Background Image
0 0
Talharim com ragu de carne

Compartilhe em suas redes sociais:

Ou você pode simplesmente compartilhar a URL

Ingredientes

Quantidade de porções
500g Talharim
400g Peito bovino
400ml Caldo de carne caseiro Veja a receita do nosso caldo caseiro clicando no ingrediente
300g Tomate(s)
100ml Vinho tinto
1 colher para sopa Azeite
1/4 de uma xícara para chá Cebolinha picada
10 Folha(s) fresca(s) manjericão
1/2 colher para café Pimenta do reino moída
1 colher para chá Sal
2 dentes Alho
1 Folha(s) de louro

Informação Nutricional

250g
Porção
698
Calorias
100
Carb.
15
Gorduras
7
Saturadas
4
Fibras
1430
Sódio

Talharim com ragu de carne

Tipo:
  • Massas
Cozinha:

Essa receita é muito simples, mesmo assim extremamente saborosa. O segredo está no caldo de carne usado no preparo do ragu, ele precisa ser um bom caldo caseiro. Se você não tiver nenhum pronto no freezer ou geladeira e estiver com preguiça de preparar um na hora, esqueça! Preparar essa receita com caldos industriais (tablete) vai resultar em um prato medíocre. Se mesmo assim você insistir, por favor não conte que viu a receita aqui! :)

  • 50min
  • Porções 4
  • Fácil

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Se é o caldo o diferencial do seu ragu, capriche nele! Eu costumo dizer que um bom caldo, seja ele de carne, frango, legumes ou frutos do mar, precisa “carregar” a alma de quem o preparou; por isso deixe a criatividade solta quando for fazê-lo. Eu, por exemplo, costumo colocar no caldo tudo o que encontro na geladeira, de uma cenoura já murcha a um resto de tomate cereja, isso sem contar as ervas e especiarias! Deixo aqui um link para uma receita básica de caldo de carne: Caldo de carne, faça o seu em casa

Normalmente eu preparo e também encorajo as pessoas a prepararem o seu próprio molho de tomate para as receitas, além de ser mais saudável e nutritivo o sabor é incomparável! Desta vez eu mesmo usei um molho pronto para economizar tempo, isso porque é uma receita demorada por natureza. Se você quiser preparar o seu molho eu aconselho a seguir essa receita de molho ao sugo básica, ela é ideal para combinar com o nosso ragu de hoje: Molho ao sugo, receita italiana básica

Antes da receita só um comentário sobre a carne deste ragu: O ideal neste tipo de receita é usar uma carne de segunda (músculo, coxão, etc)  que resiste muito melhor ao longo cozimento, em torno de 1 hora e meia. Isso permite que o molho vá apurando o sabor aos poucos. Nesta receita eu usei o filé mignon que é super macio e chega ao ponto em 40 minutos, com isso a receita ficou pronta muito mais rápido e não perdi nada no sabor já que o caldo que usei estava incrível.

Passos

1
Feito

Corte o peito em tiras ou cubos de 2cm, em seguida tempere-os com alho amassado, pimenta-do-reino e sal.

2
Feito

Aqueça o azeite em uma panela funda no fogo alto e assim que estiver bem quente frite a carne até o fundo da panela ficar bem escuro.

3
Feito

Mantendo o fogo alto despeje na panela o vinho e mexa bem para deglaçar completamente o fundo da panela. Em seguida acrescente o caldo caseiro de carne.

4
Feito
1h

Acrescente o molho de tomate. Abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por 1 hora. Durante o cozimento examine e mexa o molho de 5 em 5 minutos para certificar-se que o fundo não está queimando ou que não fique muito grosso, neste caso acrescente 100ml de água e continue cozinhando.

5
Feito

Com 35 minutos de cozimento do ragu é hora de colocar a água na qual cozinharemos a massa para ferver. Aos 50 minutos de cozimento o seu ragu estará quase pronto, é hora de cozinhar a massa. Coloque a massa na água fervendo seguindo as instruções de tempo do fabricante. Se quiser fazer a massa em casa é só seguir uma das receitas de massa fresca aqui do blog.

6
Feito

Termine de desfiar a carne com um garfo na própria panela. A carne deve estar bem macia e vai desfiar bem fácil. Acerte o sal e a pimenta do ragu, acrescente a cebolinha e o manjericão e mantenha a panela tampada com o fogo desligado.

7
Feito

Escorra a massa e transfira-a para uma vasilha, misture com o ragu e sirva em seguida.

Alexandre Litwinski

Ele é um Analista de Sistemas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia.

Como fazer purê de batatas tradicional
anterior
Como fazer purê de batatas tradicional
Receita de brigadeiro no microondas
próximo
Receita de brigadeiro no microondas
Como fazer purê de batatas tradicional
anterior
Como fazer purê de batatas tradicional
Receita de brigadeiro no microondas
próximo
Receita de brigadeiro no microondas

Um comentário Esconder comentários

Deixe o seu comentário