Background Image
0 0
Caldo de mandioca com carne moída

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
500g de Mandioca
1 litro de Caldo de carne caseiro
1 Cebola(s)
1 colher (chá) de Sal
3 Dente(s) alho
250g de Carne moída
1 colher (sopa) de Azeite
1/2 xícara de Cebolinha Picada

Informação Nutricional

196
Calorias
14
Proteínas
4
Gorduras
1
Saturadas
26
Carb
2
Fibras
884
Sódio

Caldo de mandioca com carne moída

Tipo:
    Cozinha:

    Nada melhor que tomar um caldinho quente numa noite fria, seja ele de feijão, legumes, frutos do mar ou mandioca, que no caso é a nossa receita de hoje. Tudo bem que noites frias estão um pouco em falta no mercado, mas quem disse que elas são a única opção para combinar com este tipo de prato? Se você não concorda, pergunte a um paraense como eles conseguem tomar o tradicional tacacá no meio da tarde!

    • 50min
    • Porções 6
    • Fácil

    Ingredientes

    Instruções

    Compartilhar

    Seja na cidade grande ou no interior, é no inverno que os caldos invadem as nossas cozinhas, as mesas dos restaurante e as vitrines dos supermercados e padarias. Não é para menos, super fáceis de preparar, baratos e muito saborosos, quase não há quem não goste de um em uma noite fria (ou em uma tarde bem quente!).

    Hoje nós preparamos um caldo de mandioca com carne moída que ficou uma delícia. É verdade que o nosso caldo de mandioca quase se confunde com um creme, já que o preparamos com o mínimo de água possível. É justamente essa a diferença básica entre um caldo e um creme: a sua consistência. Claro que diferente dos caldos, os cremes levam ingredientes diferentes como o creme de leite, a farinha de trigo e a manteiga. Contudo nada disso é necessário quando usamos a mandioca, devido a sua cremosidade e enorme capacidade de engrossar o preparo, dispensa este tipo de ingrediente. Como não existe uma regra oficial para dizer o que é um creme e o que é um caldo de mandioca, eu vou te passar uma regrinha de ouro: o seu liquidificador conseguiu bater a mandioca com a água sem dificuldade e sem soltar aquele cheiro de motor queimado? Então você preparou um caldo. Se você queimou o seu liquidificador ou teve que fazer mágica para conseguir bater a sua mandioca você certamente preparou um creme.

    Para evitar que você descubra que acabou de preparar um creme só depois de perder o seu equipamento, vamos a uma proporção que ajuda no planejamento da sua receita: acima de quatro ou mais partes de água para cada parte do ingrediente principal (ex: 2 litros de água para 500g de mandioca) o seu liquidificador dará conta do trabalho e você terá um delicioso caldo de mandioca. Menos água do que isso? Poupe o seu liquidificador e prepare seu delicioso creme de mandioca com um mixer manual.

    Bem, chega de conversa, vamos à nossa receita de Caldo de Mandioca

    Passos

    1
    Feito

    Pique a mandioca em pedaços médios e cozinhe em água fervente por 30 minutos. Você também pode usar uma panela de pressão, neste caso o tempo cai para 10 ou 15 minutos. A mandioca precisa ficar bem macia, teste com um garfo. Se o tempo não foi suficiente deixe-a cozinhando mais um pouco.

    2
    Feito

    Pique a cebola e o alho o menor possível e refogue-os em uma panela funda com 1 colher de sopa de azeite. Assim que dourarem adicione a carne moída, mantenha o fogo bem alto para não formar água e refogue a carne somente até perder a coloração avermelhada.

    3
    Feito

    Misture 1 litro de caldo de carne caseiro (ou 2 cubos em 1 litro de água) com 1 litro da água do cozimento da mandioca e a colher de sopa de sal. Bata aos poucos no liquidificador a mandioca com essa mistura.

    4
    Feito

    Despeje a mandioca batida na mesma panela na qual a carne foi refogada, ligue o fogo na potência média e misture bem. Essa é a hora de provar e acertar o sal. Cozinhe até as primeira bolhas de fervura aparecerem mexendo sempre para não grudar o fundo.

    5
    Feito

    Na hora de servir é só adicionar um pouco de cebolinha picada!

    Alexandre Litwinski

    Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

    Panqueca de omelete recheada com cogumelos [383cal]
    anterior
    Panqueca de omelete recheada com cogumelos [383cal]
    Churrasco de cauda de jacaré marinada na laranja
    próximo
    Churrasco de cauda de jacaré marinada na laranja
    Panqueca de omelete recheada com cogumelos [383cal]
    anterior
    Panqueca de omelete recheada com cogumelos [383cal]
    Churrasco de cauda de jacaré marinada na laranja
    próximo
    Churrasco de cauda de jacaré marinada na laranja

    15 Comentários Esconder comentários

    Alexandre,

    Na receita você orientou a cozinhar a carne somente até perder a coloração avermelhada, a carne não fica meio crua??

    Obrigado

    Deixe o seu comentário