Passe Vite – O ralador com sotaque francês
Pouco comum nas cozinhas brasileiras, o Passe Vite é um equipamento muito usado principalmente na França e em tradução direta para o português significa: Passar depressa.
Em patente registrada em 1928 foi descrito por seu inventor, o belga Victor Simon, como sendo um “Filtro de ação rápida para legumes e outros alimentos”. É isso mesmo o que ele é: Um instrumento de inox dotado normalmente de três peneiras com furos de diâmetros diferentes. Uma haste também em inox força os alimentos contra a peneira, produzindo purês em texturas que variam de acordo com a peneira usada. O tal “filtro”, diferente de um processador de alimentos ou mesmo um liquidificador, “filtra” os alimentos, separando, por exemplo, sementes, peles e talos. Além de purês homogêneos, é perfeito para produzir um belo molho ao sugo sem trabalho nenhum com a pele ou a semente dos tomates. Papinhas de bebês também ficam perfeitas com ele.
Uma busca rápida aqui no Blog retornará diversas receitas onde costumo utilizar o passe vite. Como não encontrei uma referência a ele na Wikipedia em português deixo o link para o artigo original em Francês.
Eis um equipamento indo na cozinha ?
Excelente e indispensável. ?