Background Image
0 0
Farfalle ao funghi porcini

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
320g Farfalle
30g Funghi porcini seco
1 xícara Água Morna, para hidratar o cogumelo
1/2 xícara Alho-poró picado finamente
1/4 xícara Salsão picado finamente
1 colher para sopa Azeite
200g Creme de leite
1 colher para café Amido de milho
1 colher para café Pimenta do reino Moída
100g Queijo parmesão
1 colher para café Sal

Farfalle ao funghi porcini

Tipo:
  • Massas
Cozinha:
  • 30min
  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Apesar de super simples com relação ao preparo, ele tem personalidade para ser servido como prato principal e ao mesmo tempo suavidade para acompanhar uma boa carne. Pessoalmente prefiro sozinho, sem nem mesmo um parmesão para evitar qualquer distração.

Quando os cogumelos secos invadiram as prateleiras dos supermercados das grandes cidades brasileiras no início dos anos 2000, o grande astro era o Funghi Chileno. Enquanto Funghi Secchi faz referência a qualquer tipo de cogumelo seco, o Funghi Chileno é uma denominação para diversas variedades de cogumelos cultivados no sul do Chile. Por isso, você já deve ter notado que o Funghi de uma marca nem sempre é igual ao de outra.

Nesta época não havia um buffet que se prezasse que não servisse um “arrepiante” Penne ao Funghi ao final das festas. Custando menos de R$30 o Kg, ele era a sensação do momento. Isso deixava o seu primo rico, o Funghi Porcini (R$200 por Kg) restrito aos mais afortunados, chefs de cozinha ou gourmands.

Com o tempo e a popularização, o Funghi Chileno foi subindo de preço. Não sei se foi a lei da oferta e procura ou simplesmente a ganância dos distribuidores, sei que hoje o Chileno custa quase o mesmo preço do Porcini. A grande vantagem disso foi a popularização deste. Com o preço similar, cozinheiros de final de semana se aventuraram com o novo ingrediente. Hoje podemos encontrar este ingrediente por todo o Brasil.

Muito mais suave e complexo, o Porcini empresta sabor aos demais ingredientes do prato ao invés de dominar sozinho como o seu parente chileno e foi exatamente isso que eu busquei nesta receita. A suavidade do Porcini e do alho-poró provocada pelo frescor do salsão. O creme de leite cuidou de acomodar todos os sabores. Por fim a pimenta-do-reino, indispensável em quase todos os casos.

Espero que vocês também gostem.

 

Passos

1
Feito

Cozinhe o Farfalle em 3 litros de água fervente. Quando estiver pronto, escorra e reserve.

2
Feito

Pique o Funghi em fatias finas.

3
Feito

Hidrate o funghi com água morna por no mínimo 20 minutos. Coloque água até cobrir tudo.

4
Feito

Aqueça uma panela funda com o azeite e refogue o alho-poró sem que fique escuro. Acrescente o salsão e deixe amolecer. Moa um pouco de pimenta-do-reino fresca.

5
Feito

Acrescente o funghi hidratado com a água. Abaixe o fogo e mexa por 2 minutos.

6
Feito

Acrescente o creme de leite fresco e mexa até começar a borbulhar. Dissolva o amido de milho em 2 colheres de água fria. Acrescente aos poucos ao creme de leite, mexendo sempre. Mexa por mais 2 minutos para engrossar. Acerte o sal e a pimenta

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Peixe com legumes no pacotinho e abobrinha grelhada
anterior
Peixe com legumes no pacotinho e abobrinha grelhada
Farofa de mandioca
próximo
Farofa de mandioca
Peixe com legumes no pacotinho e abobrinha grelhada
anterior
Peixe com legumes no pacotinho e abobrinha grelhada
Farofa de mandioca
próximo
Farofa de mandioca

Um comentário Esconder comentários

Deixe o seu comentário