Como evitar que o camarão enrole ao fritar
Como evitar que o camarão enrole ao fritar? Os camarões tem a tendência natural de enrolar quando são fritos, cozidos ou assados. Em algumas receitas essa característica é positiva, como no caso do tradicional Popcorn Shrimp. Em outras, como no Butterfly Shrimp, essa característica pode prejudicar muito o resultado do prato.
Existem diversas técnicas para evitar que o camarão enrole, a mais comum talvez seja espetar um palito de dente no corpo todo do camarão, o que não é muito prático, principalmente para retirar os palitos antes de servir.
Porém existe uma maneira mais simples e natural para evitar que o camarão enrole, para isso precisamos primeiro entender porque isso acontece:
O camarão tem um cordão nervoso (ventral) que percorre toda a sua “barriga”. Esse cordão encolhe mais do que o restante do corpo durante o cozimento e com isso faz com que o camarão se curve ou enrole. O truque é fazer pequenos cortes superficiais na barriga do camarão de modo a cortar este cordão em vários pedaços, evitando assim que o camarão enrole. Melhor ainda (porém pouco mais trabalhoso) é remove-lo completamente. Abaixo eu explico passo a passo como fazer isso:
Removendo o cordão nervoso ventral que faz o camarão enrolar
Se você olhar atentamente para a “barriga” do camarão este cordão estará bem visível. Ele percorre todo o corpo do camarão, da base da cabeça ao rabo. Faça um corte superficial e transversal na “barriga” do camarão, bem no início do seu rabo, de forma a cortar o cordão neste ponto. Com a ponta de uma faca na metade do corpo do camarão, pince o cordão e com os dedos puxe-o com cuidado. Pronto, sem ele o seu camarão praticamente não vai se curvar durante o preparo.
Para deixar o camarão mais reto ainda durante o cozimento (ou fritura), coloque o camarão já sem o cordão nervoso sobre uma superfície lisa, com a barriga para baixo. Faça uma pressão nas “costas” do camarão forçando-o contra a superfície. Isso vai romper os músculos evitando ainda mais que enrole durante o cozimento.
Olá!
Sou aluno de uma escola de Gastronomia aqui em Curitiba, estou no primeiro ano.
Parabéns pelo site.
Oi Carlos, muito obrigado pelo retorno. Ficamos felizes que tenha gostado. Se tiver receitas que gostaria de compartilhar nós iremos adorar. Abraços.
MARAVILHA essa dica. Nunca ouvi falar. Obrigado
Não consigo fazer pra ele ficar retinho…?
Procurei em todo lugar uma explicação e não encontrei, achei aqui!! Otima dica, muito bem explicado e obrigada por ensinar.
Tem certeza que isso é um músculo e não o cordão nervoso do animal?
É verdade Alexandre, essa “tripa” é o cordão nervoso ventral.
Valeu a dica! So aqui encontrei e sei wue vai da certo. Obrigada
Amei a dica! ❤???Obrigada por compartilhar!
Amei a dica! ❤???Obrigada por compartilhar! Parabéns!
E se colocar um palito durante o cozimento?