Dia mundial da Pizza

Por : | 3 Comentários | On : 6 de julho de 2016 | Categoria : Curiosidades

Dia mundial da Pizza

O dia mundial da Pizza

será comemorado no próximo domingo, dia 10 de julho de 2016

Democrática, deliciosa e prática, presença frequente na vida dos brasileiros, o nosso parabéns à pizza nossa de cada dia!

Tá sem ideia do que comer? Pede uma pizza!
A cozinha não tem como entrar de tão bagunçada? PIZZA!
Cineminha. Depois uma pizza?!
A galera é grande tal como o tamanho da fome? Pizza neles!
Vai fazer serão no escritório?! Uma pizza de companhia.
E aquela nota boa de matemática? Uma pizza para comemorar!

É assim, diariamente tanto em ocasiões especiais como por obra da necessidade que a pizza é figura onipresente na vida dos brasileiros e também de vários outros povos no mundo. Prática, acessível, democrática; a pizza tomou nossos corações e fixou lugar cativo.

No dia 10 de julho é comemorado o Dia mundial da Pizza e aqui vai o nosso muito obrigado a esse prato tão querido!

Ao contrário do que muitos pensam a pizza que é quase uma instituição nacional da Itália não nasceu nesse país. Sua origem remonta há pelo menos seis mil anos dos povos hebreus e egípcios.A criação de uma massa fermentada com complementos sortidos entre queijos, ervas, defumados e legumes é por muitos pleiteada e a história também inclui os gregos e fenícios na paternidade da pizza, ou pelo menos como criadores de receitas embrionárias da nossa amada redonda. A fama ficou mesmo com os Italianos quando introduziram o molho de tomates – recém trazido das Américas pelos espanhóis – a essa receita e também por darem a ela o seu formato definitivo; porque antes de desembarcar no porto de Nápoles, a pizza tinha o formato de calzone, era dobrada ao meio.

É como no ditado: “filho bonito, todo mundo quer ser pai”; a pizza foi se formando e se transformando sob um caldeirão de influências e até hoje, mesmo que o conceito e formato sejam parecidos, o sabor e modo de preparo continua bem diferente de um país para o outro e às vezes até mesmo entre regiões. Um americano por exemplo achará esquisitíssimo ao te ver saborear uma fatia de pizza usando talheres!

A pizza chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos, e fez da região do Brás em São Paulo o seu lar definitivo. Aliás, os paulistas são responsáveis por 53% de toda a pizza consumida no país! De acordo com ECD Food Service, empresa que realiza pesquisas para o mercado gastronômico são consumidas 1,5 milhão de unidades de pizza no Brasil diariamente. Dessas, 800 mil são servidas nas mesas das 5 mil pizzarias da cidade de São Paulo.

É um prato tão unânime e democrático que caberia parafrasear dizendo que quem não gosta de pizza, bom sujeito não é!

Das versões doces e bizarrices à parte (pizza de frango assado ou estrogonofe, oi???) a pizza é sim um xodó nacional! Vamos celebrar, pois afinal por bem ou por mal tudo realmente acaba em pizza!

Feliz dia mundial da pizza!

Share This Post!

Comentários (3)

  1. postado por Roberto Ricardo em 4 de novembro de 2015

    Em comemoração vou pedir uma hoje! Hehe

  2. postado por Andre em 18 de Maio de 2016

    Muito show 2016 vai ter uma festa aqui perto de casa comemorando o dia mundial da pizza vo comer muito hehehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE