Eu gosto de congelá-lo em um forma bem separados um do outro, depois de algumas horas no congelador eu transfiro para um saco bem fechado. Dessa forma ele se mantem por 3 ou quatro meses. Na hora de preparar é só colocá-lo diretamente na água fervendo e acrescentar um minuto ao tempo normal de cozimento, fica perfeito. Abraços.

Ravioli é minha massa favorita ♡ mas realmente não gosto do sabor dos Raviolis comprados em supermercados. Tentarei essa receita! Deve ficar otimo!

Oi
Obrigada por partilhar a receita…
Posso inicia-la no processador?
O descanso da massa é no frigorifico ou na bancada da cozinha mesmo?
Fico a aguardar…
Um beijo do outro lado do Atlântico… de Portugal!

EMATER na cidade de Erechim, tem inclusive curso de boas práticas de fabricação, num lugar lindo,ótima comida!
Tente se informar.
Fiz o curso lá, ficou mais barato que fazer o curso aqui,tbm sei que existem em outras cidades do Rio Grande do Sul.

Boa tarde,
Eu observei a quantidade de água para a quantidade de trigo que é muito grande. Para além disso, ravioli não leva água, somente ovo, azeite (muito pouco) e sal (também pouco. Não é uma massa complexa e não precisa descansar. O segredo está em não ter água e no ovo, ter inclusive uma porção so com gemas, o que faz ele ficar amarelinho.
Essa massa ficará enjoada e pesada para o que se destina.
Abraço

A receita é o artigo e excepcional e resulta em cheio. Cozedura está pronto quando ravioli vem ao de cima aí deixe mais dois minutos. Com molho convém colocar no forno a 200 c. 20 minutos e servir.

Quero fazer um ravioli de camarão com brie que vi numa revista. Qual o tamanho que corto da massa para cada ravioli ? 3/3 cm? Quantos devem dar para esta receita de 400g de farinha ?

Oi Carlos, tudo bem? O tamanho mais comum é 4cm x 4cm, mas existem formar de vários tamanhos. Eu gosto de fazer maior, 5cm x 5cm, assim o recheio aparece mais. Quando faço em casa costumo preparar 400g de massa para 4 pessoas. Claro que a quantidade do recheio e o molho (maios ou menos encorpado, com ou sem carne, etc) podem aumentar o rendimento. Espero ter ajudado.

Fiz um ravioli de camarão com brie seguindo sua receita e ficou excelente. Tive alguma dificuldade para esticar a massa com o rolo. Acho q se tivesse uma máquina seria mais fácil. E demorou mais a cozinhar, uns 10 min com eles congelados. Todo mundo gostou obrigado pela receita. Abçs

Meu caro, quanto coloco de recheio,em peso,para cada ravioli, considerando que faço os recheios na proporção de 500 gr de benchamel para 200 de outro ingrediente, tal como frango, quatro queijos, queijo com presunto, carne, etc,,,?

Muito boa a massa, super simples de fazer. Só o tamanho da porção que eu não sei qual é. Inventei de fazer pra o aniversário de um amigo, eram pra 70 pessoas. Então coloquei na calculadora do próprio site e falou que eu precisaria de 7 kg de farinha. Fiz os 7kg, usei uns um pouco mais da metade da massa e deu 950 raviólis, aí parei de fazer. Todo mundo comeu super bem e ainda sim sobrou bastante. Ainda usei meio quilo de massa pra fazer um tanto pra 6 pessoas e congelar, fiz uma lasanha relativamente grande e ainda sobraram uns 3kg de massa.
Ficou tudo muito gostoso, super recomendo a massa!

Super boa massa , simples e saboroso sim , fiz ontem para jantar de dia dos namorados , raviolli ,de rúcula queijo ricota e tomate seco, e sobrou massa , fiz rondelli de presunto e mussarela ficou delicioso , tenho certeza que o amor aumentou através dessas massas , parabéns .

Deixe o seu comentário