Chandon no Comida di Buteco, 212 bares terão a bebida
Apesar de instalada no Brasil desde 1972, somente nos últimos anos a Chandon conseguiu popularizar a bebida entre os brasileiros, ao menos é disso que a empresa se gaba. Pessoalmente atribuo essa popularização à oferta de novas e mais baratas marcar importadas que ao longo dos últimos 20 anos jogaram por terra aquela imagem que espumante é coisa de rico.
A verdade é que há bem pouco tempo nem mesmo a palavra espumante era usada, tudo (espumantes, prossecos, cavas, champagnes) era chamado de Champagne. Contudo, se não é possível atribuir a popularização dos espumantes às ações da Chandon, é inegável a sua influência. Hoje além das opções importadas, dezenas de marcas nacionais estão disponíveis no mercado, muitas delas provenientes da cidade de Garibaldi, não por coincidência justamente a cidade escolhida por Chandon para plantar seus vinhedos.
A Chandon faz parte do maior grupo de marcas de luxo mundial e provavelmente você nem imaginava que marcas tão distintas estavam tão ligadas. É fácil associar a nossa velha e boa Chandon ao tradicional champanhe Moët & Chandon, cujo nome é muito próximo não por acaso. Agora, você sabia que outros célebres champanhes também fazem parte do grupo LVMH? Estou falando do icônico Dom Pérignon, do Krug e da Veuve Clicquot. Até mesmo um dos melhores conhaques do mundo integra esse grupo, a Hennessy que é responsável pelo “H” do nome do grupo.
Já que estamos falando das letras que formam a abreviação do nome do grupo é fácil adivinhar de quem vem o “M”, da marca, o Moët & Chandon é claro. E o “L”? Bem, essa é mais inesperada. Na verdade o “LV” vem de Louis Vuitton. Isso mesmo, o grupo Moët Hennessy se juntou ao grupo Louis Vuitton para formar em 1987 o maior grupo de produtos de luxo do mundo. Com a fusão passaram a ser “irmãs” da nossa Chandon marcas como Christian Dior, Givenchy, DKNY, Fendi, Kenzo, e até os relógios TAG Heuer.
E o que isso tem a ver com o Festival Comida de Buteco? Bem, a Chandon Brasil resolveu dar provavelmente o passo mais ambicioso na popularização de sua marca e decidiu associá-la ao Festival Comida di buteco. Agora as tradicionais “louras” precisarão dividir a mesa de mais 212 dos 500 butecos participantes com taças cheias da requintada bebida, é a Chandon no Comida di Buteco 2015.
“A comida de raiz traduz a identidade de uma região, é um convite para compartilhar momentos alegres e descontraídos. Essa proposta dialoga diretamente com o universo da Chandon e estamos muito felizes de reforçar a presença de nosso produto nesse ambiente, em um momento tão especial e convidativo como o festival”, essa foi a declaração do diretor geral da Chandon no Brasil, Sergio Degese.
Agora é questão de tempo para sabermos se os espumantes irão conquistar as mesas de buteco como fizeram com as dos restaurantes, das baladas e até da nossa casa.
Lembre-se o Festival Comida di Buteco já começou!