Background Image
0 0
Anéis de cebola crocante

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
1 Cebola(s) Grande
2 colheres para sopa Azeite

Anéis de cebola crocante

Tipo:
  • Outros

Um ingrediente pouco utilizado aqui no Brasil é a cebola frita, não aquela refogada que usamos no dia-a-dia, estou falando de uma cebola frita em óleo até ficar escura. O seu sabor amargo, que pode desagradar aos menos acostumados, é uma verdadeira especiaria se usado nas receitas certas.

  • 30min
  • Porções 1
  • Média dificuldade

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Um dos pratos mais tradicionais lá em casa é o Pastel Perohê, receita que aprendi com a minha avó, que por sua vez aprendeu com a avó dela. A cebola frita é um ingrediente indispensável neste prato, sem ela o sabor nunca seria aquele que tanto gostamos.

O problema da cebola frita são as calorias, como ela é frita em óleo até ficar bem torrada a quantidade de óleo que ela absorve (e com ele suas calorias) é absurda. Essa receita produz uma cebola frita bem sequinha que pode ser usada como ingrediente ou mesmo como um tira-gosto. Também fica linda como decoração de pratos.

Eu usei uma panela de fritura sem óleo (Airfryer) para obter uma cebola torrada o mais uniformemente possível, se você não tiver uma panela como essa pode fazer a receita no forno sem problemas, abaixo eu explico os detalhes de cada forma de preparo.

Passos

1
Feito

Preparando na Airfryer

– Regule a temperatura para 200° e o tempo para 10 minutos, coloque as cebolas na panela e ligue.
– Passados os 10 minutos altere a temperatura para 140° e regule o tempo para mais 10 minutos.
– Ao final dos 20 minutos as cebolas devem estar torradas e escuras como as da última foto. Dependendo do tamanho e da qualidade das cebolas, este tempo pode ser ligeiramente (2 a 4 minutos) maior, neste caso mantenha a temperatura em 140° e programe por mais 2 minutos de cada vez até que estejam no ponto desejado.

DICA: Remova a cuba da panela de tempos em tempos e balance para mexer os anéis. Faça isso em intervalos de 2 a 4 minutos, principalmente nos minutos finais do processo.

2
Feito

Preparando no forno convencional

– A diferença ao usar o forno convencional é que as cebolas nunca ficarão torradas por igual, sempre uma parte ficará mais torrada que a outra. Além disso, você vai precisar acompanhar mais de perto o processo e virar as cebolas mais vezes.
– Use de preferência uma forma antiaderente, espelhe as cebolas de forma que os anéis não encostem uns nos outros
– Regule o forno na potência baixa (140°) e asse por 30 minutos ou até que as cebolas estejam no ponto desejado, com uma coloração marrom escura como as da foto abaixo.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Tartare de atum light [144cal]
anterior
Tartare de atum light [144cal]
Fricassé de frango light [208cal]
próximo
Fricassé de frango light [208cal]
Tartare de atum light [144cal]
anterior
Tartare de atum light [144cal]
Fricassé de frango light [208cal]
próximo
Fricassé de frango light [208cal]

2 Comentários Esconder comentários

Olá, Alexandre!!!!
Trocando ideia com você, quero sugerir que, na ausência da panela de fritura, ao invés de assar no forno convencional tão poucas rodelas de cebolas e ainda com esse problema da não uniformidade, proponho fritar mesmo a cebola, só que com fiozinho bem insignificante de óleo, só pra untar a frigideira ante-aderente. Não fica calórico e fica uma delícia… cebolas fritinhas por igual e um pouco molhadinhas, o que pra mim é uma diferença pra melhor. Abração!

Deixe o seu comentário

Site is using a trial version of the theme. Please enter your purchase code in theme settings to activate it or purchase this wordpress theme here