Geleia de Menta ou de Hortelã?
Para a maioria das pessoas não existe um bom cordeiro que não esteja acompanhado de uma geleia de menta. Pelo menos aqui no sudeste do país. No sul, onde o consumo da carne de cordeiro faz parte do dia-a-dia, a geleia não é assim tão indispensável. O problema é quando vamos ao supermercado comprar menta e só encontramos hortelã. Você sabe a diferença entre as duas?
Na verdade a diferença entre as duas é muito pequena. Ambas fazem parte de um mesmo gênero chamado Mentha. Existem no mundo em em torno de 30 espécies de Mentha. Vulgarmente as classificamos entre Menta e Hortelã. Podemos encontrar a mesma espécia sendo chamada de menta em um supermercado e de hortelã em outro.
Na prática as espécies cultivadas no Brasil são muito semelhantes. Alguns dizem que a hortelã é mais forte e a menta mais suave. Na minha opinião isso não existe na prática. Características do solo, plantio e região podem alterar essas diferenças facilmente.
Por isso vale regra geral adotada pelo mercado para dar “nome aos bois”: Quanto mais refinado o prato mais menta no nome e quando mais simples mais hortelã. Por isso usam hortelã no quibe da padaria e menta no cordeiro das churrascarias Porcão ou Fogo de Chão.