Background Image
  • Home
  • Lanche
  • Receita de hambúrguer caseiro – Fraldinha
0 0
Receita de hambúrguer caseiro – Fraldinha

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
190g Fraldinha
50g Bacon

Informação Nutricional

1 unid
Porção
424
Calorias
18
Proteínas
38
Gorduras
17
Saturadas
0
Carb.
0
Fibra
247
Sódio

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Receita de hambúrguer caseiro – Fraldinha

Tipo:
  • Sanduíches & cia
Cozinha:

Preparar um hambúrguer caseiro é mais nutritivo, saboroso e pode ser muito divertido.

  • 30 min
  • Porções 2
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Basicamente um hambúrguer de carne bovina precisa ter entre 15% a 25% de gordura em sua composição para garantir a suculência e o sabor desejados. Você pode usar qualquer corte bovino, porém existem alguns que são mais tradicionais:

1) Picanha – Unanimidade ao menos entre os homens, a picanha é a preferida na grelha, espeto ou mesmo na forma de hambúrguer. O ideal é retirar toda a gordura da peça moendo-a em separado da carne para depois misturar ambas na proporção 20% – 80%.

2) Fraldinha – Outra estrela do churrasco e também uma queridinha quando o assunto é hambúrguer caseiro. Como no caso da picanha o ideal é moer a carne separada da gordura para só então misturar na proporção correta.

3) Hambúrguer misto – Este é o meu preferido. Aqui vamos usar uma carne bovina magra (75%) misturada a uma gordura de porco como o bacon (25%). O sabor é infinitamente superior com basicamente as mesmas calorias. Sem dúvida essa é a minha escolha. Se você prefere uma carne menos marcante, com sabor mais suave, substitua o bacon por um toucinho.

Vale dizer que, em média, a carne consegue absorver somente 15% do seu peso em gordura (depois de derretida), toda a gordura em excesso será perdida. Porque então colocar 30% de gordura no nosso hambúrguer? Justamente para que esse excedente que não é absorvido saia do hambúrguer e diretamente para a brasa do carvão. Essa gordura queimada e algumas chamas irão deixar o nosso hambúrguer muito mais saboroso. Contudo, se o seu plano é preparar o seu hambúrguer em uma frigideira na cozinha, melhor dar uma folga para o seu Suggar, use somente entre 10% e 15% de gordura.

Vamos à receita do Hambúrguer caseiro

Preparar o seu hambúrguer caseiro não tem mistério, porém alguns cuidados devem ser seguidos:

– O ideal é moer a carne “na ponta da faca”. Isso quer dizer que ao invés de moer você vai picar a carne bem fino. Se não tiver paciência para isso ou se for preparar uma grande quantidade use um moedor de carnes com trefila grossa. Já a gordura deve ser moída com a trefila mais fina que você tiver, assim ela irá se integrar melhor à carne. Queremos carne moída e não uma pasta de carne, por isso esqueça completamente a ideia de usar um processador de alimentos. Veja aqui um post do Blog sobre como “moer a carne na ponta da faca”.

– Na hora de misturar a carne com a gordura use as mãos e o mínimo possível de movimentos. Se você trabalhar demais a carne terá uma massa e não queremos isso.

 

Passos

1
Feito

Misture a carne com a gordura com movimentos lentos e longos. Não use sal ou outro tipo de tempero. Modele os hambúrgueres com as mãos, para isso faça inicialmente uma bola, amasse a bola contra uma tábua de carnes e então trabalhe suas laterais dando a forma final de disco ao hambúrguer.

2
Feito

Somente tempere os hambúrgueres quando for grelhá-los, para isso espalhe um pouco de sal e pimenta-do-reino em cada superfície.

3
Feito

Na hora de grelhar use a frigideira ou chapa de ferro mais grossa que você tiver, deixando aquecer bastante antes de colocar os hambúrgueres. Não use nenhum tipo de óleo para evitar respingos, a própria gordura dos hambúrgueres vai evitar que grudem. Este tamanho de hambúrguer vai precisar de 5 a 10 minutos dependendo do fogo, frigideira e ponto desejado para ficar pronto. Vire-os apenas uma vez na metade do tempo.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Entrecôte com molho especial e batatas fritas
anterior
Entrecôte com molho especial e batatas fritas
Salada de carpaccio com frutas vermelhas [252cal]
próximo
Salada de carpaccio com frutas vermelhas [252cal]
Entrecôte com molho especial e batatas fritas
anterior
Entrecôte com molho especial e batatas fritas
Salada de carpaccio com frutas vermelhas [252cal]
próximo
Salada de carpaccio com frutas vermelhas [252cal]

Deixe o seu comentário