Background Image
0 0
Molho ao sugo, receita italiana básica

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
6 Tomate(s) italiano Grandes e maduros
1 Bouquet garni Com manjericão, louro, salsa e manjerona
1 média Cebola(s)
4 dentes Alho
2 colheres para chá Azeite
1 colher para chá Sal
1 colher para café Pimenta do reino

Informação Nutricional

441
Calorias
26
Gorduras
3
Saturadas
22
Fibras
9
Proteínas
46
Sódio
53
Carb.

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Molho ao sugo, receita italiana básica

Tipo:
  • Molhos
Cozinha:

Essa receita rende molho suficiente para acompanhar uma massa simples (spaghetti, penne, etc) para até 4 pessoas.

  • 90min
  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Molho ao sugo, hoje vamos preparar um dos mais tradicionais molhos italianos.

Mesmo na Itália, ou melhor, principalmente na Itália, existem diversas receitas para se preparar o molho ao sugo. Hoje vamos fazer a mais básica e tradicional de todas. Usaremos apenas tomates, um bouquet garni, alho e cebola. Na Itália é comum acrescentar cenoura ao molho quando os tomates estão mais ácidos, isso porque a cenoura é rica em beta caroteno (um polissacarídeos) que tem a mesma função do açúcar.

Neste bouquet garni usei manjericão, louro, salsa e manjerona. Coloquei em um utensílio especial para poder retirar todas as ervas ao final do cozimento sem dificuldade.

Passos

1
Feito
5 min

Prepare um bouquet garni com um ramo de manjericão (com 10 folhas), 5 folhas de louro, 1 ramo de salsa e 1 ramo de manjerona. Amarre tudo com um barbante culinário ou enrole em uma gaze. Na foto acima um utensílio específico para chá que eu uso para o bouquet garni.

2
Feito
70 min

Corte os tomates em 4 partes e coloque para cozinhar em água fervente com casca e sementes, junto com o bouquet garni. Cozinhe por 60 minutos.

3
Feito
15 min

Depois de cozido retire o bouquet garni e passe o tomate por um passe-vite para separar as cascas e sementes. Descarte as cascas e sementes que ficaram no Passe vite. Se não tiver um passe-vite utilize uma peneira de aço com malha grossa pressionando o tomate contra ela com a ajuda de uma colher.

4
Feito

O seu molho ao sugo pode ser guardado na geladeira por 5 dias e até 4 meses no freezer. Antes de servir aqueça duas colheres (sopa) de azeite em uma panela no fogo alto, refogue a cebola e o alho picados por 3 minutos, adicione o molho ao sugo, o sal e a pimenta do reino e deixe engrossar por 5 a 10 minutos em fogo baixo.

5
Feito

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Strogonoff (Estrogonofe) de frango no capricho
anterior
Strogonoff (Estrogonofe) de frango no capricho
Caldo de cogumelos caseiro (mushroom stock)
próximo
Caldo de cogumelos caseiro (mushroom stock)
Strogonoff (Estrogonofe) de frango no capricho
anterior
Strogonoff (Estrogonofe) de frango no capricho
Caldo de cogumelos caseiro (mushroom stock)
próximo
Caldo de cogumelos caseiro (mushroom stock)

18 Comentários Esconder comentários

Esse molho é realmente muito bom. Mas não se chama molho al sugo, o certo é salsa al pomodoro.
Sugo é sinônimo de molho. Dizer Molho al sugo é o mesmo que dizer molho ao molho.
Sugo é forma regional da itália para dizer salsa (molho)

Oi Patricia, obrigado pela dica, você está correta. Usamos o nome “molho ao sugo” para facilitar a pesquisa, já que se tornou uma denominação comum no brasil para o molho de tomates. Só um comentário com relação a “salsa al pomodoro”: Quando falamos que uma massa será servida al pomodoro significa que ela será servida com um molho de tomates em pedaços. Já quando falamos em uma massa al sugo isso significa que ela será servida com um molho preparado com um pure de tomates, como fizemos nessa receita utilizando um Passe Vite. Abraços.

Humildemente venho expor minha opinião ….
Receita.muito fácil de fazer, obrigado chefe, até um cara sem experiência como eu faz com facilidade…
Sobre o comentário de nomes do molho, não vi ofensa alguma por parte da colega (que nunca vi nem conheço …) , prova disto é que o chef respondeu com educação e de forma adequada….. já os comentários a seguir sim, extremamente mau educados e descabidos…. violência verbal desnecessária …mais tolerância gente…..paz …!
Um abraço

Minha opinião é a mesma do Marco Scaglione, Cada um tem seu jeito de se expressar, cabe ao Chef dar sua resposta conforme sua interpretação. Não vi nada de anormal.

djenane/roberto – 79/85 – 58 anos de casados – vendo suas andanças, lamentei que não vieram a Olinda/Pe/- só hoje, procurando a receita de molho de madeira, descobri vocês dois. esclareça-me por favor: sempre achei que salsa seria o sinônimo de molho em espanhol. também é usado na Itália?

Deixe o seu comentário