Ingredientes
-
0.5 Alface crespa
-
0.5 Alface roxa
-
200ml Creme de leite
-
2 colheres para sopa Maionese
-
1 colher para sopa Mostarda
-
0.5 limão Limão
-
150g Queijo parmesão
-
1 colher para chá Sal
-
1 colher de sopa Molho inglês
-
1 colher para café Pimenta do reino
-
A gosto Salsinha
-
2 dentes AlhoAmasse os dentes
-
200g Croutons
-
2 colheres para sopa Leite
-
2 colheres para sopa Azeite
Instruções
Vale a pena lembrar que essa tradicional salada é bastante calórica (acredite ou não, são quase 450cal por porção), isso acontece com praticamente todas as saladas tradicionais. O problema é que quase todos os molhos de salada levam azeite (mais de 100cal por colher) e muitas vezes ingredientes pesados como o creme de leite, queijo ou a maionese. A Caesar Salad consegue reunir todos esses, não é por outro motivo que é tão boa!
Por isso lembre-se: Se quiser comer uma salada para emagrecer (ou manter o peso) e não pelo sabor fique apenas no vinagre (balsâmico ou de frutas), sal e pimenta!
Um item obrigatório nas versões tradicionais da Caesar Salad é a anchova, que eu particularmente adoro. Nessa receita eu decidi não incluir esse ingrediente já que no geral, nós brasileiros, não somos muito fans de anchovas. Se você quiser uma Caesar Salad tradicional, bem ao estilo americano, não deixe de incluir ao menos um filé de anchova em conserva na receita.
Também é bastante comum nas receitas mais tradicionais preparar a salada com gemas de ovos batidas com azeite, isso em substituição ao creme de leite. É uma espécie de maionese rústica. Por falar em maionese, esse é outro ingrediente que comumente substitui o creme de leite ou parte dele. O divertido é justamente testar essas variações até encontrar a receita que mais agrade.
Por fim, coloquei o alho como opcional já que muitos consideram o gosto do alho cru muito forte. Contudo, o alho é um dos ingredientes fundamentais desse molho. Sugiro que experimente antes de deixá-lo de fora da sua receita.
Passos
1
Feito
|
Misture todos os ingredientes em um processador pequeno e bata por 30 segundos. Dependendo do creme de leite e do queijo o molho pode ficar muito grosso, neste caso acrescente leite colher por colher até chegar à consistência desejada. |
2
Feito
|
Lave bem as folhas de alface e rasgue-as em pedaços pequenos. Disponha as folhas em um prato e cubra com porções generosas do molho. Espalhe croutons sobre a salada se preferir. Você também pode ralar mais um pouco de parmesão para acrescentar mais sabor. |
19 Comentários Esconder comentários
uma delícia! !!! parabéns, adorei@!!
Adorei. Ficou muito gostosa. Só não coloquei a pimenta do reino. Mas ficou ótima.
Que bom que ficou gostosa Marta. Abraços.
Ficou boa, mas não achei nada parecido com os molhos caesar que já comi aqui em SP.
Oi Patricia, se a origem da receita já é controversa, a receita original é praticamente um mistério. Nos EUA, país a partir do qual a receita se popularizou no mundo, cada restaurante tem a sua própria receita de molho Caesar. A grande diferença entre a versão americana e brasileira é a anchova. Item obrigatório por lá, praticamente não são usadas por aqui, por isso mesmo não a incluí nessa receita. Tradicionalmente uma Caesar Salad tem que ter parmesão, alho e anchovas,o resto fica por conta do gosto e criatividade de cada um. Abraços.
Olá. Adoramos está salada aqui em casa, realmente o molho é um mistério mas observando sempre os sabores experimentados cheguei bem perto desta sua versão, só não sabia do alho e viu experimentar da próxima vez. Não coloco a maionese, e coloco um pouquinho de molho com tahine. Apesar dela não ser magrinha a gente se sente leve escolhendo este prato nos happy hour 🙂
Meu nome saiu errado rsrsrs……é Liana. …ok
Muito bom! Recomendo!!
Ótimo!!
Aqui em casa todos adoramos a receita!! Deliciosa!!! Parabéns! Foi para o meu livro de receitas!
Olá Alexandre
Sou a Luciana que trabalhou pra você temporário no lugar da Sol.
Sou amante da gastronomia e procurando receitas de salada Caesar vi aqui seu blog.
Nem imaginava encontrá-lo como um chef.
Parabéns pelo blog e vou seguir … muito bom! Abraços
Legal saber Luciana, seja muito bem vinda por aqui. Abraços.
Eu reparei na foto que não utilizou o molho inglês seria isso mesmo?
Oi Gleika, usamo sim. A foto é só ilustrativa, acabamos não tirando foto do alho, molho inglês e azeite. Abraços.
Ficou divina. Apenas uma alteração que funcionou bem: ao invés do creme de leite utilizei requeijão light e leite.
Obrigada!
Quanto tempo pode deixar esse molho pronto na geladeira?
Não sei dizer ao certo Joice. É um molho que fica melhor de um dia para outra, os sabores dos ingredientes se misturam e intensificam. Contudo, com mais de 24h ele começa a ficar ruim, principalmente em função do alho.
Ficou uma delícia! Aprovado!!!
Amooo essa receita, já fiz mais de dez vezes hahah