Background Image
0 0
Farofa de mandioca

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
100g Bacon
100g Linguiça calabresa
300g Farinha de mandioca
50g Manteiga
0.5 xícara para chá Cebolinha
1 colher para chá Sal

Informação Nutricional

120g
Porção
519
Calorias
6
Proteínas
25
Gorduras
13
Saturadas
66
Carb.
0
Fibras
850
Sódio

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Farofa de mandioca

Tipo:
  • Farofas
Cozinha:

Um farofa sempre tem o seu lugar garantido. Indispensável para acompanhar um churrasco, perfeita para fazer par com uma feijoada, a farofa vai bem com praticamente qualquer prato que tenha caldo ou molho.

  • 25
  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Essa receita é de uma farofa básica de mandioca. Neste caso eu prefiro não inventar, poucos ingredientes e muita atenção no preparo. Este é o segredo para este acompanhamento com cara de prato principal.

São só 5 ingredientes, farinha, manteiga, bacon, linguiça e cebolinha. Prefiro usar cebolinha no lugar da cebola convencional para deixar um sabor menos pronunciado.

Dica

Muito cuidado ao experimentar a farofa. A farinha e a gordura podem formar uma armadilha para a sua língua; estará muito, muito quente!
Por fim, eu sirvo essa farofa à temperatura ambiente. Só assim todos os sabores podem ser percebidos e deliciados.

Passos

1
Feito

Leve uma panela média ao fogo baixo e comece a fritar o bacon e a linguiça juntamente com a manteiga. O segredo aqui é fritar bem lentamente. Queremos derreter toda a gordura do bacon e da linguiça. É essa gordura que vai dar sabor à farinha. Como o bacon e a linguiça já possuem sal, deixe para acertar o sal só no final.

2
Feito

Depois que estiverem sem gordura nenhuma (não deixe que fiquem torrados), acrescente a farinha.

3
Feito

Agora começa uma prova de resistência. Diminua mais ainda o fogo e comece a mexer a farinha. Quanto mais constante e uniforme você mexer, melhor será o resultado final. Em poucos segundos a farinha que está em contato com a panela passa do ponto e fica amarga. Você pode nem perceber que alguns grãos queimaram, porém o sabor final certamente será afetado. Por isso, não se descuide, mexa sempre.

4
Feito

Quando a farinha estiver com o tom dourado cobre, ou quando você provar e ela estiver como você gosta, desligue o fogo e transfira a farofa para uma vasilha fria. Misture a cebolinha na farofa. É importante não deixar a farofa sem mexer mesmo com o fogo desligado. O calor da panela é suficiente para queimar a farinha e estragar a sua farofa.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Farfalle ao funghi porcini
anterior
Farfalle ao funghi porcini
Angu Mineiro
próximo
Angu Mineiro
Farfalle ao funghi porcini
anterior
Farfalle ao funghi porcini
Angu Mineiro
próximo
Angu Mineiro

2 Comentários Esconder comentários

Deixe o seu comentário