Background Image
0 0
Salpicão da Hanna, convidado certo no natal

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
2 Peito(s) de frango
1 Cenoura(s)
250g Presunto
200g Queijo muçarela
100g Champignon em conserva
1 Maçã verde Pequena
1 lata Milho verde em conserva
1/2 lata Creme leite
1 colher de sopa bem cheia Maionese
1 Pimentão vermelho Picado em cubos pequenos
1 Cebola(s) Ralada fino
600g Batata palha Eu prefiro fazer a batata palha em casa. Para isso rale 1,5Kg de batata no ralo grosso e frite em óleo vegetal até dourar.
1 colher para café Pimenta do reino Moída
1 colher para chá rasa Sal

Marque essa receita

Você precisa fazer login ou se cadastrar para marcar este conteúdo.

Salpicão da Hanna, convidado certo no natal

Tipo:
  • Saladas
Cozinha:

Esse salpicão já virou tradição no nosso natal, é simples de preparar (embora um pouco trabalhoso) e rende muito o que é importante nesse tipo de celebração, não é verdade?

  • 60min
  • Porções 6
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Os ingredientes não são rígidos você pode retirar ou acrescentar ingredientes a seu gosto, o “pulo do gato”dessa receita é a substituição quase completa da maionese (dessa geralmente só uma colher de sopa para dar uma “leve lembrança”) pelo creme de leite, o que torna o sabor final muito mais suave. Segue a minha receita.

Origem do Salpicão

Muitos pensam que o salpicão é um prato de origem portuguesa. Na verdade existe um prato português chamado “Salpicão“, acontece que ele não é uma salada como o nosso e sim um embutido feito com lombo de porco e temperado com especiarias e vinho tinto. A verdade é que a origem do nosso Salpicão não é conhecida, não que faltem pessoas a garantir conhecer a verdadeira origem. Existem receitas similares em diversos países, inclusive Portugal para onde já exportamos o nosso tradicional Salpicão.

A pesar de não ser possível determinar exatamente a origem do Salpicão, é certo que ele foi associado ao natal e ganhou popularidade por incorporar em suas mais variadas receitas restos das tradicionais ceias de natal. É por isso que 9 a cada 10 receitas de Salpicão no Brasil levam carne desfiada de aves (peru, frango, chester, etc) e frutas típicas do natal brasileiro como a uva-passas.

Passos

1
Feito
40min

Cozinhando o Frango

Comece cozinhando os peitos de frango inteiros por 20 minutos em água fervente. Passado o tempo retire e deixe esfriar para então desfiar.

2
Feito
10min

Picando os ingredientes

Pique todos os ingredientes conforme descritos e reserve.

3
Feito
10min

Misturando o Salpicão

Junte todos os demais ingredientes (exceto a batata palha) em uma vasilha grande. Misture e tempere com o sal e a pimenta. Ponha na geladeira, até esfriar. O ideal é que se faça a receita de véspera, para o sabor unificar. O grande segredo é colocar a batata somente na hora de servir. Aí você acerta o sal e acrescenta mais creme de leite, se achar necessário. Dessa forma o salpicão ficará crocante e delicioso!

Hanna Litwinski

Ela não gostava de cebola (bem louca) e decorou a palavra coentro em 7 línguas para nunca errar na escolha de um prato. Faz o tipo fresca, (desconfiada) mas, ama (quase) tudo que ele faz. Adora comer e gostaria muito que isso não engordasse. É meio desprovida de talentos “culinarísticos” mais refinados, embora execute o bê-a-bá com bastante dignidade. Foi recentemente promovida a assistente level 2 (além de lavar as vasilhas e buscar os alimentos, anda fazendo algumas coisinhas a mais).

Avaliações da Receita

Ainda não existe avaliaçõe para essa receita, deixe a sua avaliação no formulário abaixo
Baby Back Ribs, receita da costela de porco do outback
anterior
Baby Back Ribs, receita da costela de porco do outback
Molho barbecue
próximo
Molho barbecue
Baby Back Ribs, receita da costela de porco do outback
anterior
Baby Back Ribs, receita da costela de porco do outback
Molho barbecue
próximo
Molho barbecue

Um comentário Esconder comentários

Deixe o seu comentário

Site is using a trial version of the theme. Please enter your purchase code in theme settings to activate it or purchase this wordpress theme here