Ingredientes
-
1 fatia Pão de forma
-
1 Ovo(s)
-
1 fatia Presunto
-
1 fatia Queijo muçarela
-
1 colher para chá Manteiga
-
Uma pitada de Pimenta do reino
-
Uma pitada de Sal
Instruções
Estava procurando um adjetivo para descrever o mundo digital dos dias de hoje e não encontrei nenhum. Fantástico foi o melhor que eu consegui, mas mesmo este adjetivo tão forte não consegue traduzir por completo o que temos ao nosso alcance ao tocar uma tela, digitar em um teclado ou mesmo mover um mouse.
Quando falamos da melhor parte da internet, o enorme volume de informações disponíveis na rede só perde para as possibilidades de interação que ela proporciona. É justamente essa grande quantidade de informações e principalmente a velocidade com que ela é disseminada que me preocupa. Para minha geração o que passava no Jornal Nacional era verdade, independente do quão incrível fosse. Para as gerações mais novas, tudo o que está na internet é verdade e é aí que está o perigo! Por falar em Jornal Nacional, na última terça (08-09-2015) ele perdeu no IBOPE para o Master Chef Brasil da Bandeirantes!!! Impressionante como a culinária tomou conta do Brasil.
Você deve estar pensando que confundi os textos e que este nada tem a ver com a receita da Torrada Francesa, não é mesmo? Ledo engano (como ainda se falava na minha infância), essa receita de Torrada Francesa é um exemplo recente de como a internet pode deturpar as coisas. Explico o caso.
Durante anos (falo de centenas e não dezenas) a French Toast sempre foi uma torrada com ovo, ou melhor, passada no ovo. Receitas inglesas do século XV descrevem como aproveitar o “lost bread”, algo como “pães perdidos”, mergulhando-os em leite batido com ovo para que fiquem moles novamente e então fritando-os em gordura animal, banha no passado e manteiga nos dias de hoje. Não é sem motivo que a French Toast também é conhecida na Inglaterra como egg bread.
Há alguns anos começaram a surgir fotos e receitas na internet de uma torrada furada ao meio, preenchida com um ovo frito. Rapidamente ela começou a ser conhecida por aqui como Torrada Francesa. Apesar de não ser uma ideia nova, a velocidade atual das redes sociais (principalmente com a popularização das fotos) a espalhou por todo o Brasil em pouco tempo. Se buscarmos no google por imagens com o termo Torrada Francesa, veremos diversas fotos como a desta receita. Por outro lado, se buscarmos por French Toast, o que veremos serão fotos da tradicional Torrada Francesa, aquela embebida no ovo. Este fenômeno não acontece somente aqui, ao buscar por “egg bread” veremos que também na língua inglesa a torrada original perdeu lugar para a nova versão.
O que acontece é que os buscadores basicamente privilegiam as páginas/fotos mais populares e por isso a “nova torrada francesa” está tomando o lugar da tradicional. Qual o problema nisso? Estamos perdendo a referência de um prato tradicional, que inclusive deu origem a nossa rabanada. Eu mesmo cresci com a minha avó preparando essa torrada para os cafés da manhã e agora o meus filhos acham que Torrada Francesa é outra coisa!
De qualquer forma, essa “outra cosia” é muito criativa, bonita e gostosa. Desde que você saiba o que é uma Torrada Francesa tradicional (French Toast), não tem mal nenhum em variar e preparar de vez em quando uma:
Passos
1
Feito
|
|
2
Feito
|
|
3
Feito
|
|
4
Feito
|
|
5
Feito
|
|
6
Feito
|
Um comentário Esconder comentários
Nossa parece até coisa de restaurante francês, vou experimentar e depois volto aqui para contar!