Como cuidar da sua tábua de corte

Por : | 4 Comentários | On : 12 de agosto de 2014 | Categoria : Fica a dica

tabua

Cuidar da nossa (ou nossas já que o ideal é ter mais de uma) tábuas de corte é preocupar mais com a saúde do que com a aparência. Claro que aquelas tábuas velhas e marcadas dão uma impressão de sujeira, mesmo que estejam limpas, acontece que uma tábua mal higienizada pode de verdade trazer prejuízos à saúde.

Dois tipos de tábuas são os mais comuns no Brasil, as de madeira e as de polietileno (aquelas brancas). Discutir qual delas é a melhor é como discutir futebol ou religião, nunca chegaremos a um acordo. Sendo assim vou me limitar a explicar como cuidar de cada uma delas, mas antes disso vamos falar de alguns conselhos que valem para ambas:

  • Tenha de preferência tábuas específicas ao menos uma para carnes vermelhas, outra para legumes e uma para os vegetais. A contaminação cruzada entre os alimentos eleva muito o risco de produzir alimentos contaminados.
  • Tenha tábuas de diferentes tamanhos, principalmente algumas bem pequenas que podem ser usadas com praticidade para cortar apenas uma fatia de queijo, por exemplo. Muitas vezes acabamos cortando alimentos (queijos, frutas, pães, etc) sobre a pia ou a mesa o que pode causar contaminação.

Como cuidar da sua tábua de corte de madeira

  • Devemos usar óleo nas tábuas de madeira com frequência. Ao comprar uma tábua nova a aplicação deve ser diária, após 5 dias semanal e depois de um mês a aplicação pode acontecer apenas uma vez por mês. Além de melhorar a aparência o óleo penetra na madeira ajudando a deixá-la selada.
  • Não devemos usar cloro e outros produtos químicos na tábuas de madeira. Além de prejudicar o selamento feito pelo óleo eles danificam a madeira e deixam resíduos.
  • Usar óleos de cozinha comuns não é a melhor opção. Além da maioria deles não polimerizar (não formar uma camada homogênea) são óleos que oxidam (ficam rançosos) muito rápido o que pode deixar gosto nos ingredientes manipulados sobre a tábua. O ideal é usar uma mistura de óleo mineral (aquele encontrado nas farmácias e muito usados em bebês) com cera de abelha na proporção de 1 colher de chá de cera para cada 300ml de óleo.
  • NÃO lavar na máquina de lavar louças. A alta temperatura pode afetar a estrutura da madeira podendo deixar a tábua completamente torta.

Veja nas fotos abaixo a diferença no visual de uma tábua que acabou de receber o óleo:

cuidar da sua tábua

Tábua sem óleo

cuidar da sua tábua

Aplicando o óleo

Tábua com o óleo aplicado

Tábua com o óleo aplicado

Detalhe da tábua sem óleo

Detalhe da tábua sem óleo

Detalhe da tábua com o óleo aplicado

Detalhe da tábua com o óleo aplicado

Como cuidar da sua tábua de corte de polietileno

  • Neste tipo de tábua o óleo não ajuda em nada já que elas não são absorventes. O ideal é lavar bem com detergente após cada uso e uma vez por semana deixá-la de molho por 15 minutos na água sanitária. Basta colocar a tábua dentro do tanque e espalhar a água sanitária sobre a sua superfície de corte.
  • Este tipo também se dá muito bem com máquinas de lavar, principalmente quando reguladas para altas temperaturas. Além de não se danificarem durante a lavagem a temperatura elevada mata todos os micro-organismos existentes.

E quando a nossa tábua já está nas últimas?

Se você tem uma tábua da qual gosta muito ou simplesmente se você é pão-duro, uma saída é reformar a sua tábua. O que você precisa fazer é lixar para remover as marcas de corte usando uma lixa grossa (80 ou 90)  e na sequência usar duas lixas mais finas, uma 150 e outra 300. A sua tábua vai ficar novinha. Se for uma tábua de madeira após lixar lave, deixe secar e aplique o óleo com cera de abelha. Faça isso por 5 dias consecutivos. Se for uma tábua de polietileno é só lavar e começar a usar.

Essa é uma foto de uma tábua de polietileno que já apareceu muitas vezes aqui no Blog:

Tábua de polietileno

No detalhe abaixo é fácil perceber como a tábua já estava marcada de cortes:

Tábua de polietileno

Veja a diferença depois de lixada (com a ajuda de uma lixadeira para acabar mais rápido):

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Share This Post!

Comentários (4)

  1. postado por HELDA ROCHA PIN em 25 de setembro de 2014

    Olá. Gostaria de saber o preço e como faço para comprar essa tábua de carne oval.
    Desde já agradeço a atenção.

    • postado por Hanna Litwinski em 25 de setembro de 2014

      Olá Helda,
      Tudo bem? Obrigada por visitar o nosso blog!
      Essa tábua ganhamos de presente há muito tempo, não sei onde encontrar uma similar, entretanto se durante as nossas “incursões culinárias”topar com alguma, te aviso!
      Um abraço,
      Hanna Litwinski

  2. postado por Ana em 26 de novembro de 2014

    olá!

    qual marca e modelo é a lixadeira de vocês? obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE