Background Image
0 0
Bife ou Filé à Parmegiana

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
Molho
6 Tomate(s)
1 Cebola(s) Pequena
2 colheres para sopa Azeite
1 colher para café Pimenta do reino Moída
1 colher para chá Sal
2 dentes Alho
500ml Na falta do caseiro use 1 cubo dissolvido em 500ml de água quente
Bifes
500g Filé mignon
A gosto Sal
A gosto Pimenta do reino
150g Farinha de rosca
150g Farinha de trigo
2 Ovo(s)
2 litros Óleo de milho Para fritar os bifes
Finalização
200g Queijo muçarela Ralada. Pode substituir por parmesão
4 fatias Presunto

Informação Nutricional

1 bife
Porção
492
Calorias
37
Proteínas
18
Gorduras
6
Saturadas
33
Carb.
7
Fibras
320
Sódio

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Bife ou Filé à Parmegiana

Tipo:
  • Carnes
Cozinha:

O filé à parmegiana, ao contrário do que muitos pensam, é um prato bastante brasileiro. Paulista de nascimento, o Filé à parmegiana tem inspiração italiana e não é só no nome. Basicamente é um bife alto de filé mignon, empanado na farinha de rosca, frito e então gratinado com bastante queijo parmesão e molho de tomate.

  • 40min
  • Porções 4
  • Média dificuldade

Ingredientes

  • Molho

  • Bifes

  • Finalização

Instruções

Compartilhar

Tradicionalmente o Bife à Parmegiana, como também é conhecido, é servido com spaghetti ao sugo, ao menos é assim em sua terra natal, São Paulo. Contudo, em muitas cidades do Brasil o prato é servido com arroz branco e purê de batatas, além de levar a muçarela no lugar do parmesão, algo estranho para os paulistas.

Já em algumas cidades do interior do estado o Filé ou Bife à Parmegiana é conhecido como Bife Ensopado e em alguns casos tem o orégano, normalmente adicionado em São Paulo, substituído pelo coentro.

A nossa receita de hoje vem dos restaurantes tradicionais de Minas, um Filé à Parmegiana (por aqui não dizemos Bife à Parmegiana) coberto com muçarela e muito molho de tomate, como acompanhamento um arroz branco bem soltinho e um gostoso purê de batatas.

Passos

1
Feito
20 min

Molho

Vamos começar com o molho de tomates, assim ele pode ficar cozinhando e apurando o sabor enquanto preparamos a carne. Refogue a cebola picada bem fina no azeite com os dentes de alho espremidos. Assim que dourar acrescente os tomates sem pele e sem sementes. Refogue por 5 minutos e então acrescente o caldo de legumes. Deixe cozinhar por 15 minutos. Verifique e acerte o sal.

2
Feito

Você pode usar o molho assim mesmo, contudo nós sempre processamos o molho com um mixer para que fique mais consistente. Mantenha o molho no fogo bem baixo para continuar cozinhando e apurando sabor. Adicione uma pequena quantidades de água sempre que o molho secar muito.

3
Feito
10 min

Empanar

Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque as farinhas (trigo e rosca) em vasilhas separadas, formas pequenas são perfeitas para isso. Bata os ovos usando um garfo e tempere com uma pitada de sal. Passe os bifes pela farinha de trigo. Em seguida passe os bifes pelo ovo batido, cuidando para que o ovo cubra todo o bife. Agora passe o bife pela farinha de rosca, certifique-se de cobrir todo o bife com a farinha. Pronto, os seus bifes à milanesa estão prontos para seguir para a fritura.

4
Feito
8 min

Fritando

Vamos agora fritar os bifes à milanesa, e para isso esquente qualquer tipo de óleo vegetal (soja, milho, canola, etc) a 180°c e frite os bifes até ficarem dourados, cerca de 6 a 8 minutos. Deixe os bifes descansarem em papel toalha por alguns minutos para remover o excesso de óleo.

5
Feito
5 min

Montagem

Coloque os bifes à milanesa já fritos em uma assadeira. Sobre cada bife coloque uma fatia de presunto. Sobre o presunto espalhe uma quantidade generosa de molho. Agora é a vez da muçarela ralada, seja generoso. Para finalizar coloque um pouco mais de molho sobre a muçarela e pronto, o seu Filé à Parmegiana já pode seguir para o forno no qual deve gratinar por 4 a 6 minutos, somente para derreter o queijo.

6
Feito
5 min

Gratinar

Agora é gratinar o queijo por 5 minutos na temperatura máxima do seu forno e servir em seguida.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Camarão ao Catupiry
anterior
Camarão ao Catupiry
Frango light no sous vide com molho de iogurte e mostarda
próximo
Frango light no sous vide com molho de iogurte e mostarda
Camarão ao Catupiry
anterior
Camarão ao Catupiry
Frango light no sous vide com molho de iogurte e mostarda
próximo
Frango light no sous vide com molho de iogurte e mostarda

32 Comentários Esconder comentários

Quando eu e minha noiva vamos à algum restaurante, sempre ficamos atentados a pedir filé a parmegiana, ou de frango ou de carne, e na maioria das vezes pedimos! rsrs. Agora vamos tentar fazer em casa. Muito obrigado!

Deixe o seu comentário