O Pinhão na Culinária – Livro
Primeiro preciso dizer o quanto gosto de pinhão, na verdade cresci comendo pinhão cozido, herança da família do meu pai que é do sul do Brasil. Por falar nele, não foram nem uma ou duas vezes que o vi preparar alguma receita que tivesse o pinhão como ingrediente. A ultima que comemos foi uma truta empanada na farinha de pinhão e era um pinhão especial pois, era colhido na própria fazenda onde ele mora no sul de Minas Gerais.
Não sei porque desde que começamos o Blog nunca preparamos uma receita com pinhão. Fica aqui o compromisso de preparar uma nas próximas semanas.
Voltando ao livro tema deste post, “O Pinhão na Culinária” , ele foi lançado em junho do ano passado (2014) e hoje é um dos finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2015, concurso que é considerado o Oscar da literatura gastronômica.
O prêmio ao qual o livro está concorrendo é dividido em diversas categorias e tem uma primeira fase nacional, quando os jurados selecionam um representante do país. “O Pinhão na Culinária” foi selecionado como representante brasileiro na categoria “Fruits” e agora concorre na fase final com livros de outros países. O vencedor será conhecido no dia 9 de junho em cerimônia que acontecerá em Yantai, na China.
De acordo com uma das autoras e pesquisadora da Embrapa, Rossana Catie Bueno de Godoy, o livro é uma coleção de receitas doces e salgadas, todas testadas e avaliadas. Já a professora Maria de Fátima Negre, co-autora do livro afirma: “Há muitos novos sabores e combinações. O interessado vai perceber como o pinhão é versátil”.
O livro foi editado pela Embrapa Florestas (PR) e além das duas co-autoras já citadas teve a participação de Cristiane Helm, Geisa Liandra de Andrade de Siqueira e Lídia Maria Mendes.
O livro pode ser encontrado na própria livraria da Embrapa (que é bastante confusa, diga-se de passagem) ou na livraria do Chain: www.livrariadochain.com.br