Background Image
0 0
Talharim com vieiras, camarões e lula

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
400g Talharim Use a massa seca ou se estiver animado prepare a sua massa caseira seguindo a nossa receita que está no final da página
300g Vieiras
300g Camarão
300g Anéis lula
4 dentes Alho
1 Cebola(s) pequena
1 lata Tomate(s) sem pele
1/3 de uma xícara para chá Azeite
1 colher para chá Sal
1 colher para café Pimenta do reino branca Pimenta moída. Se não tiver a branca em casa use a preta

Informação Nutricional

420g
Porção
808
Calorias
51
Proteínas
34
Gorduras
4
Saturadas
87
Carb.
4
Fibras
958
Sódio

Talharim com vieiras, camarões e lula

Tipo:
  • Frutos do mar
Cozinha:

Todos sabemos que para se descongelar frutos do mar (e praticamente qualquer outro alimento) o correto é deixá-lo na geladeira para que descongele lentamente. Na prática acho que até o mais tradicional dos chefs já descongelou camarões ou lulas mergulhadas na água, é rápido e muito prático. Alguns frutos do mar congelados e uma massa de boa qualidade na dispensa podem render uma senhora refeição em poucos minutos.

  • 30min
  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Acontece que hoje, como de costume, eu acabei complicando tudo: resolvi fazer o meu próprio talharim para essa receita. Já falei como a massa caseira é infinitamente melhor do que uma massa industrial, por melhor que ela seja. É claro que muitas vezes não temos tempo ou ânimo para preparar a massa em casa, mas eu procuro fazer a minha própria massa sempre que possível. Se você pretende usar uma massa industrial, dê preferência para aquelas com ovos na receita, procurando sempre uma marca que conheça ou da qual tenha referências.

Fiquei falando da massa e quase esqueci de falar nas vieiras, esse ingrediente que nós simplesmente adoramos. Pena ser tão complicado encontrá-lo no Brasil e mesmo quando encontramos são apenas os exemplares menores, provenientes do Chile. As Canadenses são as melhores e maiores, contudo só as encontrei até hoje em São Paulo e mesmo assim a estratosféricos R$399 o quilo! Mas existe esperança, há uma década produtores iniciaram o cultivo de vieiras em São Paulo e no Rio Grande Sul. Pode ser que em alguns anos tenhamos uma oferta mais decente dessa verdadeira iguaria.

Passos

1
Feito

Antes de mais nada vamos colocar a água na qual a massa irá cozinhar para ferver. Use uma espagueteira ou panela bem funda, o padrão é usar 1 litro de água para cada 100g de massa. Normalmente devemos adicionar sal a água do cozimento das massas. Neste caso eu quero a massa bem neutra e por isso não adicionei o sal.

2
Feito

Tempere os frutos do mar já descongelados (na geladeira!) apenas com pimenta-do-reino. Nada de limão aqui pessoal!

3
Feito

Agora vamos picar bem a cebola e o alho e refogá-los em duas colheres de sopa de azeite.

4
Feito

Quando a cebola e o alho estiverem ficando dourados, acrescente os tomates sem pele e todo o suco de tomate da lata. Se os tomates estiverem inteiros, pique-os antes de adicioná-los à panela. Adicione a pimenta calabresa e o sal.

5
Feito

Enquanto o molho engrossa um pouco no fogo bem baixo é hora de colocar a massa para cozinhar, para isso siga as instruções do fabricante ou no caso de uma massa caseira, cozinhe por 5 minutos em água fervente.

6
Feito

Agora vamos grelhar (ou fritar) as vieiras e os camarões, para isso aqueça uma chapa ou frigideira de fundo grosso com o restante do azeite. Assim que estiver bem quente coloque os camarões e as vieiras, mantenha o fogo bem alto. Deixe 2 minutos de cada lado e então reserve.

7
Feito

Agora é só finalizar, mas essa é a parte mais importante e delicada da receita. Frutos do mar possuem um tempo de cozimento muito específico e podem ficar borrachudos se passarem do ponto. Faltando exatos 5 minutos para a massa ficar pronta é hora de adicionar as lulas ao molho. Os camarões entram quando estiverem faltando dois minutos para massa terminar de cozinhar e a vieiras entram apenas no último minuto, só para esquentarem.

8
Feito

Agora é escorrer a massa, incorporar o molho e saborear!

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Torrada Francesa da era da Internet
anterior
Torrada Francesa da era da Internet
Receita do pão de queijo perfeito
próximo
Receita do pão de queijo perfeito
Torrada Francesa da era da Internet
anterior
Torrada Francesa da era da Internet
Receita do pão de queijo perfeito
próximo
Receita do pão de queijo perfeito

4 Comentários Esconder comentários

Deixe o seu comentário