Quiabo sem baba preparado na panela de fritura sem óleo

Por : | 2 Comentários | On : 6 de Maio de 2015 | Categoria : Técnicas Culinárias

quiabo na actyfry

Como preparar um quiabo sem baba

A baba do quiabo é uma secreção rica em polissacarídeos conhecida como mucilagem que tem como principal característica a capacidade de reter água. Na África, de onde o quiabo partiu rumo ao novo mundo juntamente com os escravos, essa propriedade é aproveitada para engrossar receitas, simplesmente adicionando o quiabo como ingrediente.

No Brasil essa característica é menos valorizada e a viscosidade adquirira pelo quiabo durante o cozimento, a famosa “baba do quiabo”, é normalmente rejeitada pelas pessoas. O sonho de 10 em 10 pessoas que adoram quiabo é conseguir prepará-lo sem a temida baba.

Existem milhões de receitas e segredos na internet para se conseguir um quiabo sem baba, podemos classificá-los em duas estratégias diferentes:

1) Evitar que a baba seja liberada (saia para fora do quiabo)

Todas as técnicas, receitas e dicas do tipo: Mexa devagar, cozinhe em fogo baixo, congele o quiabo antes de prepará-lo,etc, tem o mesmo objetivo: Evitar que o quiabo libere a temida baba. Funcionam, desde que a sua receita permita que o quiabo seja cozido sem que seja necessário mexer com frequência. Mas lembre-se: a baba estará lá, só que dentro do quiabo.

2) Remover a baba do quiabo

Deixar o quiabo de molho em água é provavelmente a melhor forma de remover a sua baba. Deixe de molho em bastante água de um dia para o outro na geladeira. Mexa sempre que passar pela cozinha para ajudar a liberar a baba. Usar limão ou vinagre acelera o processo, porém deixa um gosto ácido no quiabo.

Outra forma é eliminar a baba do quiabo através do calor. Restaurantes costumam fritar o quiabo por imersão em gordura vegetal bem quente. Isso realmente elimina a maior parte da baba, contudo acrescenta calorias desnecessárias.

Para quem tem uma panela Actifry em casa existe uma solução fácil e pouco calórica para remover a baba do quiabo. Basta cortar o quiabo em pedaços de 2cm (depois de lavados e secos) e colocar na panela com 1 colher de sopa de óleo para cada quilo de quiabo. Depois de 20 minutos você terá um quiabo cozido e sem baba nenhuma.

quiabo na actyfry

Share This Post!

Comentários (2)

  1. postado por Daniela Mansano em 6 de Maio de 2015

    Eu amo quiabo

  2. postado por MÔNICA TELES em 9 de agosto de 2016

    Eu faço quiabo todo dia: lavo, corto e coloco numa frigideira anti-aderente refogado com alho e cebola. Coloco um pouco de água e deixo cozinhar em fogo baixo, na hora que ele ta quase seco, mais um pouco de agua e o ponto é: ele fica bem molinho sem baba.No fim acrescento tomate picado e as vezes 1 col de farinha de milho só pra engordar rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE