Mandoline, o utensílio que faltava na sua cozinha
Infelizmente no Brasil a oferta deste tipo utensílio é muito pequena. Pouquíssimas opções estão disponíveis nas lojas, mesmo nas on-line. Os poucos modelos que existem são de muito baixa qualidade. Para encontrar um Mandoline realmente bom, somente nos grandes centros e em lojas especializadas.
Isso é triste já que é um instrumento bastante útil na cozinha. É daquele tipo que só sentimos falta depois de ter o primeiro. Porque ele é tão útil assim? Fácil de montar e sem as complicações de um processador de alimentos, o mandoline permite que em minutos você tenha legumes cortados das mais variadas formas, inclusive à Juliene, chips, corte ondulado, ou mesmo o corte da Batatas Gaufrette.
Conhecendo o Mandoline:
- Essa é a base do Mandoline.
- É um apoio que serve para mover os alimentos contra a lâmina com segurança.
- Essa é uma peça chave. Ela possui duas opções de facas verticais mais uma opção de faca cega. As facas horizontais servem para cortar à Juliene (opção mais fina) ou no tamanho padrão da batata frita. A faca cega não produz nenhum corte, serve apenas para ajustar a espessura do corte que vai ser realizado pela faca horizontal (peça 4)
- Essa é a faca horizontal com duas opções. Em um dos lados um corte liso, no outro um corte ondulado.
Alguns cortes feitos com o mandoline:
Você pode usá-lo com qualquer legume. Abaixo eu preparei alguns exemplos de cortes com batatas: