Como abrir ostras
É importante conhecer duas estruturas das ostras antes de tentar abrí-las:
Umbo
É como uma dobradiça, é ele quem mantém as duas metades (chamadas de valvas) da ostra juntas.
Músculo
Chamado simplesmente de músculo, é ele quem mantém as duas valvas unidas.
Instrumentos adequados
Existem facas apropriadas para se abrir uma ostra como mostrado na foto abaixo. Basicamente elas são mais largas para que possam ser giradas forçando a abertura da ostra. Além disso, possuem um estrutura que impede que a lâmina penetre a ostra ao ponto de sair pelo outro lado e eventualmente machuque a mão da pessoa que a está operando.
Como abrir ostras facilmente:
Se você não tiver uma faca própria use a mais larga disponível que de preferência não seja muito longa ou com a ponta muito afiada. Para abrí-las siga os passos abaixo:
- Se você ainda não tem muita prática use um pano para segurar as ostras, assim fica mais difícil elas escorregarem e você evita acidentes.
- Segure a ostra com o lado (valva) mais curvo para baixo, assim você preserva o saboroso líquido do seu interior.
- Introduza a faca na região do Umbo (dobradiça). É a extremidade mais pontiaguda da ostra.
- Uma vez rompido o músculo do Umbo movimente a faca em torno da ostra de forma a romper o músculo que mantém as partes unidas.
Uma outra forma de abrir é introduzir a faca na lateral de forma a cortar o músculo que mantém a concha fechada. Uma vez feito isso é só forçar a abertura da concha até que o Umbo se quebre. Pessoas acostumadas a abrir ostras normalmente preferem essa técnica, sendo que a primeira é mais fácil para iniciantes.