Background Image
0 0
Receita de bacalhau com natas Low Carb

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
1Kg Bacalhau Dessalgado.
500g Creme leite fresco O de caixinha ou lata não funciona, precisa ser o fresco.
1 Cebola(s)
1/2 xícara para chá Alho-poró
2 dentes Alho
1/4 de uma Noz-moscada Ralada ou moída
1 colher para chá Sal A quantidade de sal necessária depende do sal do bacalhau. Coloque o sal na receita aos poucos, enquanto experimenta.
2 colheres para sopa Farinha de amêndoa
3 colheres para sopa Azeite
30g Queijo parmesão Ralado bem fino.

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Receita de bacalhau com natas Low Carb

  • 55min
  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Bacalhau com natas é um prato com enorme potencial para uma dieta Low Carb ou cetogênica. O problema é que as receitas tradicionais sempre levam batatas e farinha. Nas mais caseiras, aquelas preparadas por portugueses autênticos, o normal é acrescentar batatas fritas por imersão (rodelas ou cubos) e pão amanhecido. Aí já viu, complicou o regime!

Nessa receita tivemos que abrir mão da batata 🙁  Doeu, mas não deixou o prato pior. Fugir da farinha foi mais fácil, duas colheres de farinha de amêndoas deram um sabor a mais para as natas (creme de leite) e engrossaram o molho, como o pão faria.

Passos

1
Feito

Leve uma panela com 4 litros de água para ferver.

2
Feito

Assim que estiver fervendo, coloque as postas de bacalhau para cozinhar. Espere voltar a ferver e marque 5 minutos de cozimento.

3
Feito

Retire as postas da água e deixe esfriar.

4
Feito

Enquanto o bacalhau esfria, vamos fazer o molho de natas. Comece descascando o alho e a cebola. Pique ambos bem pequenos, assim como o alho-poró. Eu usei um mini processador para facilitar, você pode fazer com uma faca sem problemas.

5
Feito

Leve uma panela funda ao fogo alto com três colheres de azeite. Assim que o azeite esquentar, coloque o alho, cebola e alho-poró para refogar. Deixe apenas começar a dourar, não queremos nenhum sabor marcante dominando o molho. As natas são o pano de fundo do prato, o astro aqui é o bacalhau e é o sabor dele que deve sobressair.

6
Feito

Adicione o creme de leite (ou natas). Em seguida adicione a noz-moscada ralada fina ou moída. Deixe cozinhar para reduzir por 6 minutos em fogo baixo.

7
Feito

Agora vamos bater tudo no liquidificador com duas colheres para sopa de farinha de amêndoas. Reserve o molho.

8
Feito

É hora de voltar a atenção ao bacalhau, ele já deve estar frio. Primeiro prove o sal. Dependendo da quantidade de sal no bacalhau você deve calcular o quanto adicionar no molho. Eu usei uma colher para chá de sal. Lembre-se que é sempre melhor faltar sal, o que pode ser corrigido no prato. Sal demais significa um prato perdido.

9
Feito

Agora vamos "desfolhar" o bacalhau. Puxe com as mãos para que os pedaços separados por camadas de gorduras se soltem. Não queremos um bacalhau desfiado e sim em pedaços. Aproveite para procurar e remover eventuais espinhos.

10
Feito

Montagem

Escolha uma vasilha que possa ir ao forno e que tenha um tamanho adequado para todo o bacalhau e molho. Comece com uma fina camada de molho no fundo.

11
Feito

Faça agora uma camada de bacalhau. Em seguida regue com bastante molho. Mais uma cada de bacalhau e por fim o restante do molho.

12
Feito

Finalize com queijo parmesão ralado fino.

13
Feito

Finalização

Finalize o prato em forno pré-aquecido a 180° por 15 minutos ou até o parmesão ficar gratinado. Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de servir. A alta temperatura esconde os sabores do prato (que são sutis) e deixa o molho muito líquido.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Receita de Hambúrguer caseiro de salmão
anterior
Receita de Hambúrguer caseiro de salmão
Salada light de folhas e Salmon Mi-Cuit
próximo
Salada light de folhas e Salmon Mi-Cuit
Receita de Hambúrguer caseiro de salmão
anterior
Receita de Hambúrguer caseiro de salmão
Salada light de folhas e Salmon Mi-Cuit
próximo
Salada light de folhas e Salmon Mi-Cuit

Deixe o seu comentário