Background Image
0 0
Camarão ao Catupiry

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
250g Catupiry
200g Creme de leite
400g Camarão
1 pequena Cebola(s)
1 dentes Alho
1 colher para café Pimenta do reino De preferência branca
1 colher para chá Sal
50ml Vinho branco
2 colheres de sopa Azeite

Informação Nutricional

300g
Porção
926
Calorias
55
Proteínas
66
Gordura
15
Saturada
42
Proteína
0
Fibras
1462
Sódio

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Camarão ao Catupiry

Tipo:
  • Frutos do mar
Cozinha:

Essa nossa receita é um pouco diferente, poderíamos chamar inclusive de Camarão ao Thermidor.

  • 20
  • Porções 2
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

A receita padrão de camarão ao Catupiry é basicamente um camarão com molho de tomate que vai ao forno com “pelotas de Catupiry”. Essa nossa receita é um pouco diferente, poderíamos chamar inclusive de Camarão ao Thermidor. Isso porque grande parte dos restaurantes brasileiros preparam o famoso prato francês exatamente como nessa receita e bem diferente da receita original.

A Lagosta ao Thermidor é considera a Rainha das Receitas. É um consenso entre os maiores conhecedores de gastronomia do mundo, tratar-se de uma das 10 melhores receitas já criadas pela humanidade.

Todo esse reconhecimento não veio fácil, preparar a Lagosta ao Thermidor exige horas de dedicação que envolvem limpar as lagostas, cozê-las corretamente, preparar lentamente um caldo a partir das suas cascas para só então preparar um roux que será a base do molho que as acompanhará por mais alguns minutos de finalização no forno.

Agora que vocês tiveram uma ideia de todo o trabalho envolvido no preparo dessa verdadeira iguaria, fica fácil entender porque muitos preferem simplesmente dissolver um Catupiry e servir com a lagosta gratinada com um pouco de parmesão.

Não que isso seja ruim, na verdade costumo dizer que nada com Catupiry fica ruim, só não dá para chamar de lagosta ou camarão ao Thermidor. Por isso mesmo o nosso prato se chama:

Passos

1
Feito

Compre camarões de tamanho médio, sem cabeça ou casca. Eu gosto de manter o rabinho pela aparência, você pode fazer sem se preferir. Aqui não vale usar aquele camarão de molho, o resultado não fica o mesmo. Não se preocupe em temperar os camarões, você deve apenas cozinhá-los por 2 minutos em água fervente. Depois de cozidos mantenha-os na água com gelo.

2
Feito

Comece triturando a cebola, em seguida refogue-a em duas colheres de azeite juntamente com o alho amassado até dourar. Use fogo médio a baixo.

3
Feito

Assim que dourar adicione o vinho para deglaçar a panela, mexa um pouco, abaixe o fogo e junte o creme de leite e o Catupiry. Tempere com a pimenta-do-reino e o sal.

4
Feito

Cozinhe em fogo baixo até dissolver todo o Catupiry e engrossar. O molho tem que ficar bem grosso, isso porque o camarão vai soltar muita água quando for adicionado.

5
Feito

Aumente o fogo e adicione os camarões, mexa sem parar por 1 minuto. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por mais 2 minutos antes de servir. Se preferir servir gratinado, ao invés de misturar os camarões na panela e cozinhar simplesmente transfira tudo para uma forma, polvilhe com parmesão e leve para gratinar por 2 a 5 minutos.

6
Feito

Eu gosto de comer este prato com um pouco de arroz branco e só! Fica ótimo também com uma boa batata palha. Bom apetite.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Guacamole, aprenda a preparar a receita original
anterior
Guacamole, aprenda a preparar a receita original
Bife ou Filé à Parmegiana
próximo
Bife ou Filé à Parmegiana
Guacamole, aprenda a preparar a receita original
anterior
Guacamole, aprenda a preparar a receita original
Bife ou Filé à Parmegiana
próximo
Bife ou Filé à Parmegiana

32 Comentários Esconder comentários

Oi Felipe, para esse prato eu prefiro cozinhar o camarão antes, evitando que o molho de catupiry absorva muito gosto de camarão. É uma questão de preferência, gosto do contraste do gosto do catupiry e do camarão para essa receita. O objetivo de colocar no gelo é interromper o cozimento e mantê-lo gelado evitando contaminação. Não tem problema nenhum caso queira colocar o camarão cru na última etapa para que cozinhe junto com o molho, é só lembrar que o gosto do catupiry ficará alterado. Se é o que você deseja, pode se melhor preparar um camarão ao Thermidor. Abraços.

Oi Priscila, como você deve ter visto aqui no blog, não somos muito de fazer ou mesmo comer sobremesas, acho que você deve servir o que gosta, a sobremesa não precisa necessariamente harmonizar com o prato, basta evitar sobremesas muito pesadas depois de refeições também muito pesadas. Abraços.

Oi Livia, o molho à base de catupiry combina muito com camarão justamente por realçar o sabor natural desse fruto do mar. Temperar com o camarão com limão, por exemplo, quebraria essa harmonia. Não tem problema temperá-lo com algo mais sútil, mas pessoalmente não vejo necessidade.

Nossa! Foi o melhor prato de camarão que já preparei! MUITO OBRIGADA!!!! A dica da fervura e logo depois colocar na água com gelo fez toda a diferença!!!!! Em vez de colocar na fervura por 2 minutos, deixei apenas 1 minuto e 10 segundos para o camarão não diminuir muito.
Parabéns pela excelente receita!

Oi Thais, eu sempre gosto de usar o fresco. O percentual de gordura do creme de leite em lata é de 15% a 18%, já o chamado fresco (ele na verdade é pasteurizado) fica em torno de 35% a 38%. Outro problema é que o creme de leite em lata talha mais facilmente quando levado ao fogo. Se for usá-lo, retire o máximo de soro possível. Abraços.

Fiz hoje, ficou maravilhoso! Sucesso em casa.
Eu só cozinhei os camarões junto com o creme de leite. Em seguida coloquei no forno por uns 15 minutos. Sensacional

Gostei muito desse site!
Acho que vou tentar o camarão desse jeito daqui a pouco.
Só uma discordância: não existe “boa batata palha”, é provavelmente o pior destino para o tubérculo, hehehe

Deixe o seu comentário