Ingredientes
-
1Kg Fraldinha
-
6 fatias Queijo muçarela
-
6 Fatias Presunto defumado
-
1 colher para chá Sal
-
1 colher para café Pimenta do reino
Instruções
Diferente da grande maioria dos cortes bovinos, ela não é um músculo. Ao mesmo tempo que isso confere a ela sabor e maciez diferenciados, traz um desafio adicional na hora do preparo já que tende a não assar uniformemente. Marcos Bassi, possivelmente o maior conhecedor de carnes que o Brasil já teve, dizia que a fraldinha é um dos cortes que melhor aproveita a técnica de assar no espeto. Isso porque desta forma a fraldinha pode ser levada ao fogo compactada, permitindo que asse mais igualmente e retenha melhor o seu suco e com ele o seu sabor.
O que vamos fazer hoje é preparar uma fraldinha no espeto (sanfonada) bem compactada, e vamos colocar entre cada dobra da fraldinha queijo e presunto defumado. Ao final teremos uma fraldinha perfeitamente assada, suculenta, saborosa e completamente coberta por queijo derretido.
Dicas
Nesta receita usei um forno elétrico com espeto giratório. Você pode prepará-la também em uma churrasqueira convencional e até mesmo no forno. Neste ultimo caso asse a fraldinha envolta em papel alumínio por 2/3 do tempo total, então retire o papel e asse pelo tempo restante.
Eu sempre uso um termômetro culinário (como na foto) para saber o ponto exato da carne.
Neste dia eu servi a carne fatiada acompanhada apenas de uma salada de folhas e manga, regada com vinagre balsâmico. Uma farofa de ovos ou de mandioca também é uma boa pedida. Deixo aqui a receita de uma farofa que é campeã!
Veja também
Aproveite a oportunidade e conheça um pouco mais sobre os termômetros culinários:
Passos
1
Feito
|
Remova toda a gordura da peça de fraldinha e eventuais nervos. Estique a peça sobre uma superfície limpa e tempere com sal e pimenta-do-reino em ambos os lados. |
2
Feito
|
Iniciando por uma das pontas coloque uma fatia de muçarela e uma de presunto defumado. Dobre a carne sobre as fatias como se fosse fazer uma sanfona. Coloque mais uma fatia de queijo e outra de presunto e dobre novamente a carne, agora no outro sentido como se fosse uma sanfona. Siga recheando e dobrando a carne até o final. |
3
Feito
|