O copo americano

Por : | 2 Comentários | On : 15 de outubro de 2013 | Categoria : Curiosidades

copo americano

Falando o nome todo mundo pensa que conhece. Mas você realmente sabe quem é esse tal de Copo Americano?

Ele ganhou este nome em referência aos modelos Americanos (fabricados nos EUA) que inspiraram a Nadir Figueiredo a produzir copos de vidro no Brasil no final da década de 40. Quem nasceu nos últimos 30 ou 40 anos pode ter alguma dificuldade para imaginar o que há de tão especial em se produzir copos de vidro, porém o Brasil nos anos 40 dava os primeiros passos de sua industrialização. Essa industrialização, que começou nos anos 30, estava na fase de “Substituição de importações” e se financiava basicamente com capital interno. Só em meados da década de 50 as multinacionais começaram a desembarcar por aqui. Ou seja, só quem era realmente visionário, corajoso ou louco se aventurava a investir e concorrer com os estrangeiros. Produzir copos então?!!!

O que isso tem a ver com o copo Americano? Tudo! Esse pioneirismo permitiu que esse copo atingisse uma penetração de mercado e um reconhecimento que nenhum outro produto consegui. Quem acha que o conhece não faz ideia do que era produzi-lo no início. No primeiro de fabricação (1947) não eram usadas máquinas na sua produção, o famoso copo era fabricado artesanalmente ao ritmo de 2 copos por minuto. Somente um ano depois máquinas foram introduzidas no processo e a produção saltou para 30 copos por minuto. A produção nunca parou de crescer. Em 1965 eram produzidos 60 copos por minutos, marca que em 72 já estava perto dos 100 c/m. Em 1983 eram produzidos 200 c/m, número que chegou a 380 em 1996 e a 420 em 2010. Com a produção a todo vapor, ele agora estava presente em praticamente todas as casas e bares do Brasil. E seguiu ganhando fama. Foi usado como medida oficial pelo governo para receita do soro caseiro e como medida padrão em praticamente qualquer caderno de receitas. Sua fama chegou ao ápice em 2009 com a exposição do copo no MOMA, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, como exemplo do design Brasileiro.

E então, sabem realmente de quem estamos falando ?

Não tenha tanta certeza. Se você estiver em Belo Horizonte pode ser que a coisa complique. Aqui o chamamos de “Copo Lagoinha”. Este nome ganhou força ao longo dos anos porque o nosso amigo foi muito utilizado em uma zona boêmia de BH, o bairro Lagoinha. Pode ser que algum Belorizontino titubeie ao ouvir Copo Americano, mas terá certeza de quem se trata ao ouvir Copo Lagoinha.

Agora que você já conhece até o seu apelido, vamos voltar para o mundo das receitas e complicar um pouco as coisas. Quando uma receita brasileira faz referência a “Um copo”, certamente está falando do nosso Copo Americano (ou Lagoinha) ou 200ml. A confusão começa quando tentamos traduzir uma receita a partir do inglês. Uma medida muito usada em receitas Americanas ou Inglesas é o “Cup”. Acontece que diferente do que se pode pensar, “Cup” não significa copo e sim xícara. Para complicar um pouco mais, a padronização de “1 cup” não é homogênea. Em países de língua inglesa como Canadá, Nova Zelândia e África do Sul um “1 cup” equivale a 250ml e um “Coffee cup” apenas 150ml. Já nos Estados Unidos “1 cup” comumente quer dizer 16 colheres de sopa, ou 1/16 galões ou 236,58ml !!! Isso comumente, porque oficialmente “1 cup” é equivalente a 240ml. Já na Inglaterra o mesmo “1 cup” equivale a 0.5 pints ou 284ml. E quem diria que no Japão um “1 cup” equivale aos 200ml do nosso Copo Americano?!! Resumindo, quando uma receita falar em “1 cup”, verifique a nacionalidade de quem a escreveu.

Se mesmo conhecendo um pouco mais sobre o nosso amigo e seus primos estrangeiros você estiver inseguro para reconhecê-lo, leve a foto abaixo com você, não tem erro !

nd_copo12Americano

Share This Post!

Comentários (2)

  1. postado por Kátia em 30 de agosto de 2015

    Que legal o post! Bacana mesmo, parabéns!
    Mas eu estava procurando saber se a medida ‘copo americano’ é até o friso ou cheio até a boca; pode me esclarecer?
    Obrigada!
    BeijoK.s!

    • postado por Alexandre Litwinski em 30 de agosto de 2015

      Que bom que gostou Kátia. Sobre a sua pergunta, o copo americano (o nosso copo americano) tem 190ml até a borda, o resto é para o colarinho da cerveja! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE