Background Image
0 0
Receita de feijão Mexicano ou Frijoles refritos

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
1Kg Feijão Feijão já cozido
1/2 xícara Banha porco
200g Quejos>Cheddar Na falta use queijo prato
1 pequena Cebola(s)
10 dentes Dente(s) alho
1 colher para café Cominho em pó
1 colher para chá Chilli em pó
1 colher para sopa Sal
1 xícara Torresmo sem pele
2 colheres para sopa Óleo de milho

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Receita de feijão Mexicano ou Frijoles refritos

Frijoles (do espanhol) significa feijão e Refrito quer dizer refogado.

  • 1:05
  • Porções 6
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

A receita de hoje é de um dos feijões mais tradicionais do México, conhecido por aqui apenas como Feijão Mexicano e o segredo dele é simples: Gordura, muita gordura! Normalmente banha de porco e alguns casos uma mistura dela com óleos vegetais.

Os tipos de feijão usados variam muito e evidentemente os feijões mexicanos são ligeiramente diferentes dos nossos. As variedades utilizadas por lá são frijoles pintos, bayos o negros. Entre os mais de 15 tipos de feijão produzidos no Brasil gosto de utilizar o Carioca. O Feijão Rajado, fácil de se encontrar nos supermercado é o mais próximo ao usado por lá o feijão Pintos (Frijoles Pintos).

Os Frijoles refritos são um ingrediente básico em diversos pratos Mexicanos como tacos, burritos e na fajita. Não confunda este feijão com o Chili Mexicano, este último é feito com os grãos de feijão inteiros e carne moída. O link para a receita do Chili eu coloquei ao final desta.

Para essa receita vamos precisar de feijão cozido, banha de porco e toucinho de porco sem pele. Comprar o torresmo pronto é uma opção, porém o melhor mesmo é prepará-lo em casa e de quebra conseguir uma banha de porco fresquinha. Para isso retire a pele da barriga de porco ou toucinho e corte-a em cubos de 1cm. Depois é só fritar em fogo bem baixo durante mais ou menos 50 minutos. Com uma panela de fritura sem óleo como a Airfry ou a Actifry o trabalho é menor, basta colocar o toucinho nela, ligar e esperar.

Passos

1
Feito

Corte a cebola e o alho grosseiramente (depois bateremos tudo) e refogue-os no óleo de milho. Assim que estiverem começando a dourar adicione a banha e aumente o fogo ao máximo, espere começar a formar espuma.

2
Feito

Coloque o feijão já cozido para refogar na banha de porco, ela deve estar bem quente. Mexa por 1 minuto e então desligue o fogo.

3
Feito

Agora é hora de bater o feijão. Se for usar um liquidificar ou processador de alimentos deixe esfriar durante 10 minutos. Caso esteja usando um mixer não é necessário esperar esfriar. Bata até que não exista mais nenhum pedaço ou casca de feijão.

4
Feito

Depois de batido tempere com o chili em pó, o cominho e o sal. Ligue o fogo (baixo) novamente e deixe cozinhar até que fique bem grosso, isso deve demorar cerca de 20 minutos. Quando estiver no ponto desejado desligue o fogo e acrescente o queijo prato ralado.

5
Feito

Por fim adicione o torresmo sem pele, mexa e sirva em seguida.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Receita do Chili Mexicano, feijão com carne moída
anterior
Receita do Chili Mexicano, feijão com carne moída
Entrecôte com molho especial e batatas fritas
próximo
Entrecôte com molho especial e batatas fritas
Receita do Chili Mexicano, feijão com carne moída
anterior
Receita do Chili Mexicano, feijão com carne moída
Entrecôte com molho especial e batatas fritas
próximo
Entrecôte com molho especial e batatas fritas

2 Comentários Esconder comentários

Deixe o seu comentário