Crock-Pot a ferramenta para o cozimento lento
Crock-Pot é o nome usado para fazer referência a todo tipo de panela elétrica, em especial as panelas de Slow-cooker. Não confunda Slow-cooker com Slow food. Enquanto o primeiro é uma técnica culinária, tema deste post, o segundo termo diz respeito a um movimento surgido no final da década de 80 com o objetivo de valorizar o alimento. É um movimento em clara oposição ao Fast food.
O Slow-cooker, ou o ato de cozinhar os alimentos lentamente não é novidade. Há muitos anos já se cozinhavam grãos em panelas de ferro sobre o fogo por várias e várias horas. Porém, em 1971 surgia a Crock-Pot, nome que virou sinônimo deste tipo de panela. Tratava-se de uma panela elétrica com um recipiente de cerâmica em seu interior. Ela ganhou muita popularidade por uma simples necessidade da época: o tempo.
As mulheres estavam ingressando no mercado de trabalho intensamente e não podiam mais gastar várias horas preparando as refeições da família. Com a Crock-Pot a dona de casa e agora operária, picava e colocava todos os ingredientes na panela antes de sair para o trabalho e quando voltava tinha uma refeição quente e saborosa para servir.
Hoje a panela (Crock-Pot) é usada mais em função dos benefícios do cozimento lento; para a falta de tempo vieram as refeições congeladas amplamente difundidas a partir dos anos 90.
Cozinhar lentamente em uma Crock-Pot pode acrescentar muito sabor aos alimentos, além de transformar o colágeno das carnes em gelatina, o que as torna extremamente macias.
A maioria das panelas presentes no mercado são muito simples e fáceis de usar. Basicamente você escolhe entre duas ou três opções de cozimento (mais ou menos lento).
Essa é a crock-pot que eu utilizo em casa
Em casa eu tenho este modelo que é um pouco mais sofisticado, permitindo a programação de tempo, por exemplo. Porém, a maior vantagem deste modelo é possuir um termômetro incorporado.
Ela está equipada com um termômetro em forma de espeto que pode ser introduzido em peças de carnes permitindo que a panela seja programada para interromper o cozimento assim que o interior da peça chegar a determinada temperatura. Isso é ótimo quando queremos carnes mal passadas ou ao ponto.
Para quem deseja comprar a primeira panela eu recomendo escolher um modelo bem simples e barato. A tendência é usarmos muito pouco este tipo de panela no dia-a-dia. Eu mesmo utilizo para poucas receitas. Aqui segue o link de uma receita de coelho preparada nessa panela.
Onde consigo comprar esta panela?
Grata.
Oi valéria, este modelo eu comprei nos EUA, aqui no Brasil eu nunca achei à venda. Contudo, existem diversos modelos à venda por aqui, basta fazer uma pesquisa por slow cooker na internet. Abraços.
Comprei recentemente uma panela de cozimento lento no Sam’s Club de Contagem-MG.
Que legal Xavier, espero que você aproveite bastante, se puder mande as receitas que fizer. Abraços.
Visitei uma prima nos EUA e ela cozinhou carne na slow cooker pra nós, ficou muito bom! Realmente, não é algo que vemos por aqui, né? Por curiosidade, fui pesquisar depois que uma amiga dos EUA disse que também tinha e falou de receitas (ela coloca Dr Pepper na carne de porco e disse que fica bom!?). Parece que existem modelos nacionais da Cadence disponíveis no Brasil por menos de 200 reais, já, é um começo para quem não deseja importar.
Realmente existem modelos nacionais com o preço bem legal, acho que vale a pena ter uma casa. Abraços.
Tenho a panela crockpot gostaria de fazer continente mas é muito demorado e assim mesmo?muito lento custa ferver aliás n ferve.
Ola boa noite! A minha Crock pot, trouxe da Europa! Eu la tive muita facildiade de utilizar, adore!
Mas, aqui eu não consigo adequar as nossas receitas!
Vcs tem receitas faceis para serem feitas?
Ou tem uma pagina no face, insta, para trocarmos experiencias?
Entre na página Slow Cooler BRASIL. Você encontrará dezenas de receitas. Boa sorte com a sua panelinha. A minha tem 5 anos e é da Cadence. Maravilhosa.
qual é a voltagem dessa panela rival crock-pot modelo 37401